Avaliação processual da TURMA 2006 na disciplina de Educação Física da E. E. Bolivar Tinoco Mineiro
+3
Agatha Alexia
Alice Andrade
Diego Henrique (Didi)
7 participantes
RECUMONET - Rede da Cultura de Movimento pela Internet :: Áreas do conhecimento :: Educação Física :: Brincadeiras e jogos
Página 1 de 1
1● Como avalio minha participação nas aulas do último bimestre?
Avaliação processual da TURMA 2006 na disciplina de Educação Física da E. E. Bolivar Tinoco Mineiro
2● Cite pelo menos uma aula que você não gostou do último bimestre? Por que?
(Pode ser do conteúdo, da forma que foi ensinado ou aprendido, do comportamento da turma, etc).
3● Cite pelo menos um conteúdo que você aprendeu ou aprimorou do último bimestre. Qual foi a contribuição para seu desenvolvimento pessoal?
(Se não aprendeu nada, o que poderia ter sido diferente para ter proporcionado aprendizagem).
Fica a dica! Para responder você pode utilizar o botão de citar ou a caixa de resposta rápida no final da página. Lembre-se de colocar pelo menos o número da pergunta antes de cada resposta. Observação: Na pergunta 1 você deve escolher uma das opções e clicar em votar, apesar da possibilidade de votar na primeira participação, não esqueça de também escrever a resposta com relação a essa pergunta em suas mensagens, pois na ferramenta de votação não dá para identificar de quem foram os votos.
(Pode ser do conteúdo, da forma que foi ensinado ou aprendido, do comportamento da turma, etc).
3● Cite pelo menos um conteúdo que você aprendeu ou aprimorou do último bimestre. Qual foi a contribuição para seu desenvolvimento pessoal?
(Se não aprendeu nada, o que poderia ter sido diferente para ter proporcionado aprendizagem).
Fica a dica! Para responder você pode utilizar o botão de citar ou a caixa de resposta rápida no final da página. Lembre-se de colocar pelo menos o número da pergunta antes de cada resposta. Observação: Na pergunta 1 você deve escolher uma das opções e clicar em votar, apesar da possibilidade de votar na primeira participação, não esqueça de também escrever a resposta com relação a essa pergunta em suas mensagens, pois na ferramenta de votação não dá para identificar de quem foram os votos.
Abaixo irei postando minhas ponderações.
(Clique no título para revelar o conteúdo)
Sinta-se a vontade para dar sua opinião, pois ela contribuirá com o planejamento das próximas aulas.
(Clique no título para revelar o conteúdo)
Sinta-se a vontade para dar sua opinião, pois ela contribuirá com o planejamento das próximas aulas.
- 1º Bimestre:
- Conteúdos:
● Mapa conceitual da Educação Física
● Jogo com o mínimo de regras estabelecendo novas conforme necessidade [Escolha minha]
● Jogo: Conceitos, Palavras e Mímicas (CPM)
● Futsal como lazer coletivo e as regras da CBFS [Escolha coletiva]
Objetivos:
● Compreender o esporte como conteúdo do lazer.
● Analisar o esporte na perspectiva da inclusão/exclusão de sujeitos.
● Vivenciar, analisar e alterar regras de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.
● (Re)criar jogos e brincadeiras em função dos sujeitos, espaços e materiais.
● Conhecer as características do jogo lúdico.
● Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação para o lazer.
● Vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema.
Avaliação:
Pontos positivos:
● Tentativa de planejamento que incluía as meninas sem necessidade de separar por gêneros.
● Número de participantes no jogo CPM.
Pontos negativos:
● Poucos faziam a atividade de avaliação contínua.
● A inclusão das meninas no futsal não foi efetiva.
● O livro de regras da CBFS não foi devidamente utilizado. Como não tive tempo de aprofundar ele nas aulas da sala, decidi retirar essa opção de participação.
● A turma foi muito resistente com minha proposta na quadra e consequentemente não consegui realizar o que planejei.
- 2º Bimestre:
- * Abaixo segue as ponderações quanto a minha autoavaliação, já que as avaliações sobre cada aula da turma estão após a videoaula.
Avaliação:
Pontos positivos:
● A anotação e pontuação individual de participações contribuiu com o aumento do número de estudantes que participaram das aulas.
● A mudança na utilização da quadra tornou mais efetiva a participação das meninas e possibilitou uma variação das atividades nas aulas.
Pontos negativos:
● Subestimei a atitude da turma com relação a videoaula, pois acreditei que mesmo não conseguindo passar em sala, muitos iriam assistir e ir bem na prova, o que não aconteceu.
● Demorei muito tempo para perceber que o jogo CPM não era adequado para as condições das aulas.
● Errei quanto as advertências, pois minha atitude de só alertar prejudicou o desenvolvimento da turma.
● Nos momentos que olhava os cadernos acabei diminuindo minhas intervenções nas aulas, o que somado a conduta de alguns, prejudicou o processo de aprendizagem de outros.Videoaula para o 3º Bimestre (Prova e Jogo do Quiz)Lembre-se que para o jogo do Quiz cada um precisa ter no caderno perguntas com respostas somente da videoaula. A regra básica é o outro responder sem olhar o caderno de quem fez a pergunta.
Fica a dica: Quanto mais perguntas tiver no caderno melhor pode ser o desempenho no jogo.
Fontes utilizadas na edição:
Centro de Mídias de Educação do Amazonas - Ed. Física - 02.2 - O esporte com intenções de lazer e profissionalização.
https://www.youtube.com/watch?v=rvOfZP2NMsI
Centro de Mídias de Educação do Amazonas - Educação física - 4.1 - Lazer: conceitos
https://www.youtube.com/watch?v=vT3ajmnVvPo
Centro de Mídias de Educação do Amazonas - Educação Física - 12.1 - O esporte como um direito social.
https://www.youtube.com/watch?v=BCEuxskUKYs
Centro de Mídias de Educação do Amazonas - Educação Física 11.2 - Valores e ética no esporte.
https://www.youtube.com/watch?v=x4HkivWtRns- Minha avaliação sobre a 10ª AULA (9/5/2019) e proposta de jogo para a próxima aula na quadra:
- Conteúdo:
Futsal como lazer coletivo para ambos os gêneros e as regras da CBFS
Objetivos:
● Compreender o esporte como conteúdo do lazer.
● Analisar o esporte na perspectiva da inclusão/exclusão de sujeitos.
● Vivenciar, analisar e alterar regras de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.
Avaliação:
Pontos positivos:
● Os jogadores do futsal aceitaram verbalmente a minha sugestão de só as meninas poderem fazer o gol.
● Diferentemente da primeira aula na quadra que só uma menina participou, dessa vez o número foi maior.
Pontos negativos:
● Quando entreguei a bola alguns alunos chutaram a bola aleatoriamente com agressividade.
● Na prática os meninos não tocavam a bola para as meninas e muito menos respeitavam a regra de só elas fazerem o gol (Alguns meninos se queixavam que elas não se moviam, mas em nenhum momento teve atitude de auxiliar na movimentação considerando que era um jogo coletivo).
● Havia pedido um aluno para apitar o jogo, e mesmo ele tentando fazer cumprir as regras, ninguém o respeitou até que ele desistiu.
Obs: No início do jogo alguns meninas falaram que não iriam participar, quando perguntei se participariam com modificações do jogo, elas toparam. A partir daí resolvi colocar em prática uma proposta de jogo com os fundamentos do futsal, já que algumas respostas da prova foram nesse sentido. Peguei os cones e muitos meninos questionaram e mal me deixaram explicar a proposta. Para ser mais justo cedi em continuar com o jogo de futsal em contrapartida de aceitarem a regra de só as meninas fazem o gol. Tentei ser bem democrático, mas isso não colaborou para atingir os objetivos da aula.
Na próxima aula na quadra farei uma intervenção mais ativa na tentativa de todos vivenciarem o futsal de forma mais inclusiva, prazerosa e que pode contribuir para o aprimoramento das habilidades básicas. Um jogo que nomeei como: Circuito dos fundamentos do futsal.
Regras:
● Times formados por duplas de meninos com meninas.
● Duas duplas por vez competirão uma contra a outra. Ganha a que fazer o percurso em menor tempo.
● O percurso consiste em: Passar pelos cones com a bola no pé; Tocar e receber a bola do outro membro; Chutar para dentro do gol de fora da área; Mandar a bola para o outro membro passar pelo cone em sentido invertido e repetir o mesmo procedimento no gol oposto.
● A quadra será dividida paralelamente em dois lados, cada lado com uma linha de 4 cones transversalmente a linha do meio da quadra.
● Depois que todas as duplas jogarem, poderá ser realizado uma segunda etapa com os times divididos em duas chaves: das duplas vencedoras e das perdedoras. As duplas só competirão com outras da mesma chave.
- Minha avaliação sobre a 11ª AULA (16/5/2019):
- Conteúdo:
Jogo: Conceitos, Palavras e Mímicas (CPM)
Objetivos:
● Conhecer as características do jogo lúdico.
● Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação.
● Vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema.
● (Re)criar jogos e brincadeiras em função dos sujeitos, espaços e materiais.
Avaliação:
Pontos positivos:
● A maioria da turma se envolveu com o jogo.
Pontos negativos:
● A dificuldade em cumprir com a regra de levantar a mão e só falar após ser autorizado pelo membro do time.
● Participação reduzida com a recusa de alguns em ir na frente.
Obs:
● Mesmo utilizando a regra das advertências, não houve diminuição efetiva do barulho provocado pelos que comentavam e respondiam juntos, tanto que fui advertido pela gestão da escola. Se na próxima não tiver melhor compreensão e respeito as regras terei que encerrar o jogo sem concluí-lo.
● Quanto as respostas no caderno da avaliação da última aula, li coisas positivas e negativas. Alguns respondi no próprio caderno. Mas percebi que na resposta da ⓶ muitos colocaram o fato de eu ter decidido voltar para sala. Durante o jogo tentei intervir algumas vezes para fazer valer a regra de só as meninas fazerem o gol. Então para buscar uma solução coletiva recorri ao recurso de conversarem com todos na sala, já que na quadra era menos favorável.
- Minha avaliação sobre a 12ª AULA (23/5/2019) e videoaula para a prova do 2º Bimestre:
- Conteúdo:
Jogo: Circuito dos fundamentos do futsal
Objetivos:
● Proporcionar a vivência dos fundamentos básicos do futsal para todos os estudantes.
● Compreender o esporte como conteúdo do lazer.
● Analisar o esporte na perspectiva da inclusão/exclusão de sujeitos.
● Vivenciar, analisar e alterar regras de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.
● Conhecer as características do jogo lúdico.
● Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação.
● Vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema.
● (Re)criar jogos e brincadeiras em função dos sujeitos, espaços e materiais.
