Questões específicas de Educação Física - Preparação para concursos

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Mensagem por Diego Henrique (Didi) Qua 26 Jun 2019 - 7:47

Este tópico tem o intuito de ajudar na preparação para concursos de professores.

Primeiro estou refazendo e postando as provas dos últimos concursos que prestei, em seguida pretendo incluir questões das minhas próximas bancas. Para facilitar o estudo, o gabarito oficial só é revelado quando se clica em resposta. Algumas também estou incluindo ponderações, principalmente nos casos de dúvidas, erros, e/ou considerações de outros participantes do fórum.
lol!Fica a dica! Se você também está se preparando para um concurso, participe deste tópico! Inclua suas questões, comente outras... Assim efetivaremos uma verdadeira construção cooperativa de conhecimentos. Afinal, escrever para outras pessoas com intuito de ajudar ou explicar algo é um excelente método de aprendizagem.
Como este tópico é um ambiente de estudos, editarei essa primeira mensagem inúmeras vezes conforme contribuições e novos conhecimentos.

1● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Um grupo de reações metabólicas que ocorrem no interior celular ficou conhecido como mapa metabólico ou Ciclo de Krebs, por ter sido descrito pelo pesquisador alemão Hans Adolf Krebs (1900 - 1981). O conhecimento sobre essas reações é fundamental para o professor de Educação Física nas escolas, uma vez que as reações descritas no ciclo se relacionam com o movimento humano.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a finalidade das reações metabólicas que ocorrem no ciclo de Krebs em relação ao movimento humano e à Educação Física.

(A) Transformação do cálcio ingerido e seu aproveitamento na densidade óssea.
(B) Regulação do equilíbrio humano em movimento no vestíbulo.
(C) Redução da temperatura corporal por meio da sudorese.
(D) Produção de energia no interior das mitocôndrias.
(E) Percepção cinestésica do movimento nas articulações.

Resposta:

2● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Mariana é professora de Educação Física de uma escola estadual que atende à população de uma cidade que ficou famosa por ser onde nasceu Rodrigo, um atleta de ultramaratona. Rodrigo venceu uma famosa prova de ultramaratona do calendário internacional, percorrendo uma distância de quase 100 quilômetros com duração de cerca de 12 horas de corrida ininterrupta. Esse feito o transformou em herói para os moradores daquela região e aumentou o interesse dos alunos da escola pela modalidade que ele pratica. Por isso, Mariana precisou incluir a ultramaratona como um dos temas a serem ensinados em seu planejamento para o Ensino Médio. Ao ensinar sobre as necessidades energéticas para concluir uma prova de tão longa duração, a professora apresentou o conceito de predominância de substratos na produção de energia. Segundo esse conceito, a via metabólica utilizada na produção de energia depende da duração e da intensidade do exercício. Considerando as características da prova vencida por Rodrigo, Mariana ensinou corretamente que, para provas como essa, o tipo de substrato predominante na produção de energia é:

(A) Carboidrato.
(B) Gordura.
(C) Proteína.
(D) Vitaminas.
(E) ATP.

Resposta:

3● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Em Minas Gerais, o inverno é caracterizado pelo dia bastante ensolarado com altas temperaturas e umidade relativa do ar muito baixa, com esfriamento no período da noite. Considerando os turnos manhã e tarde e que as aulas de Educação Física são ministradas em locais descobertos, nos quais os alunos e as alunas recebem alta incidência de raios solares, a desidratação passa a ser um problema importante a ser gerenciado pelos professores e professoras da disciplina e ações como uso de boné e de protetor solar são indicadas.
Assinale o evento abaixo que NÃO está relacionado às reações fisiológicas do corpo humano frente ao exercício físico e à reposição de água no contexto descrito acima.

(A) O corpo terá maior dificuldade para realizar a termorregulação.
(B) A perda hídrica pela sudorese afetará o equilíbrio hídrico do organismo.
(C) Durante o exercício, a reposição de água afetará negativamente a homeostase.
(D) O desempenho esportivo será mais difícil nesse contexto do que em condições normais.
(E) Após o exercício, a ingestão de água colaborará com o equilíbrio homeostático do organismo.

Resposta:

4● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Para ensinar sobre uma determinada capacidade física aos alunos da segunda parte do Ensino Fundamental, o professor André utilizou o Voleibol como exemplo. Para isso, descreveu as ações da modalidade esportiva caracterizada por terem durações distintas. No alto rendimento, a execução de um gesto técnico dura frações de segundo. Um rally ou ponto, que é composto por uma série de gestos técnicos, dura cerca de 30 segundos. Um set, formado por um conjunto de pontos, por sua vez, dura cerca de 30 minutos. Por fim, a partida completa, formada por pelo menos 3 sets, dura perto de 2 horas. O professor explicou, em seguida, a importância desta capacidade física, pois permite que um atleta de Voleibol suporte a duração de uma partida completa, com seus gestos, pontos e sets, além de facilitar a sua recuperação para novos treinos e partidas.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a capacidade física ensinada por André aos seus alunos.

(A) Agilidade.
(B) Força.
(C) Resistência.
(D) Flexibilidade.
(E) Velocidade.

Resposta:

5● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Ao discutir com seus alunos do Ensino Médio sobre a importância da musculação, do desenvolvimento da força para a qualidade de vida, especialmente em relação à idade adulta e ao envelhecimento saudável, a professora de Educação Física Aline teve como objetivo que os estudantes construíssem uma autonomia para lidar com a realização de exercícios físicos, independentemente da supervisão de profissionais. Por isso, em uma aula, ela apresentou o conceito de carga e os seus componentes que interferem no desenvolvimento da força e devem ser levados em conta ao se programar exercícios físicos. Para a aula seguinte, Aline solicitou aos alunos que eram praticantes de musculação que trouxessem exemplos dos componentes da carga para discussão em sala. Uma das alunas trouxe seu programa de exercícios da academia que frequenta, no qual ela realiza o total de 40 repetições de um determinado exercício para as pernas.
Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta corretamente o componente da carga apresentado pela aluna.

(A) Volume.
(B) Intensidade.
(C) Frequência.
(D) Duração.
(E) Densidade.

Resposta:

6● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Robson, professor de Educação Física de uma grande cidade de Minas Gerais, observou uma mudança no estilo de vida das crianças atendidas pela escola em que trabalha. Nos últimos anos, ao caminhar pelas ruas da cidade, passou a não encontrar mais crianças correndo, brincando, jogando ou andando de bicicleta. Ao mesmo tempo, o professor percebeu uma maior dificuldade na aprendizagem dos movimentos que ensina nas aulas, ou seja, aquelas crianças estavam com um padrão de movimentos inferior ao que se espera para a idade.
Assinale a alternativa que NÃO representa corretamente uma possível explicação para o fenômeno vivenciado pelas crianças e presenciado pelo professor.

(A) Repertório motor empobrecido.
(B) Poucas experiências motoras na memória.
(C) Estilo de vida com poucos desafios motores.
(D) Especialização precoce da técnica esportiva.
(E) Dificuldades quanto à transferência na aprendizagem de novos movimentos.

Resposta:

7● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Ao ensinar os fundamentos técnicos do Basquetebol aos seus alunos e alunas do 6º ano do Ensino Fundamental, a professora Maria Clara optou por dividir os gestos em movimentos isolados, pequenas partes de cada técnica. Ela percebeu que seus estudantes conseguiam realizar cada movimento isolado com perfeição, mas que havia um problema, já que tinham muita dificuldade em juntar as partes para executar o gesto completo, com fluidez, naturalidade.
Tendo em vista o problema descrito, assinale a alternativa que apresenta corretamente a capacidade coordenativa que Maria Clara deveria desenvolver com seus alunos e alunas para que os gestos fossem realizados sem quebras, com ligações naturais e suaves entre cada movimento.

(A) Reação.
(B) Mudança.
(C) Equilíbrio.
(D) Diferenciação.
(E) Acoplamento.

Resposta:

8● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Alexandre é morador de uma cidade do interior e aluno de Ensino Médio de uma escola estadual em Minas Gerais. Em 2018, sua cidade participará do JIMI, Jogos do Interior de Minas. Para participar da equipe de Handebol, ele precisou passar por uma seletiva, na qual foi avaliado do ponto de vista motor para que os treinadores identificassem em que fase na aprendizagem da modalidade se encontrava. Os avaliadores verificaram baixa ocorrência de erros, alta eficiência energética e que era desnecessário prestar atenção na execução do próprio movimento, o que lhe dava liberdade para se ocupar de outros aspectos da modalidade, como a posição em quadra dos seus colegas de equipe e dos adversários.
Para os treinadores da equipe, os avaliadores informaram corretamente que Alexandre estava com os movimentos

(A) intermediários.
(B) iniciados.
(C) inexperientes.
(D) imaturos.
(E) automatizados.

Resposta:

9● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

O esporte é um fenômeno sociocultural dos mais importantes da modernidade e sua presença é muito marcante na sociedade brasileira, inclusive na cultura escolar. Por isso, as modalidades esportivas são conteúdos frequentes nas aulas de Educação Física e nos projetos desenvolvidos em diversas escolas. Uma das possibilidades que devem ser consideradas ao se planejar o ensino do esporte nas escolas é a dimensão motora, que apresenta o conceito de iniciação esportiva.
Sobre a iniciação esportiva para adolescentes entre 15 e 16 anos de idade, analise as afirmativas e as classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Nesta fase, os movimentos básicos se encontram em fase de refinamento e estabilização, permitindo a prática de atividades motoras mais complexas, como pequenos jogos e jogos pré-desportivos.
( ) Neste momento da aprendizagem esportiva, a ênfase deve ser na liberdade de experimentação de movimentos que estimulam o desenvolvimento, sem a preocupação de um padrão que estabeleça erros e acertos.
( ) As atividades devem ser planejadas para que os praticantes sejam capazes de manipular, locomover e imitar, para que possam estabilizar e refinar os movimentos que serão necessários ao esporte.
( ) Com a preocupação de que o adolescente pratique duas ou três modalidades esportivas, deve-se iniciar o aperfeiçoamento e a especialização das técnicas esportivas.

Considerando o ensino do esporte, segundo a proposta da Iniciação Esportiva Universal (IEU) para adolescentes entre 15 e 16 anos, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(A) V – F – F – V
(B) V – V – V – F
(C) F – F – V – V
(D) F – F – F – V
(E) F – V – V – F

Resposta:

10● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Uma das orientações metodológicas para facilitar a aprendizagem de modalidades esportivas para crianças e adolescentes é a adaptação da atividade que pode fazer ficar mais simples e fácil de ser realizada. A adaptação torna possível a realização da tarefa e permite o aumento progressivo da sua complexidade com o tempo. Assinale a alternativa que NÃO representa a utilização de uma adaptação que facilite a aprendizagem no ensino do esporte.

(A) O uso de uma tabela com a cesta mais baixa em um jogo de basquetebol.
(B) A redução do número de jogadores no futebol.
(C) A possibilidade de agarrar a bola no jogo de voleibol.
(D) A permissão de um toque da bola no chão para o jogo de voleibol.
(E) A inclusão de uma segunda bola em um jogo de basquetebol.