Avaliação:
Pontos positivos:
● Algumas duplas conseguiram se comportar como equipes, além de perceberem que a estratégia de conduzir a bola lentamente era mais eficiente do que só focar em fazer o percurso o mais rápido possível.
Pontos negativos:
● A maioria da turma não participou ou se envolveu com o jogo.
● Não foi respeitada a regra de só chutar fora da área. (Apesar de ter percebido, não intervi na hora pois julguei que essa regra tinha um elevado nível de exigência que poderia comprometer o desenvolvimento do jogo)
● Apesar da divisão de chaves de vencedores e perdedores ter como objetivo possibilitar uma vivência mais democrática do jogo, confesso que tive dificuldades em administrar. (Tentei contar com a ajuda dos próprios participantes, mas acabei os beneficiando)
Obs:
● No retorno a sala alguns estudantes demoraram chegar no portão da quadra, e consequentemente na sala, mesmo depois de baterem o sinal.
● Quanto a esta atividade de avaliação contínua, muitos disseram que não entenderam que era para ser feito por semana. Apesar de ter dito antes, preferi esclarecer mais uma vez.Abaixo segue a videoaula para a prova desse 2º Bimestre, como dito em sala, foram vários trechos editados com objetivo de:
● Sintetização do conteúdo.
● Dar dinâmica a disciplina permitindo a continuidade e o desenvolvimento dos jogos em sala de aula, favorecendo também, que o vídeo de preparação para a prova possa ser visto e revisto mesmo por aqueles que faltaram a aula.
● Mediar as aulas com este fórum e os conteúdos pedagógicos disponíveis na internet, possibilitando a incorporação desses elementos ao cotidiano de cada estudante.
O conteúdo do vídeo são "As Danças", uma das 6 categorias que fazem parte do ensino da Educação Física abordado em forma de mapa conceitual no 1º Bimestre. Este conteúdo faz parte do meu planejamento, que para além dos elementos teóricos previam a vivência prática da dança folclórica: Catira (Mas isso não será possível principalmente pelo planejamento coletivo quanto a utilização da quadra).
O vídeo contém:
● Conteúdos gerais da dança;
● Matéria jornalística sobre a Catira, e;
● Apresentação da dança Catira pelo Grupo Folclórico Aruanda de Belo Horizonte (Coreografia que já desenvolvi em outra escola e pretendia desenvolver nesta. Afinal de contas, tive o prazer de ser bailarino nesse grupo).
Fica a dica: Como o vídeo foi editado para ser o mais breve possível muitos conteúdos mudam repentinamente, logo sugiro que façam anotações utilizando o recurso de pausar o vídeo. Caso se interessam em assistir os vídeos na íntegra confiram os links abaixo desta videoaula.
Fontes:
Centro de Mídias de Educação do Amazonas - Ed. Física - Aula 2.1 - Danças regionais e folclóricas
https://www.youtube.com/watch?v=TjrSC3CDNrI
Centro de Mídias de Educação do Amazonas - Ed Física - Revisão I - Parte 01
https://www.youtube.com/watch?v=43VlTHP56g0
Globo - História da Catira
http://g1.globo.com/sao-paulo/videos/t/todos-os-videos/v/conheca-a-historia-da-catira-tradicional-danca-caipira/2639092
Grupo Aruanda - Pastoril do Comercinho dos Pretos (Catira)
https://www.youtube.com/watch?v=QQ0TWmgTpyA
- Minha avaliação sobre a 13ª AULA (30/5/2019):
- Conteúdo:
Jogo da prova
Objetivos:
● Revisar e consolidar a aprendizagem dos conteúdos da prova.
● Conhecer as características do jogo lúdico.
● Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação.
● Vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema.
● (Re)criar jogos e brincadeiras em função dos sujeitos, espaços e materiais.
Avaliação:
Pontos positivos:
● A maioria da turma se envolveu com o jogo.
● Sugestão e implementação da regra de pontuação para outro time no caso de recusa de participação.
● Aceitação da continuidade do jogo na próxima aula em sala.
Pontos negativos:
● Necessidade de utilização das advertências para manter o cumprimento das regras.
- Minha avaliação sobre a 14ª AULA (6/6/2019):
- Conteúdo:
Futsal como lazer coletivo (Escolha masculina)
Objetivos:
● Compreender o esporte como conteúdo do lazer.
● Analisar o esporte na perspectiva da inclusão/exclusão de sujeitos.
● Vivenciar, analisar e alterar regras de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.
Avaliação:
Pontos positivos:
● Respeitaram a regra de ir e voltar juntos da quadra.
● Sugestão e vivência do jogo de Peteca.
Pontos negativos:
● Poucos me mostraram o caderno com a atividade de avaliação contínua.
● O futsal só teve participação do gênero masculino.
● Não aceitaram minha sugestão de realizarem campeonato de pontos corridos do jogo de Totó.
- Minha avaliação sobre a 15ª AULA (13/6/2019):
- Conteúdo:
Jogo da prova
Objetivos:
● Revisar e consolidar a aprendizagem dos conteúdos da prova.
● Conhecer as características do jogo lúdico.
● Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação.
● Vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema.
● (Re)criar jogos e brincadeiras em função dos sujeitos, espaços e materiais.
Avaliação:
Pontos positivos:
● A maioria da turma se envolveu com o jogo.
● Conclusão do jogo e aceitação do resultado que consagrou a equipe das 3 fileiras como vitoriosa (Placar final: 2F [7]X[8] 3F).
Pontos negativos:
● Negligência com a regra de se escolher primeiramente umas das questões em que o adversário errou na prova.
- Minha avaliação sobre a 16ª AULA (27/6/2019):
- Conteúdo:
Queimada como lazer coletivo (Escolha feminina)
Objetivos:
● Compreender o esporte como conteúdo do lazer.
● Analisar o esporte na perspectiva da inclusão/exclusão de sujeitos.
● Vivenciar, analisar e alterar regras de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.
Avaliação:
Pontos positivos:
● A maioria da turma participou da aula jogando queimada, totó, peteca ou assistindo a videoaula para a prova.
● Apesar da queimada ter sido escolhida pelas meninas a maioria da turma participou, incluindo os meninos.
Pontos negativos:
● Poucos fizeram a atividade da semana desta avaliação contínua, seja aqui no fórum ou me mostrando o caderno.
● Necessidade de intervenção para que os meninos com a bola de futsal respeitassem o espaço da quadra.
- Atividade de RECUPERAÇÃO (4/7/2018):
- Conteúdo:
Produção de texto dissertativo-argumentativo sobre o tema "A igualdade de gênero na Educação Física e fora da escola"
Objetivos:
● Possibilitar que o estudante alcance a média de pontos do 2º bimestre.
● Analisar o esporte na perspectiva da inclusão/exclusão de sujeitos.
● Compreender a relação entre mídia, indústria esportiva e consumo.
● Analisar a influência da mídia nas práticas esportivas.
● Relacionar os princípios da competição esportiva com a competição na sociedade capitalista.
● Compreender o esporte como direito social.
Data limite para entrega ou postagem aqui no fórum: 11/7/2019
Observação: A atividade é destinada para todos os estudantes. Vale lembrar que foram poucos os que fizeram as atividades de "avaliação contínua" das aulas de cada semana, e alguns não participaram de todas as aulas, bem como, deixaram de assistir a videoaula de preparação para a prova bimestral. Dos 7 pontos que ficaram a meu critério, destinei 3 para participação e 4 para as atividades de avaliação contínua. Foram 7 aulas neste bimestre, ou seja, só alcançou os 7 pontos quem participou de todas as aulas e fez as 7 atividades de "avaliação contínua".
Proposta da atividade:Texto:Futebol feminino: Para além do esporteProf. Diego HenriqueNunca o futebol feminino esteve em tanta evidência como está atualmente no Brasil. Primeira Copa do Mundo transmitida em rede aberta na televisão, regra da CONMEBOL sobre a necessidade de time feminino para participação dos times masculinos na Libertadores, propagandas que provocam a sensibilidade dos brasileiros para a modalidade feminina, e inúmeros outros acontecimentos. A desigualdade de gênero não é restrita ao futebol, mas assim como em outras áreas, aos poucos as mulheres estão preenchendo o espaço que já deveria ser delas. É como diz o refrão da canção cantada pelas jogadoras da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol Feminino. "Qual é, qual é, futebol não é pra mulher? Eu vou mostrar pra você, mané, joga a bola no meu pé". Esse refrão permite a seguinte reflexão: Para conquistar a igualdade, quem está com a "bola" (homem) precisa "jogar a bola no pé" (da mulher). Ou seja, a igualdade de gênero não é uma luta apenas das mulheres.
Atividade:
A partir da leitura do texto e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "A igualdade de gênero na Educação Física e fora da escola", apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
(Entre 10 e 20 linhas)
- 3º Bimestre (Com videoaula para a Prova e para o Jogo do Quiz do 4º Bimestre):
- Conteúdos:
● Jogo da corda 0-3 [Escolha minha]
● Jogo do Quiz
● Futsal como lazer coletivo [Escolha masculina]
● Jogo da prova 2
Objetivos:
● Compreender o esporte como conteúdo do lazer.
● Analisar o esporte na perspectiva da inclusão/exclusão de sujeitos.
● Vivenciar, analisar e alterar regras de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.
● (Re)criar jogos e brincadeiras em função dos sujeitos, espaços e materiais.
● Analisar limites e possibilidades para a prática esportiva de lazer.
● Conhecer as características do jogo lúdico.
● Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação para o lazer.
● Vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema.
Avaliação:
Pontos positivos:
● O Jogo do Quiz possibilitou bons resultados na prova aos que realmente participaram.
● Apesar de poucas pessoas terem participado do jogo da corda foi nítido o desenvolvimento dos participantes no jogo.
Pontos negativos:
● Poucos realmente elaboraram as perguntas e respostas e apenas participaram do jogo utilizando anotações de outras pessoas.
● Como a opção de entregar as 10 perguntas com respostas para receber os 4 pontos de atividades foi oferecida somente no final do bimestre, muitos confundiram com a atividade de recuperação.Videoaula para o 4º Bimestre (Prova e Jogo do Quiz)Desta vez as perguntas e respostas do Jogo do Quiz já estarão elaboradas. A regra básica será um perguntar e o outro procurar a resposta.
Fontes utilizadas na edição:
Centro de Mídias de Educação do Amazonas - Educação Física 01.1 - O que é ginástica?
https://www.youtube.com/watch?v=bM_PNA9HNsI
Centro de Mídias de Educação do Amazonas - Educação Física - Aula 2.1 - Ginástica e Saúde
https://www.youtube.com/watch?v=6HRdx1FfsUc
Centro de Mídias de Educação do Amazonas - Educação Física 05.2 - Ginástica: Ginástica Geral II
https://www.youtube.com/watch?v=DBIueYuEy2w
Centro de Mídias de Educação do Amazonas - Educação Física 02.2 - A imagem corporal
https://www.youtube.com/watch?v=TXOaA1TIqr8- Atividade de RECUPERAÇÃO do 3° Bimestre:
- Conteúdo:
Produção de texto dissertativo-argumentativo sobre o tema "Como a educação pode contribuir para a vivência do lazer na sociedade?"
Objetivos:
● Possibilitar que o estudante alcance a média de pontos do 3º bimestre.
● Analisar o esporte e o lazer na sociedade.
● Compreender o esporte e o lazer como direito social.
Data limite para entrega ou postagem aqui no fórum: 26/09/2019
Observação: A atividade é destinada para todos os estudantes. Vale lembrar que dos 7 pontos que ficaram a meu critério, destinei 3 para participação, e 4 para duas opções de exercícios: a avaliação processual aqui no fórum dos últimos dois bimestres, ou a entrega de 10 perguntas com respostas sobre a seguinte videoaula (https://youtu.be/Iur2RJFbYeQ)
Proposta da atividade:Trechos:“A sociedade não prepara as pessoas para o tempo livre; continua a formá-las para o trabalho; as escolas também continuam educando para o trabalho, mas não educam para o lazer” (Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/turismo-e-hotelaria/politicas-publicas-de-lazer/36621)Apesar do lazer fazer parte da Educação Física, ele precisa ser pedagogicamente abordado. Pois a educação para o lazer não ocorre no simples ato de destinar aulas livres para os estudantes fazerem o que querem, é preciso refletir o lazer como conteúdo educacional.Atividade:A partir da leitura dos trechos acima e com base em seu conhecimento, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Como a educação pode contribuir para a vivência do lazer na sociedade?” apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos.Utilize o seguinte esquema de parágrafos em seu texto:
● 1º Parágrafo: Introdução do tema e da sua ideia.
● 2º Parágrafo: Desenvolvimento da argumentação que justifique sua ideia.
● 3º Parágrafo: Conclusão e fechamento do tema segundo sua ideia.(Entre 10 e 20 linhas)
- Trabalho de Recuperação Complementar:
- Atividade de RECUPERAÇÃO do 4° Bimestre:
- Conteúdo:
Produção de texto dissertativo-argumentativo sobre o tema "Como as aulas de Educação Física podem contribuir na efetivação de uma Imagem Corporal Positiva?"
Objetivos:
● Possibilitar que o estudante alcance a média de pontos do 4º bimestre.
● Analisar as Ginásticas.
● Compreender o conceito de Imagem Corporal.
Data limite para entrega ou postagem aqui no fórum: 5/12/2019
Observação: A atividade é destinada para todos os estudantes. Vale lembrar que dos 5 pontos que ficaram a meu critério, destinei 2 para participação, e 3 para duas opções de exercícios: a avaliação processual aqui no fórum dos últimos bimestres, ou a entrega de 10 perguntas com respostas sobre a seguinte videoaula (https://www.youtube.com/watch?v=OxssP6pPpdE)
Proposta da atividade:Texto:Resolução ENEM 2012 – Questão 23.Disponível em: http://educacao.globo.com/provas/enem-2012/questoes/23.htmlNossa cultura lipofóbica muito contribui para a distorção da imagem corporal, gerando gordos que se veem magros e magros que se veem gordos, numa quase unanimidade de que todos se sentem ou se veem “distorcidos”.Engordamos quando somos gulosos. É pecado da gula que controla a relação do homem com a balança. Todo obeso declarou, um dia, guerra à balança. Para emagrecer é preciso fazer as pazes com a dita cuja, visando adequar-se às necessidades para as quais ela aponta.FREIRE, D. S. Obesidade não pode ser pré-requisito. Disponível em: http//gnt.globo.com.Um comportamento sociocultural contemporâneo e maciçamente difundido pela mídia é a lipofobia, ou seja, aversão à alimentos gordurosos e pessoas acima do peso. A distorção do que é gordo ou magro, segundo o texto, é o resultado da subjetividade pessoal e que engordamos devido as nossas vontades, relacionando o “pecado da gula” à obesidade e à fraqueza de caráter.Atividade:A partir da leitura dos textos e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Como as aulas de Educação Física podem contribuir na efetivação de uma Imagem Corporal Positiva?” apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos.Utilize o seguinte esquema de parágrafos em seu texto:
● 1º Parágrafo: Introdução do tema e da sua ideia.
● 2º Parágrafo: Desenvolvimento da argumentação que justifique sua ideia.
● 3º Parágrafo: Conclusão e fechamento do tema segundo sua ideia.(Entre 10 e 20 linhas)
Última edição por Diego Henrique (Didi) em Sex 29 Nov 2019 - 11:05, editado 18 vez(es)
Diego Henrique (Didi)- Docente
- Nível de Escolaridade : Ensino Superior (Completo)
Estado : Minas Gerais
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 09/04/2018
Pontos de Participação : 174
Pontos de Avaliação : 53
Mensagens : 49
Atividade de recuperação turma 2006
1. Alternativa B
2.Cite pelo menos um momento que você não gostou da última aula? Por que?
A aula na quadra, não a turma ficou muito dividida e nem todos conseguiram interagir
3.Cite pelo menos um momento que você não gostou da última aula? Por que?
Como cheguei a pouco tempo não tive a oportunidade de ter uma aula com explicações, sendo a assim vou considerar a aula em que o professor apresentou o site para a turma, esse site pode ser últil para a turma já que como as aulas são curtas da para aproveitarmos mais, ao inves de passarmos perdendo tempo copiando a atividade podemos estar ganhando mais conhecimento e esclarecendo as nossas duvidas
2.Cite pelo menos um momento que você não gostou da última aula? Por que?
A aula na quadra, não a turma ficou muito dividida e nem todos conseguiram interagir
3.Cite pelo menos um momento que você não gostou da última aula? Por que?
Como cheguei a pouco tempo não tive a oportunidade de ter uma aula com explicações, sendo a assim vou considerar a aula em que o professor apresentou o site para a turma, esse site pode ser últil para a turma já que como as aulas são curtas da para aproveitarmos mais, ao inves de passarmos perdendo tempo copiando a atividade podemos estar ganhando mais conhecimento e esclarecendo as nossas duvidas
Alice Andrade- Discente
- Nível de Escolaridade : Ensino Médio (2º Ano)
Estado : Minas Gerais
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 26/04/2019
Pontos de Participação : 3
Pontos de Avaliação : 2
Mensagens : 1
Re: Avaliação processual da TURMA 2006 na disciplina de Educação Física da E. E. Bolivar Tinoco Mineiro
02/05/2019
1. Alternativa C.
2. O fato do jogo não ser inclusivo. Nem todos gostam de futebol, por isso muita gente preferiu ficar na arquibancada e/ou jogando totó.
3. Que tudo se resolve na base da conversa, democráticamente.
1. Alternativa C.
2. O fato do jogo não ser inclusivo. Nem todos gostam de futebol, por isso muita gente preferiu ficar na arquibancada e/ou jogando totó.
3. Que tudo se resolve na base da conversa, democráticamente.
Agatha Alexia- Discente
- Nível de Escolaridade : Ensino Médio (2º Ano)
Estado : Minas Gerais
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 14/05/2019
Pontos de Participação : 12
Pontos de Avaliação : 6
Mensagens : 6
Re: Avaliação processual da TURMA 2006 na disciplina de Educação Física da E. E. Bolivar Tinoco Mineiro
16/05/19
1. Alternativa B.
2. Acho que a desorganização e todos falando ao mesmo tempo, mas foi uma aula bem interessante.
3. Trabalho em equipe.
1. Alternativa B.
2. Acho que a desorganização e todos falando ao mesmo tempo, mas foi uma aula bem interessante.
3. Trabalho em equipe.
Agatha Alexia- Discente
- Nível de Escolaridade : Ensino Médio (2º Ano)
Estado : Minas Gerais
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 14/05/2019
Pontos de Participação : 12
Pontos de Avaliação : 6
Mensagens : 6
Re: Avaliação processual da TURMA 2006 na disciplina de Educação Física da E. E. Bolivar Tinoco Mineiro
Aula 23/05/2019
1. Alternativa b
2.a aula de hj não foi de acordo com oq deveria acontecer pq não foi TDS q participarão eu msm n participei mas deu pra entender um pouco oq vc queria passar pra gente
3.pq dependendo do q vc vai fazer sozinho n tem como e com uma outra pessoa ao seu lado vc conseguirá fazer oq vc tem q fazer então trabalho em dupla sempre ajuda
1. Alternativa b
2.a aula de hj não foi de acordo com oq deveria acontecer pq não foi TDS q participarão eu msm n participei mas deu pra entender um pouco oq vc queria passar pra gente
3.pq dependendo do q vc vai fazer sozinho n tem como e com uma outra pessoa ao seu lado vc conseguirá fazer oq vc tem q fazer então trabalho em dupla sempre ajuda
Ruan Pablo- Discente
- Nível de Escolaridade : Ensino Médio (2º Ano)
Estado : MG
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 23/05/2019
Pontos de Participação : 12
Pontos de Avaliação : 5
Mensagens : 7
Re: Avaliação processual da TURMA 2006 na disciplina de Educação Física da E. E. Bolivar Tinoco Mineiro
Aula 30/05/2019
1.alternativa A
2.faltou um pouco mais de organização porque não foi todos que participaram muitos não gosta de participar e teve muita conversa você não consegue aprender direito
3.aprendi que nos devemos aprender com nosso próprio erro aí sim que a gente aprende
1.alternativa A
2.faltou um pouco mais de organização porque não foi todos que participaram muitos não gosta de participar e teve muita conversa você não consegue aprender direito
3.aprendi que nos devemos aprender com nosso próprio erro aí sim que a gente aprende
Ruan Pablo- Discente
- Nível de Escolaridade : Ensino Médio (2º Ano)
Estado : MG
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 23/05/2019
Pontos de Participação : 12
Pontos de Avaliação : 5
Mensagens : 7
Re: Avaliação processual da TURMA 2006 na disciplina de Educação Física da E. E. Bolivar Tinoco Mineiro
30/05/2019
1. Alternativa A
2. Na verdade não teve nada que eu não tenha gostado.
3. Que não devemos nos lamentar com erros, porque são inevitáveis de acontecer, então é melhor que aprendemos com eles.
1. Alternativa A
2. Na verdade não teve nada que eu não tenha gostado.
3. Que não devemos nos lamentar com erros, porque são inevitáveis de acontecer, então é melhor que aprendemos com eles.
Agatha Alexia- Discente
- Nível de Escolaridade : Ensino Médio (2º Ano)
Estado : Minas Gerais
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 14/05/2019
Pontos de Participação : 12
Pontos de Avaliação : 6
Mensagens : 6
Re: Avaliação processual da TURMA 2006 na disciplina de Educação Física da E. E. Bolivar Tinoco Mineiro
06/06/2019
1. Alternativa A.
2. Nada que eu não tenha gostado, já que a quadra era só para os meninos. Na verdade, eu até gostei assim porque tivemos mais liberdade de escolher do que brincar.