Resposta:

11● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

A preocupação das elites brasileiras com o desenvolvimento de uma nova sociedade entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras décadas do século XX se revelou na descrença com o Império e na relação com tudo que podia ser atribuído a ele como fracasso e atraso. Por isso, esse momento é marcado pelo movimento republicano liberal, pela luta contra a escravidão dos negros, pelo estabelecimento de um sistema escolar para o país. O início da industrialização é responsável pelo deslocamento de um enorme contingente de pessoas do campo para as cidades e essa urbanização da sociedade cria sérios problemas ligados ao baixo nível de saneamento básico, à precariedade das moradias e à falta de preparo dessas pessoas em relação à profilaxia de doenças e questões ligadas à saúde. Nesse período, especialmente entre as décadas de 1880 e 1920, a Educação Física já se fazia presente nas escolas brasileiras.
Tendo em vista essa descrição, assinale a alternativa que caracteriza corretamente a Educação Física brasileira nesse período.

(A) Desenvolvimentista, ministrada por professores formados no Ensino Superior, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento motor da população.
(B) Higienista, ministrada por médicos, com o objetivo de construir corpos saudáveis, para que as pessoas resistissem às doenças e estivessem aptas ao trabalho.
(C) Cidadã, ministrada por professores formados no Ensino Superior, com o objetivo de desenvolver a consciência sobre direitos e deveres que sustentam a cidadania.
(D) Militarista, ministrada por militares, com o objetivo de construir uma população que aderisse ao conceito de civismo, de defesa da pátria.
(E) Tecnicista, ministrada por professores formados no Ensino Superior, com o objetivo de preparar os corpos tecnicamente aptos para o trabalho na indústria.

Resposta:

12● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

O movimento pela redemocratização do país, na primeira metade da década de 1980, que culminou com o fim do regime militar, a volta das eleições diretas para presidência da república e a elaboração de uma nova Constituição Federal (CF) encheu de esperança os brasileiros. A nova CF de 1988 estabeleceu a educação como um direito social e conduziu os esforços legislativos para a elaboração de uma nova lei sobre a educação que regulasse a oferta desse direito a todos os brasileiros. Assim, a Lei 9.394, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), foi aprovada em 1996. No que diz respeito à Educação Física, as discussões promovidas pelos movimentos renovadores da década de 1980 marcaram a elaboração da legislação e levaram a uma nova compreensão que ficou registrada no texto da LDBEN.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa nova compreensão de Educação Física determinada pela LDBEN de 1996.

(A) Psicologia do esporte.
(B) Iniciação Esportiva.
(C) Atividade física.
(D) Área de conhecimento.
(E) Área da saúde.

Resposta:

13● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Sobre a Educação Física brasileira entre o fim da II Guerra Mundial e a década de 1980, analise as afirmativas a seguir e as classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) As disputas geopolíticas internacionais ganharam dois novos elementos. Com as bombas atômicas e a divisão entre os blocos capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e comunista, liderado pela União Soviética, o temor por uma guerra nuclear com potencial de destruição global do planeta levou as disputas para o campo esportivo. Por isso, muitos países organizaram sistemas esportivos para formarem atletas que os representassem nas competições internacionais, como os Jogos Olímpicos. Este foi o caso do Brasil, que passou às escolas a obrigação de produzir atletas por meio das aulas de Educação Física, que foram transformadas em treinamento, ministradas por professores que exerciam o papel de treinadores.
( ) Este momento histórico transformou a Educação Física brasileira de maneira bastante significativa. Antes, o esporte não era o principal conteúdo que a área ensinava nas escolas. Sua presença era reservada, principalmente, aos momentos de tempo livre, como o recreio. A ginástica era hegemônica e tratada até como sinônimo de Educação Física. Ensinavam-se os métodos ginásticos que foram substituídos pelas modalidades esportivas de maneira tão intensa que se passou a falar da esportivização das aulas, da hegemonia esportiva ou mesmo da monocultura do esporte na escola.
( ) Pedagogicamente, a presença praticamente exclusiva do esporte como conteúdo das aulas, a utilização da lógica do rendimento ou performance como valor fundamental para o desenvolvimento do ensino e, principalmente, a seletividade como estratégia para encontrar e preparar atletas entre os estudantes foram responsáveis pela exclusão das aulas de muitos alunos e alunas que não gostavam de esporte, tinham dificuldade em aprender as técnicas ou não tinham aptidão física adequada para as modalidades ensinadas ou treinadas nas escolas.
( ) Os clubes esportivos brasileiros surgem nesse momento, com a ideia de dar seguimento à
preparação esportiva dos atletas que se formavam nas escolas e não tinham mais um local adequado para continuar os treinamentos e competições. A esportivização da Educação Física nas escolas entre as décadas de 1940 e 1980, portanto, foi fundamental para que, nas grandes cidades, se organizassem os clubes que passaram a ter papel fundamental para o desenvolvimento esportivo do país. O caso de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é bastante significativo, com a fundação Atlético, América, Cruzeiro e Minas Tênis Clube a partir desse período

Considerando a história da Educação Física brasileira, especialmente o período entre as décadas de 1940 e 1980, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(A) V – V – V – F
(B) V – F – V – F
(C) V – V – V – V
(D) F – V – V – F

Resposta:

14● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Entre as décadas de 1970 e 1980, vários professores de Educação Física brasileiros iniciaram suas trajetórias na pós-graduação, principalmente no exterior. Muitos deles fizeram seus cursos de mestrado e doutorado em programas de ciências sociais e humanas. Isso foi definitivo para que surgissem movimentos de crítica ao paradigma conhecido como aptidão física, hegemônico até aquele momento. Esse momento de crítica ficou conhecido como movimento renovador da Educação Física brasileira e resultou no surgimento de novas concepções para a área no país, especialmente para o contexto escolar.
Sobre essas concepções, assinale a afirmativa INCORRETA.

(A) A concepção crítico-emancipatória é apresentada a partir de uma abordagem dialógica, ou seja, o movimento humano compreendido como uma forma de comunicação com o mundo.
(B) A concepção das aulas abertas à experiência parte do princípio de que uma abordagem fechada limita a participação dos alunos nas decisões sobre o ensino e dificulta a formação de sujeitos autônomos e críticos.
(C) O movimento humano, tanto a sua qualidade como as melhores formas de ensiná-lo, é o objeto de estudo da concepção culturalista que apresenta manuais para o ensino de diferentes jogos e modalidades esportivas.
(D) O tratamento da cultura corporal a partir de uma abordagem histórico-crítica caracteriza a concepção crítico-superadora, que tinha como finalidade a compreensão do conhecimento em seus movimentos contraditórios.
(E) A utilização do movimento humano como possibilidade de desenvolver habilidades que auxiliem no trabalho de professores de outras áreas presentes na escola ficou conhecida como concepção psicomotora.

Resposta:

15● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Sobre o objetivo de ensino da Educação Física nas escolas de educação básica, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1997, NÃO é correto afirmar:

(A) A disciplina deve desenvolver a capacidade de utilização da cultura corporal como instrumento de comunicação, lazer e saúde.
(B) A disciplina tem a tarefa de garantir o acesso dos alunos e das alunas às práticas da cultura corporal de movimento.
(C) O ensino da cultura corporal deve tratar dos benefícios e das possibilidades da área no auxílio da aprendizagem do conteúdo de outras disciplinas escolares.
(D) O ensino da disciplina deve levar à compreensão dos benefícios e das possibilidades da vivência de esportes, jogos, danças, lutas e ginásticas.
(E) Ao passar pela Educação Física em sua trajetória escolar, as pessoas devem desenvolver um estilo pessoal de realizar as práticas da cultura corporal.

Resposta:

16● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), assinale a afirmativa INCORRETA.

(A) A LDBEN de 1996 reforçou a necessidade de propiciar a todos os brasileiros uma formação básica comum, o que pressupôs a formulação de um conjunto de diretrizes capaz de nortear os currículos e os conteúdos mínimos a serem ensinados nas escolas. Os PCN foram a resposta da União à responsabilidade atribuída a ela pela própria LDBEN e que deveria ser complementada por Estados e Municípios.
(B) A natureza do Estado brasileiro e a diversidade de sua sociedade impôs aos PCN uma estrutura de quatro níveis para a sua efetivação. Os níveis não são etapas, mas amplitudes distintas de responsabilidade que devem ser cumpridas com autonomia, mas com integração. O primeiro nível diz respeito aos PCN, o segundo aos Estados e Municípios, o terceiro a cada unidade escolar e o quarto à sala de aula.
(C) De caráter obrigatório, fechado e homogêneo, os PCN se constituem como um modelo de currículo comum a ser ensinado em todas as escolas do país, sejam privadas, públicas federais, estaduais e municipais, servindo como o guia a ser seguido pelos professores e professoras no ensino das disciplinas escolares, de maneira que todos os estudantes do país aprendam os mesmos conteúdos, com a mesma abordagem pedagógica, ao mesmo tempo, em cada série.
(D) Os PCN foram desenvolvidos em continuidade ao processo de estabelecimento da educação básica como direito de todos, conforme determinou a Constituição Federal de 1988, o compromisso brasileiro com a Conferência Mundial de Educação para Todos, de 1990, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996, e o Plano Decenal de Educação de 1993 a 2003.
(E) Apesar da importância da sua proposição do ponto de vista curricular, os PCN não se colocaram como resposta a todos os problemas que envolvem a educação básica brasileira, pois são variados e de naturezas distintas, como a formação inicial e continuada de professores, as condições de trabalho nas escolas, a remuneração, a diversidade étnica, cultural e religiosa da população, além do material didático e das tecnologias.

Resposta:

17● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Sobre o ensino da Educação Física e a responsabilidade das escolas e da comunidade escolar, tendo em vista a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996, e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1997, analise as afirmativas a seguir.

I. Cada escola, considerando a autonomia determinada pela LDBEN, deve integrar a Educação Física à sua proposta pedagógica. Assim, escola e professores são responsáveis pela adaptação do ensino da disciplina à sua realidade, a fim de garantir o acesso dos alunos e das alunas aos conhecimentos definidos pelos PCN.
II. As escolas, a comunidade de pais e alunos, bem como os professores, devem assumir a responsabilidade pela integração da Educação Física à proposta pedagógica. Se a autonomia garantida pela LDBEN não for bem utilizada, poderá descaracterizar o ensino da disciplina, levando-o a se tornar uma simples atividade técnica ou recreativa, desprovida de função no processo educativo pleno.

É CORRETO afirmar que:

(A) I é uma proposição verdadeira e II é uma proposição falsa.
(B) I é uma proposição falsa e II é uma proposição verdadeira.
(C) I e II são proposições verdadeiras e I é consequência de II.
(D) I e II são proposições verdadeiras e I é causa de II.
(E) I e II são proposições falsas.

Resposta:

18● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1997, o ensino da Educação Física na escola deve se preocupar com a formação do cidadão que será responsável pela produção, reprodução e transformação da cultura corporal de movimentos na sociedade. Tendo em vista essa afirmação, a professora Isabela propôs aos seus estudantes do ensino médio uma prática de futsal na qual alunos e alunas deveriam construir coletivamente o regulamento para um evento da modalidade em que todos deveriam participar e cuja vitória não estava centrada apenas em ganhar do adversário, mas na participação, no prazer e no significado do evento para todos. Dessa maneira, o evento ocorreu com a participação conjunta de meninos e meninas nos diferentes papéis que poderiam ser representados em uma partida de futsal. Todas as equipes se enfrentaram, todos os alunos jogaram, todos ganharam e perderam, e todos exerceram papéis de comissão técnica, arbitragem, dirigentes, torcedores, pais de atletas. Para avaliar o significado da prática, Isabela realizou rodas de conversa, identificou pontos positivos e negativos e finalizou com uma mesa-redonda, como as realizadas pelas redes de televisão, com representantes das equipes para discussão dos diferentes pontos de vista. Considerando a prática desenvolvida pela professora Isabela relativa à relação entre Educação Física e cidadania, tendo em vista as orientações dos PCN, assinale a afirmativa CORRETA.