3. Esporte e comunicação andam juntos.
1. Alternativa A.
2. Nada que eu não tenha gostado, já que a quadra era só para os meninos. Na verdade, eu até gostei assim porque tivemos mais liberdade de escolher do que brincar.
3. Esporte e comunicação andam juntos.
Agatha Alexia- Discente
- Nível de Escolaridade : Ensino Médio (2º Ano)
Estado : Minas Gerais
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 14/05/2019
Pontos de Participação : 12
Pontos de Avaliação : 6
Mensagens : 6
Re: Avaliação processual da TURMA 2006 na disciplina de Educação Física da E. E. Bolivar Tinoco Mineiro
Diego Henrique (Didi) escreveu:2● Cite pelo menos um momento que você não gostou da última aula? Por que?
(Pode ser do conteúdo, da forma que foi ensibnado ou aprendido, do comportamento da turma, etc).
Ah essa última aula eu gostei de tudo foi super tranquilo a maioria das pessoas colaboraram .
3● Cite pelo menos um conteúdo que você aprendeu ou aprimorou na última aula. Em que pode ser útil para sua vida?
(Se não aprendeu nada, o que poderia ter sido diferente na última aula para ter proporcionado aprendizagem).
Não sei o que responder kkk
Fica a dica: Para responder você pode utilizar o botão de citar ou a caixa de resposta rápida no final da página. Lembre-se de colocar pelo menos o número da pergunta antes de cada resposta. Observação: Na pergunta 1 você deve escolher uma das opções e clicar em votar, apesar da possibilidade de votar na primeira participação, não esqueça de também escrever a resposta com relação a essa pergunta em suas mensagens, pois na ferramenta de votação não dá para identificar de quem foram os votos.
Abaixo postarei minhas ponderações e conteúdos complementares sobre cada aula.
(Clique no título para revelar o conteúdo)
Sinta-se a vontade para dar sua opinião, pois ela contribuirá com o planejamento das próximas aulas.
- Minha avaliação sobre a 10ª AULA (9/5/2019) e proposta de jogo para a próxima aula na quadra:
Conteúdo:
Futsal como lazer coletivo para ambos os gêneros e as regras da CBFS
Objetivos:
● Compreender o esporte como conteúdo do lazer.
● Analisar o esporte na perspectiva da inclusão/exclusão de sujeitos.
● Vivenciar, analisar e alterar regras de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.
Avaliação:
Pontos positivos:
● Os jogadores do futsal aceitaram verbalmente a minha sugestão de só as meninas poderem fazer o gol.
● Diferentemente da primeira aula na quadra que só uma menina participou, dessa vez o número foi maior.
Pontos negativos:
● Quando entreguei a bola alguns alunos chutaram a bola aleatoriamente com agressividade.
● Na prática os meninos não tocavam a bola para as meninas e muito menos respeitavam a regra de só elas fazerem o gol (Alguns meninos se queixavam que elas não se moviam, mas em nenhum momento teve atitude de auxiliar na movimentação considerando que era um jogo coletivo).
● Havia pedido um aluno para apitar o jogo, e mesmo ele tentando fazer cumprir as regras, ninguém o respeitou até que ele desistiu.
Obs: No início do jogo alguns meninas falaram que não iriam participar, quando perguntei se participariam com modificações do jogo, elas toparam. A partir daí resolvi colocar em prática uma proposta de jogo com os fundamentos do futsal, já que algumas respostas da prova foram nesse sentido. Peguei os cones e muitos meninos questionaram e mal me deixaram explicar a proposta. Para ser mais justo cedi em continuar com o jogo de futsal em contrapartida de aceitarem a regra de só as meninas fazem o gol. Tentei ser bem democrático, mas isso não colaborou para atingir os objetivos da aula.
Na próxima aula na quadra farei uma intervenção mais ativa na tentativa de todos vivenciarem o futsal de forma mais inclusiva, prazerosa e que pode contribuir para o aprimoramento das habilidades básicas. Um jogo que nomeei como: Circuito dos fundamentos do futsal.
Regras:
● Times formados por duplas de meninos com meninas.
● Duas duplas por vez competirão uma contra a outra. Ganha a que fazer o percurso em menor tempo.
● O percurso consiste em: Passar pelos cones com a bola no pé; Tocar e receber a bola do outro membro; Chutar para dentro do gol de fora da área; Mandar a bola para o outro membro passar pelo cone em sentido invertido e repetir o mesmo procedimento no gol oposto.
● A quadra será dividida paralelamente em dois lados, cada lado com uma linha de 4 cones transversalmente a linha do meio da quadra.
● Depois que todas as duplas jogarem, poderá ser realizado uma segunda etapa com os times divididos em duas chaves: das duplas vencedoras e das perdedoras. As duplas só competirão com outras da mesma chave.
- Minha avaliação sobre a 11ª AULA (16/5/2019):
Conteúdo:
Jogo: Conceitos, Palavras e Mímicas (CPM)
Objetivos:
● Conhecer as características do jogo lúdico.
● Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação.
● Vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema.
● (Re)criar jogos e brincadeiras em função dos sujeitos, espaços e materiais.
Avaliação:
Pontos positivos:
● A maioria da turma se envolveu com o jogo.
Pontos negativos:
● A dificuldade em cumprir com a regra de levantar a mão e só falar após ser autorizado pelo membro do time.
● Participação reduzida com a recusa de alguns em ir na frente.
Obs:
● Mesmo utilizando a regra das advertências, não houve diminuição efetiva do barulho provocado pelos que comentavam e respondiam juntos, tanto que fui advertido pela gestão da escola. Se na próxima não tiver melhor compreensão e respeito as regras terei que encerrar o jogo sem conclui-lo.
● Quanto as respostas no caderno da avaliação da última aula, li coisas positivas e negativas. Alguns respondi no próprio caderno. Mas percebi que na resposta da ⓶ muitos colocaram o fato de eu ter decidido voltar para sala. Durante o jogo tentei intervir algumas vezes para fazer valer a regra de só as meninas fazerem o gol. Então para buscar uma solução coletiva recorri ao recurso de conversarem com todos na sala, já que na quadra era menos favorável.
- Minha avaliação sobre a 12ª AULA (23/5/2019) e Videoaula para a prova do 2º Bimestre:
Conteúdo:
Jogo: Circuito dos fundamentos do futsal
Objetivos:
● Proporcionar a vivência dos fundamentos básicos do futsal para todos os estudantes.
● Compreender o esporte como conteúdo do lazer.
● Analisar o esporte na perspectiva da inclusão/exclusão de sujeitos.
● Vivenciar, analisar e alterar regras de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.
● Conhecer as características do jogo lúdico.
● Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação.
● Vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema.
● (Re)criar jogos e brincadeiras em função dos sujeitos, espaços e materiais.
Avaliação:
Pontos positivos:
● Algumas duplas conseguiram se comportar como equipes, além de perceberem que a estratégia de conduzir a bola lentamente era mais eficiente do que só focar em fazer o percurso o mais rápido possível.
Pontos negativos:
● A maioria da turma não participou ou se envolveu com o jogo.
● Não foi respeitada a regra de só chutar fora da área. (Apesar de ter percebido, não intervi na hora pois julguei que essa regra tinha um elevado nível de exigência que poderia comprometer o desenvolvimento do jogo)
● Apesar da divisão de chaves de vencedores e perdedores ter como objetivo possibilitar uma vivência mais democrática do jogo, confesso que tive dificuldades em administrar. (Tentei contar com a ajuda dos próprios participantes, mas acabei os beneficiando)
Obs:
● No retorno a sala alguns estudantes demoraram chegar no portão da quadra, e consequentemente na sala, mesmo depois de baterem o sinal.
● Quanto a esta atividade de avaliação contínua, muitos disseram que não entenderam que era para ser feito por semana. Apesar de ter dito antes, preferi esclarecer mais uma vez.
Abaixo segue a videoaula para a prova desse 2º Bimestre, como tito em sala, foram vários trechos editados com objetivo de:
● Sintetização do conteúdo.
● Dar dinâmica a disciplina permitindo a continuidade e o desenvolvimento dos jogos em sala de aula, favorecendo também, que o vídeo de preparação para a prova possa ser visto e revisto mesmo por aqueles que faltaram a aula.
● Mediar as aulas com este fórum e os conteúdos pedagógicos disponíveis na internet, possibilitando a incorporação desses elementos ao cotidiano de cada estudante.
O conteúdo do vídeo são "As Danças", uma das 6 categorias que fazem parte do ensino da Educação Física abordado em forma de mapa conceitual no 1º Bimestre. Este conteúdo faz parte do meu planejamento, que para além dos elementos teóricos previam a vivência prática da dança folclórica: Catira (Mas isso não será possível principalmente pelo planejamento coletivo quanto a utilização da quadra).
O vídeo contém:
● Conteúdos gerais da dança;
● Matéria jornalística sobre a Catira, e;
● Apresentação da dança Catira pelo Grupo Folclórico Aruanda de Belo Horizonte (Coreografia que já desenvolvi em outra escola e pretendia desenvolver nesta. Afinal de contas, tive o prazer de ser bailarino nesse grupo).
Fica a dica: Como o vídeo foi editado para ser o mais breve possível muitos conteúdos mudam repentinamente, logo sugiro que façam anotações utilizando o recurso de pausar o vídeo. Caso se interessam em assistir os vídeos na íntegra confiram os links abaixo desta videoaula.
Fontes:
Centro de Mídias de Educação do Amazonas - Ed. Física - Aula 2.1 - Danças regionais e folclóricas
https://www.youtube.com/watch?v=TjrSC3CDNrI
Centro de Mídias de Educação do Amazonas - Ed Física - Revisão I - Parte 01
https://www.youtube.com/watch?v=43VlTHP56g0
Globo - História da Catira
http://g1.globo.com/sao-paulo/videos/t/todos-os-videos/v/conheca-a-historia-da-catira-tradicional-danca-caipira/2639092
Grupo Aruanda - Pastoril do Comercinho dos Pretos (Catira)
https://www.youtube.com/watch?v=QQ0TWmgTpyA
- Minha avaliação sobre a 13ª AULA (30/5/2019):
Conteúdo:
Jogo da prova
Objetivos:
● Revisar e consolidar a aprendizagem dos conteúdos da prova.
● Conhecer as características do jogo lúdico.
● Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação.
● Vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema.
● (Re)criar jogos e brincadeiras em função dos sujeitos, espaços e materiais.
Avaliação:
Pontos positivos:
● A maioria da turma se envolveu com o jogo.
● Sugestão e implementação da regra de pontuação para outro time no caso de recusa de participação.
● Aceitação da continuidade do jogo na próxima aula em sala.
Pontos negativos:
● Necessidade de utilização das advertências para manter o cumprimento das regras.
- Minha avaliação sobre a 14ª AULA (6/6/2019):
Conteúdo:
Futsal como lazer coletivo (Escolha masculina)
Objetivos:
● Compreender o esporte como conteúdo do lazer.
● Analisar o esporte na perspectiva da inclusão/exclusão de sujeitos.
● Vivenciar, analisar e alterar regras de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.
Avaliação:
Pontos positivos:
● Respeitaram a regra de ir e voltar juntos da quadra.
● Sugestão e vivência do jogo de Peteca.
Pontos negativos:
● Poucos me mostraram o caderno com a atividade de avaliação contínua.
● O futsal só teve participação do gênero masculino.
● Não aceitaram minha sugestão de realizarem campeonato de pontos corridos do jogo de Totó.
- Minha avaliação sobre a 15ª AULA (13/6/2019):
Conteúdo:
Jogo da prova
Objetivos:
● Revisar e consolidar a aprendizagem dos conteúdos da prova.
● Conhecer as características do jogo lúdico.
● Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação.
● Vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema.
● (Re)criar jogos e brincadeiras em função dos sujeitos, espaços e materiais.
Avaliação:
Pontos positivos:
● A maioria da turma se envolveu com o jogo.
● Conclusão do jogo e aceitação do resultado que consagrou a equipe das 3 fileiras como vitoriosa (Placar final: 2F [7]X[8] 3F).
Pontos negativos:
● Negligência com a regra de se escolher primeiramente umas das questões em que o adversário errou na prova.
- Minha avaliação sobre a 16ª AULA (27/6/2019):
Conteúdo:
Queimada como lazer coletivo (Escolha feminina)
Objetivos:
● Compreender o esporte como conteúdo do lazer.
● Analisar o esporte na perspectiva da inclusão/exclusão de sujeitos.
● Vivenciar, analisar e alterar regras de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.
Avaliação:
Pontos positivos:
● A maioria da turma participou da aula jogando queimada, totó, peteca ou assistindo a videoaula para a prova.
● Apesar da queimada ter sido escolhida pelas meninas a maioria da turma participou, incluindo os meninos.
Pontos negativos:
● Poucos fizeram a atividade da semana desta avaliação contínua, seja aqui no fórum ou me mostrando o caderno.
● Necessidade de intervenção para que os meninos com a bola de futsal respeitassem o espaço da quadra.
Giovana da Cruz- Discente
- Nível de Escolaridade : Ensino Médio (2º Ano)
Estado : Minas Gerais
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 16/06/2019
Pontos de Participação : 5
Pontos de Avaliação : 3
Mensagens : 2
Re: Avaliação processual da TURMA 2006 na disciplina de Educação Física da E. E. Bolivar Tinoco Mineiro
Nathielly caroliny escreveu:1-A
2-A aula foi surper tranquila ,gostei muito, não achei nenhuma parte negativa nela.
3-nenhum
Nathielly caroliny- Discente
- Nível de Escolaridade : Ensino Médio (2º Ano)
Estado : Minas gerais
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 26/04/2019
Pontos de Participação : 6
Pontos de Avaliação : 3
Mensagens : 3
Atividade 04/07/2019
Atividade de recuperação
A igualdade e desigualdade na educação física tem muitas porque muitos homens acaba sendo machista e não deixam as mulheres jogar ou fazer qualquer atividade de qualquer coisa então muitos têm essa desigualdade mas alguns n se importa com isso porque todos são iguais então não deveria ter essa desigualdade toda com qualquer pessoa por causa que todos somos humanos só q cada um com sua sexualidade diferente mas não deixamos de ser iguais uns aos outros.
A igualdade e desigualdade na rua já na rua isso e o que mais acontece porque muitos homens são machista em relação do que as mulheres fazem na rua ou em qualquer lugar e tipo essa desigualdade tinha que acabar porque todos somos iguais só com sexos diferentes na minha opinião deveríamos tentar mudar o jeito de ser pra poder ter um mundo se desigualdade e da mais liberdade para as mulheres participa mais pra ficarmos todos igual
A igualdade e desigualdade na educação física tem muitas porque muitos homens acaba sendo machista e não deixam as mulheres jogar ou fazer qualquer atividade de qualquer coisa então muitos têm essa desigualdade mas alguns n se importa com isso porque todos são iguais então não deveria ter essa desigualdade toda com qualquer pessoa por causa que todos somos humanos só q cada um com sua sexualidade diferente mas não deixamos de ser iguais uns aos outros.
A igualdade e desigualdade na rua já na rua isso e o que mais acontece porque muitos homens são machista em relação do que as mulheres fazem na rua ou em qualquer lugar e tipo essa desigualdade tinha que acabar porque todos somos iguais só com sexos diferentes na minha opinião deveríamos tentar mudar o jeito de ser pra poder ter um mundo se desigualdade e da mais liberdade para as mulheres participa mais pra ficarmos todos igual
Ruan Pablo- Discente
- Nível de Escolaridade : Ensino Médio (2º Ano)
Estado : MG
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 23/05/2019
Pontos de Participação : 12
Pontos de Avaliação : 5
Mensagens : 7
Re: Avaliação processual da TURMA 2006 na disciplina de Educação Física da E. E. Bolivar Tinoco Mineiro
Atividade de recuperação
Onde elas estão?
A desigualdade de gênero é uma das pautas mais importantes discutidas no século XXI. Ela se aplica em áreas profissionais, acadêmicas, corriqueiras, etc. Na Educação Física também é existente, visto que desde muitos anos, essa grade fora vista como uma atividade voltada apenas para o público masculino.
Para que algo tenha uma luta específica, logicamente é necessária uma carga histórica. Pelo fato da figura feminina desde muitos anos ser vista com inferioridade perante ao homem, consequemente a sociedade se transformou em uma sociedade patriarcal extramamente misógina, onde mulheres não poderiam exercer o/ou fazer as mesmas coisas que um homem faz, como praticar esportes, que como já citado, era visto como uma atividade somente para homens.
Como o passado é a base do presente, meninas, hoje, são ensinadas e reproduzem discursos machistas passados de geração à geração, deixando de praticar várias coisas por conta disso. A insegurança, machismo, misoginia, repressão, tudo isso contribui para que a presença das mulheres seja menor.
Felizmente, a visibilidade delas tem sido muito maior, graças às vozes que ecoam e não são abafadas e essa é uma das formas para combater a desigualde de gênero, principalmente na educação física: a visibilidade.
É concluído que passos grandes foram tomados, mas outros maiores hão de ser caminhados. A presença da mulher é essencial e importante em qualquer lugar!
Onde elas estão?
A desigualdade de gênero é uma das pautas mais importantes discutidas no século XXI. Ela se aplica em áreas profissionais, acadêmicas, corriqueiras, etc. Na Educação Física também é existente, visto que desde muitos anos, essa grade fora vista como uma atividade voltada apenas para o público masculino.
Para que algo tenha uma luta específica, logicamente é necessária uma carga histórica. Pelo fato da figura feminina desde muitos anos ser vista com inferioridade perante ao homem, consequemente a sociedade se transformou em uma sociedade patriarcal extramamente misógina, onde mulheres não poderiam exercer o/ou fazer as mesmas coisas que um homem faz, como praticar esportes, que como já citado, era visto como uma atividade somente para homens.
Como o passado é a base do presente, meninas, hoje, são ensinadas e reproduzem discursos machistas passados de geração à geração, deixando de praticar várias coisas por conta disso. A insegurança, machismo, misoginia, repressão, tudo isso contribui para que a presença das mulheres seja menor.
Felizmente, a visibilidade delas tem sido muito maior, graças às vozes que ecoam e não são abafadas e essa é uma das formas para combater a desigualde de gênero, principalmente na educação física: a visibilidade.
É concluído que passos grandes foram tomados, mas outros maiores hão de ser caminhados. A presença da mulher é essencial e importante em qualquer lugar!
Agatha Alexia- Discente
- Nível de Escolaridade : Ensino Médio (2º Ano)
Estado : Minas Gerais
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 14/05/2019
Pontos de Participação : 12
Pontos de Avaliação : 6
Mensagens : 6
Re: Avaliação processual da TURMA 2006 na disciplina de Educação Física da E. E. Bolivar Tinoco Mineiro
Parabéns por sua atitude de fazer a atividade! Como você não ficou abaixo da média não precisou da nota substitutiva dessa recuperação.Ruan Pablo escreveu:Atividade de recuperação
A igualdade e desigualdade na educação física tem muitas porque muitos homens acaba sendo machista e não deixam as mulheres jogar ou fazer qualquer atividade de qualquer coisa então muitos têm essa desigualdade mas algunsnse importa com isso porque todos são iguais então não deveria ter essa desigualdade toda com qualquer pessoa por causa que todos somos humanos sóqcada um com sua sexualidade diferente mas não deixamos de ser iguais uns aos outros.
A igualdade e desigualdade na rua já na rua isso e o que mais acontece porque muitos homens são machista em relação do que as mulheres fazem na rua ou em qualquer lugar e tipo essa desigualdade tinha que acabar porque todos somos iguais só com sexos diferentes na minha opinião deveríamos tentar mudar o jeito de ser pra poder ter um mundo se desigualdade e da mais liberdade para as mulheres participa maispraficarmos todos igual
Quanto ao texto risquei algumas palavras que não são apropriadas em redação ou aqui no fórum. Outra coisa que comprometeu meu entendimento sobre o seu texto foi a falta de utilização de pontuações, como: vírgulas e ponto final. Considere essas ponderações como aprendizagem para a próxima participação.
Parabéns por sua atitude de fazer a atividade! Como você não ficou abaixo da média não precisou da nota substitutiva dessa recuperação.Agatha Alexia escreveu:Atividade de recuperação
Onde elas estão?
A desigualdade de gênero é uma das pautas mais importantes discutidas no século XXI. Ela se aplica em áreas profissionais, acadêmicas, corriqueiras, etc. Na Educação Física também é existente, visto que desde muitos anos, essa grade fora vista como uma atividade voltada apenas para o público masculino.
Para que algo tenha uma luta específica, logicamente é necessária uma carga histórica. Pelo fato da figura feminina desde muitos anos ser vista com inferioridade perante ao homem,consequementea sociedade se transformou em uma sociedade patriarcalextramamentemisógina, onde mulheres não poderiam exercer o/ou fazer as mesmas coisas que um homem faz, como praticar esportes, que como já citado, era visto como uma atividade somente para homens.
Como o passado é a base do presente, meninas, hoje, são ensinadas e reproduzem discursos machistas passados de geração à geração, deixando de praticar várias coisas por conta disso. A insegurança, machismo, misoginia, repressão, tudo isso contribui para que a presença das mulheres seja menor.