(A) Competir é, por natureza, a maneira mais democrática de ensinar esporte, uma vez que, na sociedade, cada um deverá se destacar em alguma atividade.
(B) Relacionar teoria e prática é uma das formas que a Educação Física tem para afirmar o direito de todos de acesso e de participação.
(C) Romper com o histórico centrado no desempenho físico e técnico significa fortalecer a seletividade entre alunos aptos e inaptos.
(D) Dar oportunidade para os que não são bons tecnicamente terem papéis de árbitro ou de torcedores no lugar de jogar é uma estratégia eficaz de inclusão.
(E) Tomar o princípio da inclusão e o direito de todos de acesso e de participação evidencia o tratamento de alunos e alunas como uma totalidade homogênea.

Resposta:

19● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

A análise dos vários modelos de sequência de desenvolvimento motor é importante por fornecer subsídios ao professor de Educação Física para a estruturação de programas de atividade motora, além de servir de base para a formulação de teorias a respeito do processo de desenvolvimento motor. Observando as mudanças no eixo temporal da vida de uma pessoa, identifica-se uma ordem e coerência no conjunto de mudanças, logo seu desenvolvimento motor apresenta, dessa forma, uma sequência.

A sequência de desenvolvimento é

A) variável em sua progressão, mas invariável em sua ordem.
B) invariável em sua progressão, mas variável em sua ordem.
C) variável em sua progressão e em sua ordem.
D) invariável em sua progressão e em sua ordem.

Resposta:

20● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

As crianças são capazes de explorar os potenciais motores do corpo à medida que se movimentam no espaço. Assim, ampliam o controle sobre seus músculos e seu repertório na precisão das habilidades com seu corpo em relação aos colegas e aos objetos, desenvolvendo movimentos manipulativos. Essas habilidades locomotoras, manipulativas e estabilizadoras são desenvolvidas e refinadas pelo uso da estrutura de movimento.
A linguagem de movimento é constituída por quatro componentes de conscientização. A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando cada tipo de consciência àquilo a que se refere.
COLUNA I
1. Consciência corporal
2. Consciência espacial
3. Consciência de esforço
4. Consciência de relação
COLUNA II
( ) Refere-se ao conhecimento de onde o corpo pode se movimentar.
( ) Refere-se a saber como o corpo pode se mover.
( ) Refere-se ao senso de com quem e com o que o corpo pode se mover.
( ) Refere-se ao discernimento do que o corpo pode fazer.

Assinale a sequência correta.

A) 1 2 3 4
B) 2 3 4 1
C) 3 4 1 2
D) 4 1 2 3

Resposta:

21● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, a unidade temática Brincadeiras e Jogos tem valor em si e precisa ser organizada para ser estudada, pois explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente, bem como pela apreciação do ato de brincar em si.

Na BNCC, a habilidade “experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários” deve ser desenvolvida com os alunos de

A) 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
B) 6º e 7º anos do Ensino Fundamental Anos Finais.
C) 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Anos Finais.
D) 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

Resposta:

22● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, as práticas corporais na escola devem ser reconstruídas com base em sua função social e suas possibilidades materiais. Em princípio, todas as práticas corporais podem ser objeto do trabalho pedagógico em qualquer etapa e modalidade de ensino.

Analise as seguintes afirmativas referentes à organização das unidades temáticas da disciplina Educação Física na BNCC e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) As unidades temáticas de Brincadeiras e Jogos e Danças estão organizadas em objetos de conhecimento conforme a ocorrência social dessas práticas corporais, das esferas sociais mais familiares (localidade e região) às menos familiares (nacional e mundial).
( ) Na unidade temática Esportes, a abordagem recai sobre a sua tipologia (modelo de classificação).
( ) Na unidade temática Lutas, a organização dos objetos de conhecimento se dá com base na diversidade dessas práticas e nas suas características.
( ) A unidade temática Práticas Corporais de Aventura se estrutura nas vertentes urbana e na natureza.

Assinale a sequência correta.

A) F V V V
B) V F V V
C) V V F V
D) V V V F

Resposta:

23● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

O sistema cardiovascular disponibiliza oxigênio e nutrientes para os diversos órgãos, remove dióxido de carbono, transporta hormônios das glândulas endócrinas para os receptores-alvo e participa da manutenção da temperatura corporal e do equilíbrio ácido básico.

Com relação ao sistema cardiovascular humano, assinale a alternativa correta.

A) Diferentemente de como ocorre com a frequência cardíaca, o volume de ejeção ou volume sistólico não se modifica durante o exercício, permitindo que o coração trabalhe de forma mais eficiente.
B) Durante a prática de uma corrida, o volume de sangue venoso que retorna ao coração e a distensibilidade ventricular influência na capacidade de esvaziamento do ventrículo, determinando a força com a qual o sangue é ejetado.
C) Durante uma caminhada, a contratilidade ventricular e a pressão nas artérias aorta e pulmonar determinam a capacidade de enchimento do ventrículo.
D) Durante o exercício físico, o volume sistólico aumenta para valores superiores aos de repouso. Esse aumento do volume de ejeção durante o esforço ocorre de maneira paralela ao aumento na intensidade do exercício.

Resposta:

24● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

O exercício é um estímulo que provoca desequilíbrios no sistema respiratório, levando em consideração sua intensidade, duração e volume. O consumo máximo de oxigênio, representado pela sigla VO2 max, é um parâmetro de avaliação da potência aeróbia máxima, correspondente à taxa máxima de captação, transporte e utilização de O2 pelo organismo.

Analise as afirmativas a seguir relacionadas ao consumo máximo de oxigênio durante o exercício.

I. A determinação do VO2 max pode ser realizada por meio de métodos diretos, pela análise dos gases expirados enquanto o indivíduo realiza esforço incremental – normalmente prolongado até a exaustão voluntária – ou pela interrupção do teste.
II. De forma geral, o VO2 max é 25% superior nos homens em comparação com as mulheres, em função da composição corporal ou da massa muscular total.
III. Após a fase adulta, principalmente nas pessoas não treinadas, ocorre uma forte tendência de declínio da variável VO2 max com a idade e, principalmente, com a inatividade.

Estão corretas as afirmativas

A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e III.

Resposta:

25● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

A fisiologia do exercício é o conjunto de transformações que tem início na conversão e na liberação de energia para a realização das atividades musculares, que resultam na contração muscular e nas mudanças nos mecanismos reguladores dos órgãos e tecidos, visando a garantir a manutenção da capacidade vital do organismo humano.

Com relação às fontes de energia para o exercício, assinale a alternativa incorreta.

A) As fontes de energia dos alimentos ingeridos encontram-se sob a forma de carboidratos, gorduras e proteínas, que são armazenadas no organismo em estoques necessários para utilização, renovação e transformação da energia química em energia mecânica.
B) A adenosina trifosfato, conhecida como ATP, é uma molécula de alta energia produzida pelo organismo, presente em todas as células, que consiste em uma molécula de adenosina (adenina) unida a uma molécula de nucleosídeo (ribose) e a três radicais fosfatos (composto de fósforo unido a oxigênios).
C) Quase toda a energia liberada pela hidrólise do ATP é utilizada na contração muscular. Uma grande parte dessa energia é utilizada no deslizamento dos miofilamentos, que resulta na contração muscular responsável pelos movimentos. A outra menor parte da energia pela hidrólise do ATP se dissipa na forma de calor.
D) Os carboidratos são a principal fonte de energia extraída dos alimentos, mas parte da ingestão dos carboidratos, quando o corpo se encontra em repouso, é convertida diretamente em moléculas de glicogênio, que são armazenadas no fígado e nos músculos para sua conversão em moléculas de energia utilizável.

Resposta:

26● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

O professor de Educação Física deve apresentar conhecimento do sistema muscular humano, empenhando-se para desenvolver um entendimento das enfermidades que o acometem, identificando os músculos principais, suas inserções, inervação, funções e papel na movimentação corpórea, sempre correlacionando a teoria com a prática.

Qual é o músculo que tem origem na região anterior do úmero (faces medial e lateral) e septo intermuscular adjacente, com inserção na tuberosidade da ulna, inervado pelo nervo musculocutâneo e com função de flexionar o antebraço na articulação do cotovelo (poderoso flexor)?

A) Músculo sartório.
B) Músculo braquial.
C) Músculo redondo maior.
D) Músculo piriforme.

Resposta:

27● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

A maioria dos autores, ao planificar a iniciação esportiva, divide o período todo em fases que seguem um aumento no nível de complexidade e exigências. A divisão dessas fases utiliza critérios que abrangem o desenvolvimento motor, cognitivo e levam em consideração a bagagem cultural e a escolha de cada aluno, caracterizando-se pelo objetivo educacional, de formação integral do ser humano.

A fase de orientação, que vai dos 12 aos 14 anos de idade, apresenta como característica marcante

A) fazer os alunos entenderem que existem gestos técnicos e maneiras corretas de execução do movimento, trabalhando uma maior complexidade de regras e sistemas de jogos para estimular, em um nível mais aprofundado, a criatividade e a solução de problemas.
B) o desejo de que o aluno vivencie duas ou três modalidades esportivas diferentes, porém que seja optado por modalidades complementares em um sentido psicomotor, e não concorrentes entre si, iniciando o aperfeiçoamento e a especialização de técnicas específicas para cada modalidade esportiva.
C) o início de um árduo processo de estabilização das capacidades psíquicas, momento de preparação para o alto rendimento, aumentando de maneira significativa a participação em competições e a experiência mais próxima com a vitória / derrota e a pressão do jogar.
D) a ideia de que o trabalho com crianças não pode ser meramente empírico, e as atividades precisam ser voltadas ao público-alvo com muita ludicidade e muita motivação. Não é o momento da introdução do gesto técnico e sim do estímulo do desenvolvimento da imagem corporal, da bagagem coordenativa, da percepção sensorial.

Resposta:

28● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

O ato de ensinar transcende a simples transmissão de conhecimento. Ao propor um programa de ensino-aprendizagem esportivo, o professor planeja e planifica os métodos, as fases e os objetivos de cada etapa. Porém, ao lidar com crianças, defronta-se com o desenvolvimento do ser.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.

I. O ideal da iniciação esportiva, seja ela multi ou unidisciplinar, estando ou não em um ambiente de educação formal, é que ela desenvolva nas crianças características que lhe permitam interiorizar e gostar do esporte,
PORQUE
II. as crianças não são, na sua natureza, generalistas: elas são especialistas. Se, futuramente, o aluno quiser seguir uma carreira esportiva de forma profissional, então este tem que ter recebido uma bagagem física e psicológica que o sustente nessa vontade.

A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.