Felizmente, a visibilidade delas tem sido muito maior, graças às vozes que ecoam e não são abafadas e essa é uma das formas para combater adesigualdede gênero, principalmente na educação física: a visibilidade.
É concluído que passos grandes foram tomados, mas outros maiores hão de ser caminhados. A presença da mulher é essencial e importante em qualquer lugar!
Quanto ao texto risquei algumas palavras que o dicionário do meu navegador detectou como incorretas. Mas seu texto está muito bem escrito, sua opinião está clara, e ainda utilizou algumas palavras rebuscadas que dão carácter acadêmico para sua redação. Esse texto você construiu só com suas próprias palavras?
Diego Henrique (Didi)- Docente
- Nível de Escolaridade : Ensino Superior (Completo)
Estado : Minas Gerais
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 09/04/2018
Pontos de Participação : 174
Pontos de Avaliação : 53
Mensagens : 49
Re: Avaliação processual da TURMA 2006 na disciplina de Educação Física da E. E. Bolivar Tinoco Mineiro
1° bimestre:
1) letra c
2) não teve nenhum ponto negativo nas aula
3) não teve como eu aprimorar muito pq eu já entrei no final do primeiro bimestre
1) letra c
2) não teve nenhum ponto negativo nas aula
3) não teve como eu aprimorar muito pq eu já entrei no final do primeiro bimestre
Ruan Pablo- Discente
- Nível de Escolaridade : Ensino Médio (2º Ano)
Estado : MG
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 23/05/2019
Pontos de Participação : 12
Pontos de Avaliação : 5
Mensagens : 7
Re: Avaliação processual da TURMA 2006 na disciplina de Educação Física da E. E. Bolivar Tinoco Mineiro
2°bimestre
1) letra B
2) acho que não teve nada que me incomodou pra ter algum ponto negativo
3) eu não aprimorei quase nada porque no teve oportunidade de estudar mais sobre o conteúdo então n consegui entender nada
1) letra B
2) acho que não teve nada que me incomodou pra ter algum ponto negativo
3) eu não aprimorei quase nada porque no teve oportunidade de estudar mais sobre o conteúdo então n consegui entender nada
Ruan Pablo- Discente
- Nível de Escolaridade : Ensino Médio (2º Ano)
Estado : MG
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 23/05/2019
Pontos de Participação : 12
Pontos de Avaliação : 5
Mensagens : 7
Re: Avaliação processual da TURMA 2006 na disciplina de Educação Física da E. E. Bolivar Tinoco Mineiro
3°bimestre:
1) letra B
2) não teve nenhum ponto negativo na aula foi super tranquilo
3) infelizmente eu n aprimorei muitas coisas
1) letra B
2) não teve nenhum ponto negativo na aula foi super tranquilo
3) infelizmente eu n aprimorei muitas coisas
Ruan Pablo- Discente
- Nível de Escolaridade : Ensino Médio (2º Ano)
Estado : MG
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 23/05/2019
Pontos de Participação : 12
Pontos de Avaliação : 5
Mensagens : 7
Re: Avaliação processual da TURMA 2006 na disciplina de Educação Física da E. E. Bolivar Tinoco Mineiro
1-b
2 da última aula o professor desceria com a turma a para o laboratório de informática porém apenas descemos não participamos pois não deu tempo pois ele deixou para a ultima hora
3● nenhum ,pois com a aula no primeiro horário dificulta a apredizado por ser horário de entrada
2 da última aula o professor desceria com a turma a para o laboratório de informática porém apenas descemos não participamos pois não deu tempo pois ele deixou para a ultima hora
3● nenhum ,pois com a aula no primeiro horário dificulta a apredizado por ser horário de entrada
Nathielly caroliny- Discente
- Nível de Escolaridade : Ensino Médio (2º Ano)
Estado : Minas gerais
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 26/04/2019
Pontos de Participação : 6
Pontos de Avaliação : 3
Mensagens : 3
Re: Avaliação processual da TURMA 2006 na disciplina de Educação Física da E. E. Bolivar Tinoco Mineiro
Essa aula que você mencionou é desse 3º bimestre. A avaliação processual de agora é somente com relação ao 1º e 2º bimestre, o 3º será quando estivermos no 4º.Nathielly caroliny escreveu:1-b
2 da última aula o professor desceria com a turma a para o laboratório de informática porém apenas descemos não participamos pois não deu tempo pois ele deixou para a ultima hora
3● nenhum ,pois com a aula no primeiro horário dificulta a apredizado por ser horário de entrada
Pode adequar para eu atribuir os pontos corretamente?
Diego Henrique (Didi)- Docente
- Nível de Escolaridade : Ensino Superior (Completo)
Estado : Minas Gerais
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 09/04/2018
Pontos de Participação : 174
Pontos de Avaliação : 53
Mensagens : 49
Re: Avaliação processual da TURMA 2006 na disciplina de Educação Física da E. E. Bolivar Tinoco Mineiro
• 1° bimestre.
1. Letra B
2. Acho que a falta de interesse das pessoas. Eu sou uma delas, não minto, mas é porque jogos nunca foram tão chamativos pra mim. Tirando isso, não tenha nada que não gostei.
3. Trabalho em equipe e disciplina. Eu acho que essas são as coisas principais que se aprende praticando qualquer esporte.
• 2° Bimestre.
1. Letra B
2. Nesse bimestre foi mais tranquilo, não vi nada que não gostei. O problema sou eu mesmo, porque não gosto muito de educação física.
3. Um pouco do meu conhecimento sobre danças.
1. Letra B
2. Acho que a falta de interesse das pessoas. Eu sou uma delas, não minto, mas é porque jogos nunca foram tão chamativos pra mim. Tirando isso, não tenha nada que não gostei.
3. Trabalho em equipe e disciplina. Eu acho que essas são as coisas principais que se aprende praticando qualquer esporte.
• 2° Bimestre.
1. Letra B
2. Nesse bimestre foi mais tranquilo, não vi nada que não gostei. O problema sou eu mesmo, porque não gosto muito de educação física.
3. Um pouco do meu conhecimento sobre danças.
Agatha Alexia- Discente
- Nível de Escolaridade : Ensino Médio (2º Ano)
Estado : Minas Gerais
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 14/05/2019
Pontos de Participação : 12
Pontos de Avaliação : 6
Mensagens : 6
Re: Avaliação processual da TURMA 2006 na disciplina de Educação Física da E. E. Bolivar Tinoco Mineiro
Atividade de recuperação do 3° bimestre
Nos dias de hoje nos deparamos com situações das quais não sabemos identificar semelhança ou fazer ligações de determinados assuntos assim como o lazer e a educação , São sim dois temas diferentes mas podemos procurar maneiras de interligalos. Quando se fala de lazer logo imaginamos algo prazeroso de se fazer , situações nas quais nos animam, atividades q gostamos de exercer. Quando se trata de educação logo pensamos em regras ou algum principio a ser seguido e porque não passar a pensar nos dois temas de forma homogênea como por exemplo um jogo, um esporte, qualquer tipo de competição ou brincadeira exigem regras é nescessaria a educação para seguilas e assim a brincadeira se torna mais divertida do que se fosse de forma aleatória. Pegue como exemplo uma criança elas gostam de brincar de qalquer jeito mas a brincadeira não fica muito mais divertida quando todas as crianças seguem as regras brincando educadamente de uma maneira correta .
Nos dias de hoje nos deparamos com situações das quais não sabemos identificar semelhança ou fazer ligações de determinados assuntos assim como o lazer e a educação , São sim dois temas diferentes mas podemos procurar maneiras de interligalos. Quando se fala de lazer logo imaginamos algo prazeroso de se fazer , situações nas quais nos animam, atividades q gostamos de exercer. Quando se trata de educação logo pensamos em regras ou algum principio a ser seguido e porque não passar a pensar nos dois temas de forma homogênea como por exemplo um jogo, um esporte, qualquer tipo de competição ou brincadeira exigem regras é nescessaria a educação para seguilas e assim a brincadeira se torna mais divertida do que se fosse de forma aleatória. Pegue como exemplo uma criança elas gostam de brincar de qalquer jeito mas a brincadeira não fica muito mais divertida quando todas as crianças seguem as regras brincando educadamente de uma maneira correta .
Giovana da Cruz- Discente
- Nível de Escolaridade : Ensino Médio (2º Ano)
Estado : Minas Gerais
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 16/06/2019
Pontos de Participação : 5
Pontos de Avaliação : 3
Mensagens : 2
Recuperação
Certamente a educação e a porta para a vida no meio da sociedade com ela temos a vontage de poder viver livre ,com a educação podemos desfrutar de algo que sempre sonhamos ,a educação certamente e o meio mais eficaz de conquista momentos de lazer e de alegria na sociedade. educação é hoje entendida como o grande destaque para o desenvolvimento, e o lazer, um excelente e suave instrumento para impulsionar o indivíduo a desenvolver-se, a aperfeiçoar-se, a ampliar os seus interesses e a sua esfera de responsabilidades .De ambos deve-SE ter os dois no meio da sociedade ,pois com eles teremos um grande futuro.
Nathielly caroliny- Discente
- Nível de Escolaridade : Ensino Médio (2º Ano)
Estado : Minas gerais
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 26/04/2019
Pontos de Participação : 6
Pontos de Avaliação : 3
Mensagens : 3
Recuperação
Diego Henrique (Didi) escreveu:2● Cite pelo menos uma aula que você não gostou do último bimestre? Por que?
Não teve algo que não gostei , não sou muito fã de esportes mais jogar peteca estar sendo muito bom para mim .
3● Cite pelo menos um conteúdo que você aprendeu ou aprimorou do último bimestre. Qual foi a contribuição para seu desenvolvimento pessoal?
Ouvir muito de dança, vi o vídeo só não me aprimorei mais pois as vezes chego no 2 horário porque trabalho
Questão 1
Alternativa B
Fica a dica: Para responder você pode utilizar o botão de citar ou a caixa de resposta rápida no final da página. Lembre-se de colocar pelo menos o número da pergunta antes de cada resposta. Observação: Na pergunta 1 você deve escolher uma das opções e clicar em votar, apesar da possibilidade de votar na primeira participação, não esqueça de também escrever a resposta com relação a essa pergunta em suas mensagens, pois na ferramenta de votação não dá para identificar de quem foram os votos.Abaixo irei postando minhas ponderações.
(Clique no título para revelar o conteúdo)
Sinta-se a vontade para dar sua opinião, pois ela contribuirá com o planejamento das próximas aulas.
- 1º Bimestre:
Conteúdos:
● Mapa conceitual da Educação Física
● Jogo com o mínimo de regras estabelecendo novas conforme necessidade [Escolha minha]
● Jogo: Conceitos, Palavras e Mímicas (CPM)
● Futsal como lazer coletivo e as regras da CBFS [Escolha coletiva]
Objetivos:
● Compreender o esporte como conteúdo do lazer.
● Analisar o esporte na perspectiva da inclusão/exclusão de sujeitos.
● Vivenciar, analisar e alterar regras de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.
● (Re)criar jogos e brincadeiras em função dos sujeitos, espaços e materiais.
● Conhecer as características do jogo lúdico.
● Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação para o lazer.
● Vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema.
Avaliação:
Pontos positivos:
● Tentativa de planejamento que incluía as meninas sem necessidade de separar por gêneros.
● Número de participantes no jogo CPM.
Pontos negativos:
● Poucos faziam a atividade de avaliação contínua.
● A inclusão das meninas no futsal não foi efetiva.
● O livro de regras da CBFS não foi devidamente utilizado. Como não tive tempo de aprofundar ele nas aulas da sala, decidi retirar essa opção de participação.
● A turma foi muito resistente com minha proposta na quadra e consequentemente não consegui realizar o que planejei.
- 2º Bimestre:
* Abaixo segue as ponderações quanto a minha autoavaliação, já que as avaliações sobre cada aula da turma estão após a videoaula.
Avaliação:
Pontos positivos:
● A anotação e pontuação individual de participações contribuiu com o aumento do número de estudantes que participaram das aulas.
● A mudança na utilização da quadra tornou mais efetiva a participação das meninas e possibilitou uma variação das atividades nas aulas.
Pontos negativos:
● Subestimei a atitude da turma com relação a videoaula, pois acreditei que mesmo não conseguindo passar em sala, muitos iriam assistir e ir bem na prova, o que não aconteceu.
● Demorei muito tempo para perceber que o jogo CPM não era adequado para as condições das aulas.
● Errei quanto as advertências, pois minha atitude de só alertar prejudicou o desenvolvimento da turma.
● Nos momentos que olhava os cadernos acabei diminuindo minhas intervenções nas aulas, o que somado a conduta de alguns, prejudicou o processo de aprendizagem de outros.Videoaula para o 3º Bimestre (Prova e Jogo do Quiz)Lembre-se que para o jogo do Quiz cada um precisa ter no caderno perguntas com respostas somente da videoaula. A regra básica é o outro responder sem olhar o caderno de quem fez a pergunta.
Fica a dica: Quanto mais perguntas tiver no caderno melhor pode ser o desempenho no jogo.
Fontes utilizadas na edição:
Centro de Mídias de Educação do Amazonas - Ed. Física - 02.2 - O esporte com intenções de lazer e profissionalização.
https://www.youtube.com/watch?v=rvOfZP2NMsI
Centro de Mídias de Educação do Amazonas - Educação física - 4.1 - Lazer: conceitos
https://www.youtube.com/watch?v=vT3ajmnVvPo
Centro de Mídias de Educação do Amazonas - Educação Física - 12.1 - O esporte como um direito social.
https://www.youtube.com/watch?v=BCEuxskUKYs
Centro de Mídias de Educação do Amazonas - Educação Física 11.2 - Valores e ética no esporte.
https://www.youtube.com/watch?v=x4HkivWtRns
- Minha avaliação sobre a 10ª AULA (9/5/2019) e proposta de jogo para a próxima aula na quadra:
Conteúdo:
Futsal como lazer coletivo para ambos os gêneros e as regras da CBFS
Objetivos:
● Compreender o esporte como conteúdo do lazer.
● Analisar o esporte na perspectiva da inclusão/exclusão de sujeitos.
● Vivenciar, analisar e alterar regras de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.
Avaliação:
Pontos positivos:
● Os jogadores do futsal aceitaram verbalmente a minha sugestão de só as meninas poderem fazer o gol.
● Diferentemente da primeira aula na quadra que só uma menina participou, dessa vez o número foi maior.
Pontos negativos:
● Quando entreguei a bola alguns alunos chutaram a bola aleatoriamente com agressividade.
● Na prática os meninos não tocavam a bola para as meninas e muito menos respeitavam a regra de só elas fazerem o gol (Alguns meninos se queixavam que elas não se moviam, mas em nenhum momento teve atitude de auxiliar na movimentação considerando que era um jogo coletivo).
● Havia pedido um aluno para apitar o jogo, e mesmo ele tentando fazer cumprir as regras, ninguém o respeitou até que ele desistiu.
Obs: No início do jogo alguns meninas falaram que não iriam participar, quando perguntei se participariam com modificações do jogo, elas toparam. A partir daí resolvi colocar em prática uma proposta de jogo com os fundamentos do futsal, já que algumas respostas da prova foram nesse sentido. Peguei os cones e muitos meninos questionaram e mal me deixaram explicar a proposta. Para ser mais justo cedi em continuar com o jogo de futsal em contrapartida de aceitarem a regra de só as meninas fazem o gol. Tentei ser bem democrático, mas isso não colaborou para atingir os objetivos da aula.
Na próxima aula na quadra farei uma intervenção mais ativa na tentativa de todos vivenciarem o futsal de forma mais inclusiva, prazerosa e que pode contribuir para o aprimoramento das habilidades básicas. Um jogo que nomeei como: Circuito dos fundamentos do futsal.
Regras:
● Times formados por duplas de meninos com meninas.
● Duas duplas por vez competirão uma contra a outra. Ganha a que fazer o percurso em menor tempo.
● O percurso consiste em: Passar pelos cones com a bola no pé; Tocar e receber a bola do outro membro; Chutar para dentro do gol de fora da área; Mandar a bola para o outro membro passar pelo cone em sentido invertido e repetir o mesmo procedimento no gol oposto.
● A quadra será dividida paralelamente em dois lados, cada lado com uma linha de 4 cones transversalmente a linha do meio da quadra.
● Depois que todas as duplas jogarem, poderá ser realizado uma segunda etapa com os times divididos em duas chaves: das duplas vencedoras e das perdedoras. As duplas só competirão com outras da mesma chave.
- Minha avaliação sobre a 11ª AULA (16/5/2019):
Conteúdo:
Jogo: Conceitos, Palavras e Mímicas (CPM)
Objetivos:
● Conhecer as características do jogo lúdico.
● Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação.
● Vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema.
● (Re)criar jogos e brincadeiras em função dos sujeitos, espaços e materiais.
Avaliação:
Pontos positivos:
● A maioria da turma se envolveu com o jogo.
Pontos negativos:
● A dificuldade em cumprir com a regra de levantar a mão e só falar após ser autorizado pelo membro do time.
● Participação reduzida com a recusa de alguns em ir na frente.
Obs:
● Mesmo utilizando a regra das advertências, não houve diminuição efetiva do barulho provocado pelos que comentavam e respondiam juntos, tanto que fui advertido pela gestão da escola. Se na próxima não tiver melhor compreensão e respeito as regras terei que encerrar o jogo sem conclui-lo.
● Quanto as respostas no caderno da avaliação da última aula, li coisas positivas e negativas. Alguns respondi no próprio caderno. Mas percebi que na resposta da ⓶ muitos colocaram o fato de eu ter decidido voltar para sala. Durante o jogo tentei intervir algumas vezes para fazer valer a regra de só as meninas fazerem o gol. Então para buscar uma solução coletiva recorri ao recurso de conversarem com todos na sala, já que na quadra era menos favorável.
- Minha avaliação sobre a 12ª AULA (23/5/2019) e videoaula para a prova do 2º Bimestre:
Conteúdo:
Jogo: Circuito dos fundamentos do futsal
Objetivos:
● Proporcionar a vivência dos fundamentos básicos do futsal para todos os estudantes.
● Compreender o esporte como conteúdo do lazer.
● Analisar o esporte na perspectiva da inclusão/exclusão de sujeitos.
● Vivenciar, analisar e alterar regras de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.
● Conhecer as características do jogo lúdico.
● Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação.
● Vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema.
● (Re)criar jogos e brincadeiras em função dos sujeitos, espaços e materiais.
Avaliação:
Pontos positivos:
● Algumas duplas conseguiram se comportar como equipes, além de perceberem que a estratégia de conduzir a bola lentamente era mais eficiente do que só focar em fazer o percurso o mais rápido possível.
Pontos negativos:
● A maioria da turma não participou ou se envolveu com o jogo.
● Não foi respeitada a regra de só chutar fora da área. (Apesar de ter percebido, não intervi na hora pois julguei que essa regra tinha um elevado nível de exigência que poderia comprometer o desenvolvimento do jogo)
● Apesar da divisão de chaves de vencedores e perdedores ter como objetivo possibilitar uma vivência mais democrática do jogo, confesso que tive dificuldades em administrar. (Tentei contar com a ajuda dos próprios participantes, mas acabei os beneficiando)
Obs:
● No retorno a sala alguns estudantes demoraram chegar no portão da quadra, e consequentemente na sala, mesmo depois de baterem o sinal.
● Quanto a esta atividade de avaliação contínua, muitos disseram que não entenderam que era para ser feito por semana. Apesar de ter dito antes, preferi esclarecer mais uma vez.Abaixo segue a videoaula para a prova desse 2º Bimestre, como tito em sala, foram vários trechos editados com objetivo de:
● Sintetização do conteúdo.
● Dar dinâmica a disciplina permitindo a continuidade e o desenvolvimento dos jogos em sala de aula, favorecendo também, que o vídeo de preparação para a prova possa ser visto e revisto mesmo por aqueles que faltaram a aula.
● Mediar as aulas com este fórum e os conteúdos pedagógicos disponíveis na internet, possibilitando a incorporação desses elementos ao cotidiano de cada estudante.
O conteúdo do vídeo são "As Danças", uma das 6 categorias que fazem parte do ensino da Educação Física abordado em forma de mapa conceitual no 1º Bimestre. Este conteúdo faz parte do meu planejamento, que para além dos elementos teóricos previam a vivência prática da dança folclórica: Catira (Mas isso não será possível principalmente pelo planejamento coletivo quanto a utilização da quadra).
O vídeo contém:
● Conteúdos gerais da dança;
● Matéria jornalística sobre a Catira, e;
● Apresentação da dança Catira pelo Grupo Folclórico Aruanda de Belo Horizonte (Coreografia que já desenvolvi em outra escola e pretendia desenvolver nesta. Afinal de contas, tive o prazer de ser bailarino nesse grupo).
Fica a dica: Como o vídeo foi editado para ser o mais breve possível muitos conteúdos mudam repentinamente, logo sugiro que façam anotações utilizando o recurso de pausar o vídeo. Caso se interessam em assistir os vídeos na íntegra confiram os links abaixo desta videoaula.
Fontes:
Centro de Mídias de Educação do Amazonas - Ed. Física - Aula 2.1 - Danças regionais e folclóricas
https://www.youtube.com/watch?v=TjrSC3CDNrI
Centro de Mídias de Educação do Amazonas - Ed Física - Revisão I - Parte 01
https://www.youtube.com/watch?v=43VlTHP56g0
Globo - História da Catira
http://g1.globo.com/sao-paulo/videos/t/todos-os-videos/v/conheca-a-historia-da-catira-tradicional-danca-caipira/2639092
Grupo Aruanda - Pastoril do Comercinho dos Pretos (Catira)
https://www.youtube.com/watch?v=QQ0TWmgTpyA
- Minha avaliação sobre a 13ª AULA (30/5/2019):
Conteúdo:
Jogo da prova
Objetivos:
● Revisar e consolidar a aprendizagem dos conteúdos da prova.