A) As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B) As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C) A afirmativa I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A afirmativa I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira

Resposta:

29● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

A diversidade cultural que caracteriza o Brasil tem na dança uma de suas expressões mais significativas, constituindo um amplo leque de possibilidades de aprendizagem. Toda cultura tem algum tipo de manifestação rítmica e expressiva, e o Brasil é um país riquíssimo em manifestações.

Analise as seguintes afirmativas sobre o ensino do conteúdo dança na escola, como habilidade expressiva e comunicativa, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A Educação Física deve desenvolver obrigatoriamente no decorrer do Ensino Fundamental a dança recreativa e lúdica, as danças urbanas, as danças de salão, as danças folclórica, moderna e contemporânea, além de danças de matriz indígena e africana.
( ) Os aspectos histórico-sociais das danças, a construção de movimento expressivo e rítmico, as danças populares, as manifestações e os desenhos coreográficos constituem temas a serem desenvolvidos pelos professores nas aulas de atividades rítmicas e expressivas.
( ) É fundamental a utilização de estratégias pluridimensionais no ensino da dança, que estabeleçam relações entre as demais disciplinas, permitindo ao aluno desenvolver sua personalidade por meio de seus conhecimentos, de suas habilidades, de seus comportamentos e da própria consciência corporal das suas individualidades e limitações.

Assinale a sequência correta.

A) V V V
B) F V F
C) F F V
D) V F F

Resposta:

30● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

O basquetebol é uma modalidade esportiva em que dois times jogam num período de 40 minutos e precisam fazer o maior número possível de arremessos de bolas nas cestas do time adversário.

Com relação às regras do basquetebol, assinale a alternativa correta.

A) O jogo é iniciado quando uma ou duas equipes estiverem na quadra de jogo com 4 ou 5 jogadores prontos para jogar.
B) O primeiro período de jogo inicia-se quando a bola deixa a(s) mão(s) do árbitro principal no lançamento da bola ao alto. Todos os outros períodos começam quando a bola estiver à disposição do jogador que realizará a reposição lateral.
C) Se o placar do jogo estiver empatado ou com apenas um ponto de diferença ao final do quarto período, o jogo continuará com quantos períodos extras de 5 minutos forem necessários até que uma equipe fique com dois pontos de diferença em relação ao adversário.
D) A substituição de jogadores durante uma partida ocorre com a bola em jogo, após comunicação do técnico à mesa de controle e autorização do árbitro, para ambas as equipes, não sendo necessário que o cronômetro de jogo esteja parado.

Resposta:

31● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

Popularmente conhecido como futebol de salão, o futsal está entre os esportes preferidos dos alunos, justamente por ter características muito semelhantes ao futebol. O Brasil tem hoje uma das seleções de futsal mais técnica e tática da atualidade e já foi várias vezes campeão da Copa do Mundo de Futsal da FIFA.

Com relação às regras do futsal, assinale a alternativa incorreta.

A) Será concedido um tiro penal sempre que um jogador cometer uma falta para tiro livre direto, dentro de sua própria área penal, independentemente de onde se encontrava a bola, estando ela em jogo.
B) Será concedido um tiro livre indireto em favor da equipe adversária quando o goleiro controlar a bola com as mãos dentro de sua área penal ou ficar de posse em sua meia quadra de jogo por mais de quatro segundos.
C) O árbitro marcará impedimento no futsal quando qualquer parte da cabeça, corpo ou pés do atacante estiver mais próxima da linha de meta adversária do que a bola ou o último adversário.
D) Se o jogador, ao cobrar um tiro de canto, tiro lateral, tiro livre direto ou indireto, retardar ela para sua própria meta e a bola penetrar diretamente, o gol não será válido, será tiro de canto. Se tocar em qualquer jogador, inclusive no goleiro, o gol será válido.

Resposta:

32● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

O handebol pode ser jogado de três maneiras: indoor, o mais praticado no Brasil; outdoor (ou de campo); e o de praia (beach handball). O esporte disputado em uma quadra ou ginásio é o único considerado como modalidade olímpica. No outdoor, praticado em campos ao ar livre, são onze jogadores de cada lado. Já as equipes do handebol de praia jogam com apenas quatro atletas, entre eles o goleiro.

Com relação às regras do handebol indoor, assinale a alternativa incorreta.

A) Uma equipe consiste de 14 jogadores. Não mais do que 7 jogadores podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo. Os demais jogadores são substitutos.
B) Os reservas podem entrar na quadra a qualquer momento e repetidamente, sem notificar o árbitro, desde que os jogadores que eles substituirão já tenham deixado a quadra. Os jogadores envolvidos na substituição devem sempre sair e entrar na quadra por meio da sua própria zona de substituição.
C) Ao goleiro é permitido sair da área de gol sem a bola e participar da partida na área de jogo. Enquanto fizer isto, o goleiro se sujeita às mesmas regras aplicadas aos jogadores de linha.
D) Um tiro lateral é concedido quando a bola tiver cruzado completamente a linha lateral para o lado de fora. O executante deve permanecer com os dois pés fora da linha lateral e continuar na posição correta até que a bola tenha saído de sua mão.

Resposta:

33● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

O voleibol é um esporte jogado por pontos, e não por tempo. Os jogadores devem usar as mãos e os braços para tocar a bola, sendo permitido utilizar qualquer parte do corpo como recurso. Ganha o jogo a equipe que vencer três sets dos cinco possíveis.

Com relação às regras do voleibol, assinale a alternativa correta.

A) O primeiro saque de cada set, inclusive do set decisivo (o 5º set), é executado pela equipe determinada no sorteio. Saque é o ato de colocar a bola em jogo, executado pelo jogador de trás à direita, posicionado na zona de saque.
B) Ao bloquear, o jogador não pode colocar suas mãos e braços além da rede, pois sua ação não pode interferir na jogada do adversário. Cada equipe deve respeitar seu campo de atuação.
C) A regra do jogo permite bloquear o saque adversário, bem como o bloqueio de um ataque após duas ou três trocas de passes. Bloquear é a ação dos jogadores próximos à rede para interceptar a bola vinda do adversário.
D) Quando dois jogadores da mesma equipe tocam a bola simultaneamente, serão contados dois toques (exceto no bloqueio). Se eles tentam atingir a bola, mas somente um a toca, um toque é contado. Uma colisão entre jogadores da mesma equipe não caracteriza falta.

Resposta:

34● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

O ensino escolar da unidade temática lutas focaliza as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário.

Analise as afirmativas a seguir relativas ao ensino da unidade temática lutas no Ensino Fundamental.

I. Inserir esse conteúdo nas aulas não significa endossar a prática de comportamentos violentos, nem mesmo afirmar que o professor precisa ser especialista em alguma modalidade de luta para abordá-la na escola.
II. Os métodos que orientam o ensino das lutas revelam-se pelo seu alto teor militarista e disciplinador, a fim de manter o respeito às tradições, e por um modelo de ensino tecnicista, pautado na repetição e reprodução do gesto conforme um padrão.
III. Uma das formas de tomar contato e (re)significá-la na escola pode partir da análise dos aspectos históricos, culturais, sociais etc., que moldaram sua criação e, posteriormente, compreender os diferentes significados e sentidos para seus praticantes.

Estão corretas as afirmativas

A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e III.

Resposta:

35● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

As atividades que privilegiam os aspectos cooperativos são importantes por contribuírem para a formação de pessoas conscientes de sua responsabilidade social, pois trabalham respeito, fraternidade e solidariedade de forma lúdica e altamente compensatória, levando o praticante a perceber a interdependência entre todos os componentes.

Analise as informações do quadro a seguir.

COLUNA 01COLUNA 02COLUNA 03COLUNA 04
Visão de que “tem para
todos”
Visão de que “só tem para
um”
Visão de que “só tem para
meu time”
Visão de “união,
coletividade”
Objetivos comunsObjetivos exclusivosObjetivos variadosObjetivos diferentes
Ganhar COM o outroGanhar DO outroGanhar individualmenteGanhar coletivamente
Jogar COMJogar CONTRAJogar A FAVORJogar POR JOGAR
Confiança mútuaDesconfiança, suspeitaCredibilidadeEstratégia
DescontraçãoTensãoLudicidadePrazer
SolidariedadeRivalidadeCamaradagemAntagonismo
A vitória é compartilhadaA vitória é somente para algunsA vitória é coletivaA vitória é de todos

A coluna que caracteriza todos os aspectos de um jogo cooperativo é a

A) 1.
B) 2.
C) 3.
D) 4.

Resposta:

36● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

A coluna vertebral, também chamada de espinha dorsal, estende-se do crânio até a pelve. Ela é responsável por dois quintos do peso corporal total e é composta por tecido conjuntivo e uma série de ossos, chamados vértebras, os quais estão sobrepostos em forma de uma coluna.

Com relação às regiões da coluna vertebral, assinale a alternativa incorreta.

A) Região cervical: é formada por sete vértebras cervicais e é a parte de maior mobilidade da coluna vertebral. A coluna cervical estende-se da vértebra CI até CVII.
B) Região torácica: é formada por doze vértebras. Cada vértebra se articula com um par de costelas. Estende da vértebra TI até TXII. No início da coluna torácica, as vértebras apresentam um corpo em forma de coração.
C) Região lombar: é formada por cinco vértebras e é nessa região que se concentra todo o peso do tronco, por isso as vértebras são mais robustas e maiores. Estende-se de LI até LV.
D) Região sacral: é formada por três vértebras, que também se fundem com a idade, formando o cóccix, um osso único, mediano, pequeno e triangular. Estende-se da vértebra SI até SIII.

Resposta:

37● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

O atletismo conta a história esportiva do homem no planeta. É chamado de esporte-base porque sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano: correr, saltar, lançar. Não por acaso, a primeira competição esportiva de que se tem notícia foi uma corrida, nos Jogos de 776 a.C., na cidade de Olímpia, na Grécia.

Com relação ao atletismo, assinale a alternativa correta.

A) As corridas de fundo, classificadas segundo sua extensão, são as corridas de 3 000 m, 5 000 m, 10 000 m rasos e maratona é a prova caracterizada pela distância de 42 195 m.
B) As provas de pista são as corridas realizadas em pista de atletismo com ou sem obstáculos: 100 m, 200 m, 400 m, 800 m, 1 500 m, 2 000 m, 3 000 m, 5 000 m e 10 000 m.
C) As corridas classificadas como balizadas são todas as corridas realizadas em raias marcadas do início ao fim: 100 m, 200 m, 400 m, 800 m, 1 500 m, 3 000 m e 5 000 m, revezamento 4 x 100 m rasos, 100 m, 110 m e 400 m, sobre barreiras.
D) As corridas rasas, classificadas quanto ao desenvolvimento, são todas as corridas realizadas em pista de atletismo, com e sem obstáculos artificiais colocados na pista.

Resposta:

38● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

Atualmente, em oposição às vertentes mais tecnicistas, esportivistas e biologistas, inspiradas no novo momento histórico social pelo qual passou o país, coexistem na área da Educação Física várias concepções, tendo em comum a tentativa de romper com o modelo mecanicista e conteudista da Educação Física.

Nesse contexto, a abordagem desenvolvimentista

A) defende a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física, propugnando a especificidade do seu objeto. A habilidade motora é um dos conceitos mais importantes dentro dessa abordagem, pois é por meio dela que os seres humanos se adaptam aos problemas do cotidiano, resolvendo problemas motores.
B) as caracteriza-se pela busca do desempenho máximo, de padrões de comportamento sem considerar as diferenças individuais, sem levar em conta as experiências vividas pelos alunos, com o objetivo de selecionar os mais habilidosos para competições e esporte de alto nível.
C) propõe que se considere a relevância social dos conteúdos, sua contemporaneidade e sua adequação às características sociocognitivas dos alunos. Enquanto organização do currículo, ressalta que é preciso fazer com que o aluno confronte os conhecimentos do senso comum com o conhecimento científico, para ampliar o seu acervo de aprendizado.
D) preocupa-se em garantir a especificidade, na medida em que considera o binômio corpo / movimento como meio e fim da Educação Física escolar. O alcance da especificidade se dá por meio da finalidade da Educação Física na escola, que é de formar o cidadão que irá usufruir, partilhar, produzir, reproduzir e transformar as formas culturais da atividade física (o jogo, o esporte, a dança, a ginástica).

Resposta:

39● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

Todos os saltos consistem num movimento cíclico (a corrida) e num movimento acíclico (o salto propriamente dito), e distinguem-se essencialmente pelas características da trajetória aérea. Dessa forma, os saltos visam a alcançar uma altura ou cair a uma máxima distância.

No salto em distância, pode-se observar essas quatro fases:

A) Corrida de aproximação / Impulsão / Voo / Queda
B) Concentração para a corrida / Impulsão / Elevação / Transposição com queda
C) Empunhadura / Encaixe / Impulsão com pêndulo / Giro com queda
D) Concentração para a corrida / 3 passos após a marca / Elevação com voo / Queda

Resposta:

Exclamation Por ter ultrapassado o limite autorizado de largura da mensagem, continuarei abaixo como resposta a esse tópico.
Diego Henrique (Didi)
Diego Henrique (Didi)
Docente

Nível de Escolaridade Nível de Escolaridade : Ensino Superior (Completo)
Estado : Minas Gerais
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco : Áries
Horóscopo Chinês : Gato
Data de Inscrição : 09/04/2018
Pontos de Participação : 174
Pontos de Avaliação : 53
Mensagens : 49

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Questões específicas de Educação Física - Preparação para concursos Empty [Continuação] Questões específicas de Educação Física - Preparação para concursos

Mensagem por Diego Henrique (Didi) Sáb 25 Abr 2020 - 6:29

40● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

A inclusão de crianças com necessidades especiais nas aulas de Educação Física escolar é um desafio a ser vencido pela escola e sociedade, uma vez que objetiva a educação para todos, além de estimular a convivência dessas crianças com outros alunos.

Analise as seguintes afirmativas sobre educação física e portadores de necessidades especiais, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A Educação Física na escola constitui uma grande área de adaptação, ao permitir a participação de crianças e jovens em atividades físicas adequadas às suas possibilidades, proporcionando que sejam valorizados e se integrem num mesmo mundo, oportunizando a compreensão de suas limitações e capacidades, auxiliando-o na busca de adaptação.
( ) Na escola, os educandos com deficiência leve e moderada podem participar de atividades dentro do programa de Educação Física, com algumas adaptações e cuidados. A realização dessas atividades, principalmente os jogos, deve ter um caráter lúdico e favorecer situações nas quais a criança aprenda a lidar com seus fracassos e seus êxitos.
( ) A avaliação dos alunos portadores de necessidades especiais nas aulas de Educação Física deve ser feita da mesma forma que a dos outros alunos, mesmo apresentando várias dificuldades de ordem psíquica, física, motora, sensorial e até emocional, pois a garantia da igualdade de direitos é fundamental na educação inclusiva.

Assinale a sequência correta.

A) F V F
B) V F V
C) V V F
D) F F V

Resposta:

41● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

Pensar numa Educação Física transformadora e cidadã é valorizar a cultura corporal, reconhecendo-a como processo, realimentando a prática consciente dos sujeitos sobre a realidade esportiva, numa concepção dialética, enaltecendo a atitude de reflexão da realidade, modificando a percepção que o indivíduo tem de suas experiências e do mundo que o cerca.
Eleger a cidadania como eixo norteador significa entender que a Educação Física na escola é responsável pela formação de alunos com determinadas habilidades.

Nesse contexto, são habilidades esperadas por esses alunos, exceto:

A) Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações da cultura corporal.
B) Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de melhoria da saúde coletiva.
C) Participar de atividades corporais adotando atitudes de respeito unilateral, dignidade, formação humana e insolidariedade.
D) Conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza e desempenho que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia.

Resposta:

42● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

O exercício físico orientado pelo profissional de Educação Física e realizado no ambiente escolar envolve uma série de atividades importantes para o desempenho físico, social, mental e intelectual do aluno que, em sua caminhada estudantil, precisa adotar um estilo de vida salutar, que garanta saúde e qualidade de vida.

Com relação à prática de exercícios físicos na melhoria da saúde do escolar, assinale a alternativa incorreta.

A) No processo de ensino e aprendizagem, o aluno motivado reflete a motivação do professor, pois ambos constroem o conhecimento. Na prática de exercícios físicos, não é diferente: quando há um incentivo e estímulo por parte do profissional de Educação Física, o aluno demonstra mais interesse em praticar as atividades.
B) A saúde é uma condição estática, existente somente devido à ausência de doenças, caracterizada como um processo de aprendizagem, tomada de decisão e ação para otimização do bem-estar próprio.
C) A transmissão de conhecimentos sobre a saúde à população educacional contribui para que a comunidade tenha responsabilidade sobre sua saúde, explicitando seus problemas, reivindicando e sugerindo soluções.
D) A prática de exercício físico desenvolve no escolar autoconfiança, autoestima, autoconhecimento e anseio contínuo de se cuidar, de se respeitar, cooperar e expressar suas capacidades físicas e motoras.

Resposta:

43● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

A nutrição adequada é de suma importância para praticantes de atividades esportivas, atletas e também não atletas com o objetivo de melhorar a aptidão física e a promoção da saúde. Uma dieta balanceada garante energia tanto para a prática de exercícios físicos, como para a completa recuperação do esforço físico.

Com relação à saúde, alimentação e qualidade de vida, assinale a alternativa incorreta.

A) A qualidade nutricional do indivíduo diz respeito não apenas ao que se ingere, mas também à quantidade de ingestão do alimento. Além disso, é fundamental considerar que tanto o dispêndio energético como a ingestão calórica de atletas e não atletas provavelmente será bastante divergente.
B) O equilíbrio na dieta não otimiza apenas o desempenho físico, mas ajuda a manter a massa corporal magra, a responsividade ao treinamento e a função imune e reprodutiva. O nível de atividade física representa o fator mais importante que exerce impacto sobre o dispêndio diário de energia.
C) Os valores energéticos médios indicam a energia metabolizável global que o organismo pode dispor a partir dos alimentos ingeridos. O calor energético global dos alimentos indica, de modo geral e aproximado, que proteínas representam 5,6 kcal / g, lipídios, 9,4 kcal / g e carboidratos, 8,9 kcal / g.
D) O desequilíbrio na ingestão de líquidos, nutrientes e energia afeta profundamente a função termorreguladora, a disponibilidade de substratos, a capacidade de realizar exercícios e a recuperação após um exercício. As recomendações dietéticas para indivíduos ativos devem levar em conta preferências dietéticas individuais.

Resposta:

44● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

Jogar e brincar se completam por meio de objetivos semelhantes, devido à ação de proximidade que acontece no momento em que essas atividades são praticadas, tornando significativa a aprendizagem, distante de serem entendidas como um simples meio de preencher o tempo ou de manter os alunos ocupados.

Com relação à concepção de jogo e brincadeira, assinale a alternativa incorreta.

A) A concepção de jogo está integrada ao objeto, enquanto a brincadeira está integrada ao brinquedo. O jogo é uma atividade mais estruturada e estabelecida por um princípio de regras explícitas e apresenta uma finalidade mais definida por quem o pratica, deixando implícito ou explícito o ganhador.
B) Os jogos e brincadeiras em sala de aula atribuem significados e estabelecem relações entre objetos, personagens e enredos. Além disso, já a brincadeira exige esforço mental e contribui para o desenvolvimento da criatividade e do raciocínio abstrato.
C) A brincadeira se distingue por alguma estruturação e pela utilização de regras de maneira mais sutil, porém sem deixar de existir. Mesmo que imperceptíveis ao “olhar” da criança, ela se desprende das regras impostas e se apropria delas, mas de forma prazerosa, pois as brincadeiras recreativas têm regras simples e flexíveis, sendo as mais aceitas pelas crianças.
D) A utilização do jogo potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação externa, entediante. Porém o trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos internos e a influência de parceiros, bem como a sistematização de conceitos em outras situações que não jogos.

Resposta:

45● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

Na contracorrente do sedentarismo que assola a população urbana, constata-se fortes apelos à incorporação de hábitos e atitudes positivas visando à promoção de estilos saudáveis e ativos, perspectivando patamares elevados na qualidade de vida. Em várias cidades do país, assiste-se ao aumento de praticantes de corrida, que procuram melhorar sua saúde e qualidade de vida por meio dessa atividade.

Analise as afirmativas a seguir relativas às considerações sobre a forma correta de praticar a corrida.

I. A perna que impulsiona fica estendida atrás e não se retira do solo até que não esteja totalmente reta. Nesse momento, a outra perna leva o joelho para cima e para frente. Então a perna de impulso se flexiona no joelho e se dirige para frente, enquanto a outra perna desce em busca do chão, e as ações se repetem, sendo que a perna que antes impulsionava agora é a perna livre.
II. Os braços se movimentam ao ritmo das pernas. O movimento dos braços deve ser amplo, pois é a melhor forma de produzir uma ação ampla de pernas. Quando eles se movimentam à frente não deve cruzar diante do peito, deve levá-los paralelos na direção da corrida. Na articulação do cotovelo, entre o braço e o antebraço há um ângulo um pouco maior de 90º.
III. O tronco, durante a corrida, adota uma posição ligeiramente inclinada para frente. A cabeça deve estar em linha reta, em continuidade com o tronco. A vista deve estar dirigida à frente. O pé deve estar sempre dirigido para frente. Um dos maiores defeitos na colocação dos pés é colocá-los em diagonal à linha decorrida.

Estão corretas as afirmativas

A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e III.

Resposta:

46● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

O arremesso de peso é uma das modalidades do atletismo. Arremessar o peso é transformar a velocidade horizontal, adquirida durante o deslocamento, em velocidade de arremesso, perspectivando o alcance da maior distância possível. Em outras palavras é empurrar um objeto, qualquer, acima da linha dos ombros para frente.

Com relação à regulamentação da prova do arremesso de peso, assinale a alternativa incorreta.

A) O peso deve ser arremessado partindo do ombro com uma ou com as duas mãos, a critério do praticante. O peso não deve ser arremessado de trás da linha dos ombros.
B) No momento em que o competidor assumir uma posição no círculo e começar um arremesso, o peso deverá tocar ou estar bem próximo do queixo, e a mão não deverá ser arriada abaixo dessa posição durante a ação do arremesso.
C) Para que uma tentativa seja válida, o peso deve cair completamente dentro dos limites internos do setor de queda. A medição deve ser feita imediatamente após cada arremesso.
D) A mediação ocorre a partir da marca mais próxima feita pela queda do peso até à parte interna do aro de arremesso, por meio de uma reta que passa pela marca e pelo centro do círculo.

Resposta:

47● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

A avaliação é um processo que deve ocorrer em todos os momentos das aulas de Educação Física e deve ser voltada para a aquisição de competências, habilidades, conhecimento e atitudes dos alunos.

Analise as afirmativas a seguir relacionadas ao processo avaliativo em Educação Física.

I. O educador deve conhecer seus alunos, saber a sua trajetória de vida, aceitar suas diferenças, entender como eles aprendem para, assim, diversificar a maneira de ensinar e, consequentemente, a de avaliar, objetivando que realmente a aprendizagem ocorra de forma significativa.
II. Os espaços de sala de aula devem ser transformados em ambientes onde professores e alunos possam interagir num processo dinâmico de produção, construção e reconstrução de conhecimentos.
III. Durante todo o processo educativo os alunos precisam ser informados sobre os instrumentos e critérios que serão utilizados para avaliação, como também se deve favorecer a participação coletiva na construção destes.

Estão corretas as afirmativas

A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e III.

Resposta:

48● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

A vivência prática da unidade temática ginástica gera um tipo de conhecimento muito particular e insubstituível e, para que ela seja significativa, é preciso problematizar, desnaturalizar e evidenciar a multiplicidade de sentidos, significados e benefícios físicos e sociais adquiridos pelos alunos do Ensino Fundamental.

A Base Nacional Comum Curricular, dentro da unidade temática ginástica, orienta o professor de Educação Física a oportunizar aos seus alunos de 8º e 9º anos a prática da(s)

A) ginásticas de condicionamento físico, caracterizadas pela exercitação corporal orientada à melhoria do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual ou à modificação da composição corporal, organizadas em sessões planejadas de movimentos repetidos, com frequência e intensidade definidas.
B) ginásticas de conscientização corporal, que reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência a posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo.
C) ginástica geral, que reúne as práticas corporais que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e a não competitividade.
D) ginástica para todos, constituída de exercícios no solo, no ar (saltos) e em aparelhos (trapézio, corda, fita elástica), de maneira individual ou coletiva, combinando um conjunto variado de piruetas, rolamentos, paradas de mão, pontes e pirâmides humanas.

Resposta:

49● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

O tratamento da mídia pela Educação Física nas escolas, como um tema relacionado com a Cultura Corporal de Movimentos, é uma orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1997. Sobre a relação entre mídia e Educação Física, analise as afirmativas a seguir.

I. Não cabe à escola combater a tecnologia, mas auxiliar seus estudantes para fazerem uso adequado dela. No que diz respeito à Educação Física, é preciso instrumentalizar alunos e alunas para que consumam o que lhes é oferecido de maneira crítica, a fim de que compreendam as relações das práticas da cultura corporal de movimento com mídia.
II. A mídia está cada dia mais presente no cotidiano das crianças e dos adolescentes. Por meio dela, informações são reproduzidas, conceitos são formados, visões de mundo são construídas. Com os avanços da tecnologia, o mundo está interligado em tempo real e praticamente todos estão on line o tempo todo, na televisão e nos telefones celulares.

Sobre a relação entre as duas asserções, é CORRETO afirmar:

(A) I é falsa e II é verdadeira.
(B) I e II são falsas.
(C) I e II são verdadeiras e I é consequência de II.
(D) I e II são verdadeiras e I é causa de II.
(E) I é verdadeira e II é falsa.

Resposta:

50● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

O ensino da Educação Física no Brasil passou por um momento complexo a partir da década de 1990, na medida em que as críticas feitas pelos movimentos renovadores da década de 1980 convenceram muitos professores sobre a inadequação do que estava sendo feito nas escolas, com a hegemonia do esporte como conteúdo das aulas, a utilização de abordagens metodológicas baseadas na seletividade, além do tratamento deste conteúdo apenas como atividade e sem comprometimento com a finalidade social da escola no país. Entretanto, grande parte dos professores da área teve dificuldade em substituir suas práticas antigas por novas, mais atualizadas. Essas dificuldades causaram uma situação incômoda, já que não se ensinava mais com base no modelo anterior, mas ainda não se tinha certeza sobre como se ensinar com base nas novas concepções. Várias pesquisas relacionaram a situação descrita com a falta de legitimidade da disciplina em muitas escolas. Por esse motivo, a proposta curricular de Educação Física para as escolas estaduais de Minas Gerais, conhecida como Conteúdos Básicos Comuns (CBC), apresenta razões que justificam o seu ensino nas escolas. Considerando as razões apresentadas pelo CBC, assinale a alternativa que NÃO justifica o ensino da Educação Física nas escolas estaduais de Minas Gerais.

(A) Tendo em vista os problemas que comprometeram o reconhecimento e a presença da Educação Física nas escolas, é necessário reconstruir sua legitimidade.
(B) Na busca da formação de pessoas mais felizes, solidárias e integradas, não existe possibilidade de educação ou de formação humana sem a presença da Educação Física no processo.
(C) A reconstrução da Educação Física nas escolas deve considerar competências, habilidades e conteúdos, mas também a formação ética, estética e política dos estudantes.
(D) A escola como tempo e espaço de vivência sociocultural deve extrapolar o âmbito intelectual e se abrir para a pluralidade das potencialidades humanas valorizando as artes e a corporeidade.
(E) A base para uma nova Educação Física é a consideração de que tudo que é humano deve reproduzir a separação entre corpo e mente, sendo que a Educação Física deve educar o corpo.


Resposta:

51● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Os Conteúdos Básicos Comuns, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, estabelecem, para o ensino da Educação Física no ensino médio, que, ao tratar do esporte, sua condição como direito social deve ser discutida com os alunos e, nessa perspectiva, a legislação esportiva também deve ser abordada. A Constituição Federal (CF) de 1988 estabeleceu que o esporte e o lazer fossem tratados como direito de todos os brasileiros e a regulamentação da sua oferta à população foi estabelecida, nas bases atuais, em 1998, com a Lei 9.615 conhecida como Lei Pelé, em homenagem ao ex-jogador de futebol que ocupava o posto de Ministro Extraordinário do Esporte, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Sobre as contribuições que a Lei Pelé trouxe ao ambiente esportivo brasileiro, analise as afirmativas a seguir e as classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Ficou estabelecido que o sistema esportivo brasileiro passasse a ter como base o ensino da Educação Física escolar, compreendida a partir de então como treinamento esportivo, de onde passaram a sair os atletas selecionados para os clubes esportivos em cada modalidade.
( ) No que diz respeito ao financiamento esportivo, a Lei Pelé liberou o funcionamento dos cassinos, bingos e jogos de azar, cujos impostos recolhidos passaram a ter um percentual repassado diretamente para os clubes, treinadores e atletas brasileiros.
( ) A Lei Pelé reconheceu como legítimas as práticas esportivas formais e não formais, além das seguintes manifestações sociais do esporte: educacional (praticado nos sistemas de ensino e formas assistemáticas de educação), de participação (de modo voluntário, com a finalidade de integração, promoção da saúde e educação e preservação do meio ambiente), de rendimento (com a finalidade de obter resultados e integrar as pessoas) e de formação (caracterizado pela aquisição inicial de conhecimentos esportivos que garantam competência para a recreativa, competitiva e de alta competição, incluída no texto legal em 2015).
( ) Ficou estabelecido que as entidades de administração e de prática do esporte no Brasil são pessoas jurídicas de direito privado com organização e funcionamento autônomo e que os dirigentes, unidades ou órgãos de entidades de administração do desporto não exercem função delegada pelo Poder Público nem são consideradas autoridades públicas.

Considerando o ordenamento que regula a oferta do esporte e do lazer à população brasileira atualmente, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(A) F – F – V – F
(B) F – F – V – V
(C) F – V – F – V
(D) V – F – V – V
(E) V – V – F – F

Resposta:

52● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Os Conteúdos Básicos Comuns (CBC) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais representam um compromisso com uma Educação Física voltada para a formação cidadã dos alunos e das alunas. Para que esse compromisso seja devidamente compreendido e se manifeste no cotidiano das escolas, o CBC apresenta diretrizes que devem ser respeitadas na organização e no ensino da disciplina:

1- Corpo concebido na sua totalidade;
2- A qualidade de vida como requisito para a vivência corporal plena;
3- As práticas corporais como linguagem;
4- A ludicidade como essência da vivência corporal;
5- A escolarização como tempo de vivência de direitos;
6- A democracia como fundamento do exercício da cidadania;
7- A ética e a estética como princípios norteadores da formação humana.

Analise as afirmativas a seguir, retiradas do próprio CBC, relacionando-as com as diretrizes apresentadas e numerando-as de acordo com a sequência apresentada acima.

( ) Implica pensar, sobretudo, na dignidade humana, nas relações desses sujeitos consigo mesmos, com o outro, com os meios físico, cultural e social. Isso, por sua vez, implica levar em conta diferentes fatores que atuam nas condições de vida dessas pessoas, como os condicionantes das dimensões biológica, psicológica, social, cultural econômica, ambiental, dentre outras.
( ) Significa conceber o sujeito a partir da indissociabilidade de suas dimensões biológica, afetiva, cognitiva, histórica, cultural, estética, lúdica, linguística, dentre outras. Significa compreender que o ser humano é um todo indivisível que pensa, sente e age, simultaneamente.
( ) Implica tomadas de decisão dos participantes na organização da experiência. É uma ação movida pelo desejo e pela satisfação de quem participa. Tem limites de tempo e de espaço próprios, ou seja, limites dados pelos participantes. Possibilita aos participantes organizar a atividade e construir ou (re)criar coletivamente suas regras. Nesse sentido, a vivência lúdica constitui espaço de inovação e criatividade.
( ) O ensino da Educação Física não pode, portanto, perder de vista a perspectiva de uma prática pedagógica inclusiva, não discriminatória entre homens e mulheres de todas as idades, classes sociais, etnias, independentemente de suas habilidades e performances nas práticas corporais.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre as diretrizes e as afirmativas apresentadas.

(A) 2 – 1 – 4 – 6
(B) 1 – 2 – 3 – 4
(C) 3 – 1 – 5 – 4
(D) 1 – 2 – 7 – 5
(E) 2 – 3 – 7 – 5

Resposta:

53● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

A capoeira é uma prática corporal difundida em todo o país e que foi desenvolvida como uma manifestação cultural dos negros africanos escravizados no Brasil. Segundo os Conteúdos Básicos Comuns (CBC), a capoeira “destaca a perspectiva interdisciplinar e a necessária articulação com aportes teóricos vinculados à filosofia, à história, à sociologia, à antropologia e à pedagogia”. Assim, essa é uma prática que, ao ser considerada no plano de ensino de Educação Física de uma escola, tem evidente potencial para contribuir com os objetivos do CBC. Foi a partir dessa compreensão que Paula, professora de uma escola estadual em Minas Gerais, propôs o ensino desse conteúdo para os alunos do 9º ano do ensino fundamental e convidou os professores de História, Geografia, Artes e Português para compartilharem da proposta.

Considerando a situação descrita, analise as afirmativas a seguir sobre os encaminhamentos dados à proposta de ensino da capoeira, tendo em vista as orientações metodológicas para o ensino da Educação Física no CBC, e as classifique como corretas (C) e incorretas (I).

( ) No CBC, a capoeira é um tema previsto para ser tratado no eixo temático esporte, já que se trata de uma modalidade esportiva altamente difundida no mundo inteiro, com regras universalizadas, federação internacional, campeonatos mundiais, nacionais e regionais com alto nível de profissionalismo de seus praticantes.
( ) Ao propor que outras disciplinas e professores compartilhassem com ela a proposta de ensino da capoeira, a professora Paula contemplou a ampla dimensão sociocultural desta manifestação, a compreensão de que se trata de um fenômeno com possíveis múltiplos olhares e o enriquecimento do ensino a partir de uma perspectiva interdisciplinar.
( ) Uma das práticas de ensino propostas pelos professores envolvidos foi a realização de uma redação em que cada estudante descreveria suas experiências e impressões pessoais com a capoeira até aquele momento. A redação seria reescrita no encerramento da etapa. Além da evidente relação com a disciplina Português, essa ideia levou em conta a orientação metodológica de valorização das experiências prévias dos alunos.
( ) Do ponto de vista metodológico, as discussões teóricas ficaram sob responsabilidade das disciplinas Português, Geografia e História. A dimensão estética e da sensibilidade, com Artes, e a prática da capoeira, com a Educação Física. Dessa maneira, Paula contemplou a orientação metodológica de integração entre teoria e prática do CBC da disciplina que leciona.

Assinale a sequência que classifica corretamente as afirmativas em relação ao ensino da capoeira e suas relações com orientações metodológicas para o ensino da Educação Física no CBC.

(A) C – C – I – C
(B) I – C – C – I
(C) I – C – I – C
(D) C – I – I – C
(E) I – I – C – I

Resposta:

54● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Sobre a avaliação do processo de ensino e aprendizagem em Educação Física, de acordo com os Conteúdos Básicos Comuns (CBC), assinale a afirmativa INCORRETA.

(A) A avaliação tem compromisso com o contínuo aprimoramento dos sujeitos e do processo de ensino e aprendizagem. Pretende-se conhecer os limites, as dificuldades, as competências e as potencialidades de estudantes e professores para tomar decisões que promovam o aperfeiçoamento pessoal e coletivo.
(B) De acordo com o CBC, a avaliação é parte do processo de ensino e aprendizagem, por isso, todos os que estão envolvidos devem participar de forma crítica e dialogada: alunos, professores, dirigentes, comunidade, famílias. Deve haver momentos que viabilizem essa participação.
(C) Na lógica de avaliação do CBC, o ensino é o ponto de partida, pois representa o conhecimento ideal que deve ser aprendido e a verificação dos erros representa a finalidade da avaliação, uma vez que eles devem ser medidos e pontuados, a fim de diferenciarem os estudantes.
(D) No CBC, a avaliação tem diversas funções e objetivos, uma vez que possibilita a criação de uma cultura de responsabilidade pelos resultados que são utilizados em ações de realimentação e ressignificação das práticas educativas escolares e políticas educacionais.
(E) Segundo o CBC, no ensino da Educação Física, devem ser avaliados: a própria proposta de ensino; o desempenho do professor ou da professora; o nível de aprendizagem e desempenho de cada estudante; a infraestrutura física e material da escola.

Resposta:

55● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

A proposta de ensino de Educação Física para as escolas estaduais de Minas Gerais, conhecida como Conteúdos Básicos Comuns (CBC), apresenta uma forma de organização ou sistematização dos conteúdos curriculares que devem ser ensinados ao longo do processo de escolarização. Sobre essa sistematização, é CORRETO afirmar:

(A) O Conteúdo Básico Comum é um conjunto de conhecimentos imprescindíveis que, portanto, devem ser, obrigatoriamente, ensinados em todas as escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais.
(B) No CBC, os conteúdos das disciplinas passam a ter um fim em si mesmos, ou seja, a sistematização do conhecimento proposta cumpre seu papel na medida em que os estudantes aprendem detalhadamente o que está prescrito.
(C) Como os conteúdos são previamente estabelecidos pelo CBC, basta a cada professor, em sua escola, definir a ordem e a abordagem metodológica para ensiná-los, não havendo espaço para inclusão de outros temas.
(D) A organização dos conteúdos do CBC parte da compreensão de que currículo é um rol de conhecimentos e disciplinas que compõem um curso ou uma relação de temas que constituem uma disciplina.
(E) A organização curricular do CBC parte da definição dos eixos temáticos que representam os seguintes grupos de práticas corporais: esportes coletivos, esportes individuais, ginásticas e jogos e brincadeiras.

Resposta:

56● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Sobre a abordagem pedagógica que deve ser dada ao esporte de acordo com a proposta de ensino da Educação Física da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Deve-se evitar um tratamento pedagógico crítico ao esporte, uma vez que criticar esta prática representa diminuir sua importância, desqualificar seu significado, reduzir o valor da aprendizagem das técnicas e táticas e a relevância da competição no mundo moderno.
( ) Para ser ensinado, o esporte precisa ser situado histórica e socialmente e vivenciado a partir da compreensão de seus fundamentos e da ressignificação de seus sentidos e significados. É preciso também conhecer benefícios e riscos das modalidades, bem como os valores que as orientam.
( ) A dimensão política do esporte não deve ser tratada pela Educação Física nas escolas, uma vez que um dos benefícios da prática esportiva é exatamente a neutralidade política e ideológica, o que auxilia na redução da tensão e da intolerância no ambiente escolar.
( ) O eixo temático esporte é compreendido pelos seguintes tópicos: história, elementos técnicos, táticas, regras, riscos e benefícios, diferença entre esporte educacional, de participação e de rendimento, hidratação e vestuário, inclusão no esporte, atitudes e valores éticos e democráticos.

Sobre a abordagem pedagógica reservada ao esporte pela proposta de ensino da Educação Física da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a sequência CORRETA.

(A) V – F – F – V
(B) V – F – V – F
(C) V – V – V – F
(D) F – V – F – V
(E) F – F – V – V

Resposta:

57● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Considerando a sistematização da proposta de ensino da Educação Física para o eixo temático ginástica do 6º ao 9º ano do ensino fundamental nas escolas da rede estadual de educação de Minas Gerais, assinale a alternativa que NÃO se relaciona com uma habilidade a ser desenvolvida no tópico “Ginástica como promotora de saúde, lazer e qualidade de vida”.

(A) Elementos ginásticos de cada modalidade.
(B) Ginástica como possibilidade para vivência no lazer.
(C) Relação entre exercício físico, crescimento e postura.
(D) Benefícios dos exercícios físicos para a saúde.
(E) Riscos da atividade física mal orientada.

Resposta:

58● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em dezembro de 2017 pelo Ministério da Educação, NÃO é correto afirmar:

(A) Uma das finalidades da BNCC é contribuir com a superação da fragmentação das políticas educacionais, com o fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo.
(B) Trata-se de um documento de referência, de caráter normativo, que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos brasileiros devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
(C) Fruto de amplo debate com diferentes atores do campo educacional e com a sociedade brasileira, a BNCC tem o propósito de contribuir com construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
(D) Determina os conhecimentos e as competências que os estudantes devem desenvolver ao longo da escolaridade, sendo orientada por princípios éticos, políticos e estéticos.
(E) A contribuição mais significativa da BNCC é o de substituir os currículos das disciplinas escolares das redes públicas federal, estaduais e municipais, na medida em que determina o que deve ser ensinado em cada escola.

Resposta:

59● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

A proposta para a Educação Física da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) parte da compreensão de que se trata de um componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas e significados, entendidas como manifestações expressivas dos sujeitos e patrimônio cultural da humanidade. Assim, para a BNCC, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura, entendido como textos passíveis de leitura e produção. Para sistematizar os conteúdos das práticas corporais, a BNCC estabelece os grupos ou as unidades temáticas a serem ensinadas nas aulas de Educação Física: esportes, brincadeiras e jogos, lutas, danças, ginásticas e práticas corporais de aventura.

Assinale a alternativa que NÃO apresenta corretamente as características dessas unidades temáticas.

(A) Danças: explora o conjunto de passos e coreografias mais apresentadas nos veículos de mídia. Trata-se de uma prática que busca aumentar a participação das alunas nas aulas, uma vez que se relaciona ao universo feminino.
(B) Ginásticas: tendo em vista a grande variedade de organização e significados, foi necessário adotar uma classificação composta por: ginástica geral; ginásticas de condicionamento físico; ginásticas de conscientização corporal.
(C) Brincadeiras e jogos: explora atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência ao que foi combinado coletivamente.
(D) Lutas: focaliza as disputas corporais, nas quais se empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa.
(E) Práticas corporais de aventura: exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade na interação com um ambiente desafiador.

Resposta:

60● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece um problema histórico relacionado com o ensino da Educação Física no Brasil. Trata-se da dificuldade em estabelecer uma progressão no ensino dos temas que compõem o universo de conhecimentos que a disciplina deve ensinar nas escolas, ou seja, a BNCC propõe uma maneira de tratar dessa questão ao longo da trajetória escolar.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa proposta.

(A) Os níveis de aprofundamento que devem ser observados ao se ensinar uma unidade temática em cada ciclo escolar são determinados.
(B) Os conteúdos a serem ensinados em cada unidade temática pela Educação Física são definidos rigidamente a cada ano da trajetória escolar.
(C) Cada vez que um professor voltar a um conteúdo, deverá avaliar sua turma para decidir se vai introduzir, retomar ou aprofundar o conhecimento.
(D) A decisão sobre o que ensinar em cada unidade temática, em cada ano da escolarização, fica por conta de cada professor.
(E) As dimensões do conhecimento que representam níveis distintos de complexidade na relação com as unidades temáticas estão definidas.

Resposta:

61● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

Sabemos que o aparelho locomotor é composto pelo sistema esquelético, constituído por 206 ossos, e pelo sistema muscular, com mais de 660 músculos. Os ossos do sistema esquelético são divididos em quatro formas básicas: ossos longos (ex.: fêmur), ossos curtos (ex.: ossos do punho e do tornozelo), ossos planos (ex.: crânio e escápula) e ossos irregulares (ex.: coluna vertebral) (GUYTON; HALL, 2006; DANGELO; FATTINI, 2007; McARDLE et al., 2007; WILMORE; COSTILL, 2007).
Para tanto, um osso longo típico possui um eixo principal, chamado de ___________, composto por tecido ósseo denso e muito forte (osso compacto) e duas extremidades chamadas de ___________, compostas por osso esponjoso. Entre o eixo principal e as extremidades encontra-se uma região de tecido cartilaginoso responsável pelo crescimento; essa região se apresenta como uma linha e denomina-se ___________.

Assinale a alternativa que completa correta e, respectivamente as lacunas.

a) Diáfise – epífises – metáfase
b) Metáfise – diáfise – bulbo
c) Epífise – bulbo – diáfise
d) Diafragma – metáfise – diáfise

Resposta:

61● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

Sabemos que o coração é a bomba propulsora ideal para o aparelho circulatório, capaz de regular o fluxo sanguíneo por meio de mecanismos autônomos de controle (SCHWARTZ, 2010). Esse órgão está situado na cavidade torácica, atrás do esterno (osso) e acima do diafragma (músculo), ocupando uma posição aproximadamente central entre os pulmões, em um dado “espaço” (DANGELO; FATTINI, 2007). Sabe-se que esse espaço tem um nome bem peculiar [...], portanto:

Assinale a alternativa que apresenta o nome atribuído ao “espaço” citado no texto.

a) Ventrículo
b) Mediastino
c) Artéria
d) Cava superior

Resposta:

62● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

Sabemos que o esqueleto humano é dividido em dois segmentos, o que proporciona melhor entendimento de suas partes. O primeiro deles chama-se esqueleto axial, possui 80 ossos e compreende a região do crânio, da coluna vertebral e do tórax. O segundo segmento é o esqueleto apendicular, composto por 126 ossos; entre eles, estão os ombros, as extremidades superiores, os quadris e as extremidades inferiores (BRITO; FAVORETTO, 1997). Nesse contexto, há também os ossos apendiculares que compõem o esqueleto dos pés que são [...].

Assinale a alternativa correta

a) Carpo, metacarpo e falanges
b) Tíbia, fíbula e falanges
c) Carpo, metatarso e falanges
d) Tarso, metatarso e falanges

Resposta:

63● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

Durante a realização de um determinado movimento, diversos grupos musculares atuam, contraindo-se ou relaxando, possibilitando, com isso, o deslocamento das peças ósseas. A participação de cada músculo durante um movimento também tem uma classificação específica que se baseia na sua ação funcional. Essa classificação é de grande importância para os diferentes esportes, pois possibilita realizar exercícios específicos para um determinado gesto motor (Caderno de Referência de Esporte - UNESCO, 2013). Neste contexto, quando se trata de músculos sinergistas, podemos dizer que [...].

Assinale a alternativa correta.

a) São agentes principais na execução do movimento; ex.: flexão do cotovelo – bíceps braquial e tríceps braquial
b) É quando um músculo se opõe ao trabalho do agonista (efeito contrário); ex.: na flexão do cotovelo, o bíceps braquial tem ação agonista, enquanto o tríceps braquial tem ação antagonista
c) Referem-se aos músculos que exercem a mesma função; auxiliam na produção do movimento desejado de um músculo agonista; ex.: braquiorradial
d) São músculos que estabilizam uma articulação, para outro músculo (agonista) realizar o movimento; referem-se a músculos isometricamente ativos para manter o membro movendo-se, quando o músculo de referência se contrai; ex.: no exercício da rosca de bíceps; o trapézio é o músculo estabilizador do movimento

Resposta:

64● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

Sabe-se que os Planos de Orientação do Corpo correspondem às dimensões espaciais onde se executa um movimento. Diante disto, em relação aos planos conhecidos, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Plano Sagital: Atravessando o corpo de frente pra trás, dividindo-o em duas metades iguais, direita e esquerda.
b) Plano Frontal: Conhecido também como plano coronal atravessa o corpo de um lado para outro, em um trajeto paralelo à sutura coronal do crânio, dividindo o corpo em duas metades, anterior e posterior.
c) Plano Transverso: Recebe também o nome de horizontal, seu corte acontece na horizontal e atravessa o corpo ao meio dividindo-o em superior e inferior.
d) Plano Bilateral: Estende-se horizontalmente de um lado para o outro, e possibilita o movimento de fexão e extensão, conhecido também como crânio-podálico, transversal ou horizontal.

Resposta:

65● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

O Plano Sagital atravessa o corpo de frente pra trás, dividindo-o em duas metades iguais, direita e esquerda. Quanto aos movimentos fundamentais do Plano Sagital, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Flexão: Acontece uma diminuição no ângulo da articulação. Podemos ter como exemplo: inclinação da cabeça para frente. Extensão: Movimento de retorno da flexão.
b) Hiperflexão: Referente apenas ao movimento do braço, quando o flexionamos o braço além da vertical.
c) Supinação: movimento do antebraço e mão, rádio lateralmente em torno de seu eixo longitudinal de modo que a palma da mão olha anteriormente.
d) Hiperextensão: Continuação do movimento da extensão, no braço é possível visualizá-la quando o mesmo está estendido para além do corpo.

Resposta:

66● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

De acordo com Portela (2016), as articulações da mão podem ser divididas entre as articulações do punho e articulações dos dedos ou quirodáctilo. A articulação entre a mão e o antebraço é feita através da articulação entre o rádio e os ossos do carpo (__________________) e as articulações entre os ossos do carpo (__________________). A ulna, apesar de estar presente nessa extremidade articular, não se articula diretamente com o carpo. Quem faz essa interface é o menisco ou disco articular do punho.

Assinale a alternativa que preencha correta e, respectivamente as lacunas.

a) Articulação radiocarpal – articulação intercarpiana
b) Articulação radiocarpal – articulação sinovial
c) Articulação sinovial – articulação intercarpiana
d) Articulação intercarpal – articulação radiocarpiana

Resposta:

67● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

De acordo com o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF, 2014), a Educação Física, enquanto componente curricular contribui para a formação dos alunos por meio da apreensão de conhecimentos específicos, favorecem: a aquisição de competências motoras; a ampliação do repertório de movimentos e o hábito da prática regular de atividades físicas que estarão integrados a conhecimentos gerais, contextualizados às temáticas sobre atualidades sociais, políticas, econômicas, tecnológicas e ambientais.

Nessa perspectiva, a proposta para a Educação Física escolar não considera como objetivo:

a) Favorecer a aquisição de conhecimentos específicos relacionados ao movimento corporal.
b) Estimular hábitos favoráveis à adoção de um estilo de vida competitivo e atlético.
c) Proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades motoras que proverão ao indivíduo capacidade e autonomia, permitindo-lhe escolher ou organizar a própria atividade física.
d) Promover a formação de uma cultura esportiva e de lazer.

Resposta:

68● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

Sabemos que o esqueleto é um conjunto de ossos e cartilagens ligados entre si para formar o arcabouço do corpo e desempenhar várias funções. Os ossos possuem variações de formas, coloração e número; são geralmente unidos por articulações e ligamentos (formando o esqueleto articulado) ou isolados, como os ossos híódeo e os sesamóides (PEREIRA E FILHO/ 2015).

Neste contexto, de acordo com as funções do esqueleto humano, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) Sustentação e conformidade: fornece uma base estrutural para o corpo, sustenta os tecidos moles e forma pontos fixos para tendões de diversos músculos esqueléticos;
( ) Proteção: protege órgãos nobres (encéfalo, coração e pulmões) contra traumatismos externos;
( ) Agonista: agente principal de um movimento, serve para produzir um movimento desejado.
( ) Antagonista: Regula força e velocidade do movimento.
( ) Participação na alavancagem (movimentação): juntamente com os músculos esqueléticos desloca o corpo ou parte dele;
( ) Hematopoiese: produz células sanguíneas através da medula óssea vermelha;
( ) Homeostasia mineral: armazena vários tipos de minerais, principalmente cálcio e fósforo.
( ) Armazenamento de energia: armazena lipídios na medula óssea amarela ou fava.

a) F, F ,V, V, V, V, F, F
b) F, F, F, V, V, V, V, V
c) V, V, F, F, V, V, V, V
d) V, V, V, V, F, F, V, V

Resposta:

69● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), nas atividades competitivas as competências individuais se evidenciam e, compete ao professor organizá-las de modo a democratizar as oportunidades de aprendizagem. É muito comum acontecer, em jogos pré-desportivos e nos esportes, crianças mais hábeis monopolizando as situações de ataque, restando aos menos hábeis os papéis de defesa, de goleiro ou mesmo a exclusão. Atitude mais coerente esperada do professor de Educação Física será [...]:

Assinale a alternativa correta.

a) Incentivar os alunos mais habilidosos, visto que o objetivo das aulas de Educação Física é formar atletas.
b) Intervir diretamente nessas situações, promovendo formas de rodízio desses papéis, criando regras nesse sentido.
c) Separar os alunos habilidosos dos menos habilidosos.
d) Observar os alunos, sem intervir e esperar que tudo se resolva naturalmente.

Resposta:

70● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

Segundo Duarte e Werner (1995 apud Cidade e Freitas, 2002, p. 27): A Educação Física Adaptada é uma área da Educação Física que tem como objeto de estudo a(s)_________________ para as pessoas com necessidades educacionais especiais, adequando metodologias de ensino para o atendimento às características de cada aluno com deficiência, respeitando suas diferenças individuais.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

a) motricidade humana
b) diferenças humanas
c) competição
d) socialização

Resposta:

71● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

Segundo Sassaki (1997, apud Cidade e Freitas, 2002, p. 26): a inclusão é um processo que exige transformações, pequenas e grandes nos ambientes físicos e na mentalidade de todas as pessoas, inclusive da própria pessoa com necessidades especiais, com o objetivo de [...].

Assinale a alternativa correta.

a) alcançar uma sociedade igualitária.
b) facilitar a vida das pessoas com necessidades especiais, assim ela não precisa se esforçar para alcançar seus objetivos.
c) acabar de vez com o preconceito.
d) alcançar uma sociedade que não só aceite e valorize as diferenças individuais humanas, por meio da compreensão e da cooperação.

Resposta:

72● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

De acordo com Pedrinelli (1994, apud Costa e Sousa, 2004, p. 29): a Educação Física Adaptada surgiu na década de _________ e foi definida pela American Association, como um programa diversificado de atividades desenvolvimentistas, jogos e ritmos a interesses, capacidades e limitações de estudantes com deficiência que não podem se engajar com participação irrestrita, segura e bem-sucedida em atividades vigorosas de um programa de Educação Física Geral.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

a) 1930
b) 1950
c) 1960
d) 1970

Resposta:

73● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

Análise a regra a seguir: Cada equipe é constituída por um máximo de 12 elementos da equipe autorizados a jogar, incluindo o capitão / Um treinador e, caso a equipe o entenda, um treinador adjunto. / Um máximo de 7 acompanhantes, os quais podem sentar-se no banco da equipe e com responsabilidades específicas ( ex., diretor, médico, fisioterapeuta, estatístico, tradutor, etc.) / Durante o tempo de jogo devem estar em campo 5 jogadores de cada equipe e podem ser substituídos. / Um substituto torna-se jogador e um jogador torna-se substituto quando: O árbitro indica ao substituto que entre no campo de jogo ou/e durante um desconto de tempo ou num intervalo de jogo, o substituto solicita a substituição ao marcador. A referida regra se aplica a modalidade esportiva:

Assinale a alternativa correta.

a) Voleibol
b) Futebol de Campo
c) Handebol
d) Basquetebol

Resposta:

74● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

Analise as afirmativas abaixo, atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).No basquetebol ao jogador que executa a reposição de bola fora de campo é permitido [...].

( ) Tardar mais de 10 segundos a largar a bola.
( ) Pisar o campo de jogo enquanto tem a bola na(s) mão(s).
( ) Provocar que a bola toque o solo fora de campo após tê-la largado para a reposição.
( ) Tocar a bola no campo de jogo antes da mesma ter tocado outro jogador.
( ) Provocar que a bola entre diretamente no cesto.
( ) Mover-se do local indicado para a reposição de bola por detrás da linha limite, lateralmente, numa ou em ambas as direções, excedendo uma distância total de 1 m antes de largar a bola. O jogador pode, no entanto, mover-se para trás da linha limite, tanto quanto as circunstâncias o permitam.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.

a) F, F, V, F, F, F
b) F, V, F, V, F, F
c) V, F, F, F, F, F
d) F, F, V, F, V, F

Resposta:
Diego Henrique (Didi)
Diego Henrique (Didi)
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