● Conhecer as características do jogo lúdico.
● Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação.
● Vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema.
● (Re)criar jogos e brincadeiras em função dos sujeitos, espaços e materiais.
Avaliação:
Pontos positivos:
● A maioria da turma se envolveu com o jogo.
● Sugestão e implementação da regra de pontuação para outro time no caso de recusa de participação.
● Aceitação da continuidade do jogo na próxima aula em sala.
Pontos negativos:
● Necessidade de utilização das advertências para manter o cumprimento das regras.
- Minha avaliação sobre a 14ª AULA (6/6/2019):
Conteúdo:
Futsal como lazer coletivo (Escolha masculina)
Objetivos:
● Compreender o esporte como conteúdo do lazer.
● Analisar o esporte na perspectiva da inclusão/exclusão de sujeitos.
● Vivenciar, analisar e alterar regras de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.
Avaliação:
Pontos positivos:
● Respeitaram a regra de ir e voltar juntos da quadra.
● Sugestão e vivência do jogo de Peteca.
Pontos negativos:
● Poucos me mostraram o caderno com a atividade de avaliação contínua.
● O futsal só teve participação do gênero masculino.
● Não aceitaram minha sugestão de realizarem campeonato de pontos corridos do jogo de Totó.
- Minha avaliação sobre a 15ª AULA (13/6/2019):
Conteúdo:
Jogo da prova
Objetivos:
● Revisar e consolidar a aprendizagem dos conteúdos da prova.
● Conhecer as características do jogo lúdico.
● Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação.
● Vivenciar jogos e brincadeiras de cada tema.
● (Re)criar jogos e brincadeiras em função dos sujeitos, espaços e materiais.
Avaliação:
Pontos positivos:
● A maioria da turma se envolveu com o jogo.
● Conclusão do jogo e aceitação do resultado que consagrou a equipe das 3 fileiras como vitoriosa (Placar final: 2F [7]X[8] 3F).
Pontos negativos:
● Negligência com a regra de se escolher primeiramente umas das questões em que o adversário errou na prova.
- Minha avaliação sobre a 16ª AULA (27/6/2019):
Conteúdo:
Queimada como lazer coletivo (Escolha feminina)
Objetivos:
● Compreender o esporte como conteúdo do lazer.
● Analisar o esporte na perspectiva da inclusão/exclusão de sujeitos.
● Vivenciar, analisar e alterar regras de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.
Avaliação:
Pontos positivos:
● A maioria da turma participou da aula jogando queimada, totó, peteca ou assistindo a videoaula para a prova.
● Apesar da queimada ter sido escolhida pelas meninas a maioria da turma participou, incluindo os meninos.
Pontos negativos:
● Poucos fizeram a atividade da semana desta avaliação contínua, seja aqui no fórum ou me mostrando o caderno.
● Necessidade de intervenção para que os meninos com a bola de futsal respeitassem o espaço da quadra.
- Atividade de RECUPERAÇÃO (4/7/2018):
Conteúdo:
Produção de texto dissertativo-argumentativo sobre o tema "A igualdade de gênero na Educação Física e fora da escola"
Objetivos:
● Possibilitar que o estudante alcance a média de pontos do 2º bimestre.
● Analisar o esporte na perspectiva da inclusão/exclusão de sujeitos.
● Compreender a relação entre mídia, indústria esportiva e consumo.
● Analisar a influência da mídia nas práticas esportivas.
● Relacionar os princípios da competição esportiva com a competição na sociedade capitalista.
● Compreender o esporte como direito social.
Data limite para entrega ou postagem aqui no fórum: 11/7/2019
Observação: A atividade é destinada para todos os estudantes. Vale lembrar que foram poucos os que fizeram as atividades de "avaliação contínua" das aulas de cada semana, e alguns não participaram de todas as aulas, bem como, deixaram de assistir a videoaula de preparação para a prova bimestral. Dos 7 pontos que ficaram a meu critério, destinei 3 para participação e 4 para as atividades de avaliação contínua. Foram 7 aulas neste bimestre, ou seja, só alcançou os 7 pontos quem participou de todas as aulas e fez as 7 atividades de "avaliação contínua".
Proposta da atividade:Texto:Futebol feminino: Para além do esporteProf. Diego HenriqueNunca o futebol feminino esteve em tanta evidência como está atualmente no Brasil. Primeira Copa do Mundo transmitida em rede aberta na televisão, regra da CONMEBOL sobre a necessidade de time feminino para participação dos times masculinos na Libertadores, propagandas que provocam a sensibilidade dos brasileiros para a modalidade feminina, e inúmeros outros acontecimentos. A desigualdade de gênero não é restrita ao futebol, mas assim como em outras áreas, aos poucos as mulheres estão preenchendo o espaço que já deveria ser delas. É como diz o refrão da canção cantada pelas jogadoras da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol Feminino. "Qual é, qual é, futebol não é pra mulher? Eu vou mostrar pra você, mané, joga a bola no meu pé". Esse refrão permite a seguinte reflexão: Para conquistar a igualdade, quem está com a "bola" (homem) precisa "jogar a bola no pé" (da mulher). Ou seja, a igualdade de gênero não é uma luta apenas das mulheres.
Atividade:
A partir da leitura do texto e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "A igualdade de gênero na Educação Física e fora da escola", apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
(Entre 10 e 20 linhas)
- Atividade de RECUPERAÇÃO do 3º Bimestre:
Conteúdo:
Produção de texto dissertativo-argumentativo sobre o tema "Como a educação pode contribuir para a vivência do lazer na sociedade?"
Objetivos:
● Possibilitar que o estudante alcance a média de pontos do 3º bimestre.
● Analisar o esporte e o lazer na sociedade.
● Compreender o esporte e o lazer como direito social.
Data limite para entrega ou postagem aqui no fórum: 26/09/2019
Observação: A atividade é destinada para todos os estudantes. Vale lembrar que dos 7 pontos que ficaram a meu critério, destinei 3 para participação, e 4 para duas opções de exercícios: a avaliação processual aqui no fórum dos últimos dois bimestres, ou a entrega de 10 perguntas com respostas sobre a seguinte videoaula (https://youtu.be/Iur2RJFbYeQ)
Proposta da atividade:Trechos:“A sociedade não prepara as pessoas para o tempo livre; continua a formá-las para o trabalho; as escolas também continuam educando para o trabalho, mas não educam para o lazer” (Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/turismo-e-hotelaria/politicas-publicas-de-lazer/36621)Apesar do lazer fazer parte da Educação Física, ele precisa ser pedagogicamente abordado. Pois a educação para o lazer não ocorre no simples ato de destinar aulas livres para os estudantes fazerem o que querem, é preciso refletir o lazer como conteúdo educacional.Atividade:A partir da leitura dos trechos acima e com base em seu conhecimento, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Como a educação pode contribuir para a vivência do lazer na sociedade?” apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos.Utilize o seguinte esquema de parágrafos em seu texto:
● 1º Parágrafo: Introdução do tema e da sua ideia.
● 2º Parágrafo: Desenvolvimento da argumentação que justifique sua ideia.
● 3º Parágrafo: Conclusão e fechamento do tema segundo sua ideia.(Entre 10 e 20 linhas)
ANA Carolina- Discente
- Nível de Escolaridade : Ensino Médio (2º Ano)
Estado : Belo Horizonte
Cidade : Minas Gerais
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 27/09/2019
Pontos de Participação : 2
Pontos de Avaliação : 1
Mensagens : 1
Atividade de Recuperação 4° bimestre
Como as aulas de Educação Física podem contribuir na efetivação de uma Imagem Corporal Positiva?
Primeira mentem boa noite ou bom dia ou boa tarde.
A educação física tem várias formas de fazer que a pessoa pratique algum esporte físico para que fique com um corporal positivo porque vc tá ali participando da educação física ela está praticando algum esporte então irá motivar a pessoa fazer esporte físico porque vai ser bom para sua própria saude.
Eu no caso acho legal disso porque ao mesmo tempo que você está brincando você está praticando algum tipo de esporte físico as aulas de educação física deveria ter mais tipos de exercícios físico para que todos fiquem com um corporal bom não fique sedentário.
Muito das vezes pessoas e considerado sedentário porque não participa da educação física não faz nenhum tipo de exercícios para que seu corpo mantenha uma forma boa então acabam comendo de mais quando percebem já estão sedentário então devemos cuidar mais da nossa saúde querendo querendo ou não ela e importante na nossa vida se você não cuidar no futuro você não irá conseguir fazer nada vai depender dos outros por causa que você virou um sedentário (Fim).
Primeira mentem boa noite ou bom dia ou boa tarde.
A educação física tem várias formas de fazer que a pessoa pratique algum esporte físico para que fique com um corporal positivo porque vc tá ali participando da educação física ela está praticando algum esporte então irá motivar a pessoa fazer esporte físico porque vai ser bom para sua própria saude.
Eu no caso acho legal disso porque ao mesmo tempo que você está brincando você está praticando algum tipo de esporte físico as aulas de educação física deveria ter mais tipos de exercícios físico para que todos fiquem com um corporal bom não fique sedentário.
Muito das vezes pessoas e considerado sedentário porque não participa da educação física não faz nenhum tipo de exercícios para que seu corpo mantenha uma forma boa então acabam comendo de mais quando percebem já estão sedentário então devemos cuidar mais da nossa saúde querendo querendo ou não ela e importante na nossa vida se você não cuidar no futuro você não irá conseguir fazer nada vai depender dos outros por causa que você virou um sedentário (Fim).
Ruan Pablo- Discente
- Nível de Escolaridade : Ensino Médio (2º Ano)
Estado : MG
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 23/05/2019
Pontos de Participação : 12
Pontos de Avaliação : 5
Mensagens : 7
Tópicos semelhantes
» Avaliação processual da TURMA 1007 na disciplina de Educação Física da E. E. Bolivar Tinoco Mineiro
» Questões específicas de Educação Física - Preparação para concursos
» HQ Educação Viária - Projeto Tempo Integral da E. E. João Lopes Gontijo
» Questões específicas de Educação Física - Preparação para concursos
» HQ Educação Viária - Projeto Tempo Integral da E. E. João Lopes Gontijo
RECUMONET - Rede da Cultura de Movimento pela Internet :: Áreas do conhecimento :: Educação Física :: Brincadeiras e jogos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ter 20 Jun 2023 - 14:55 por legit nyck
» Evento de Natal no ship Palmacosta
Ter 20 Jun 2023 - 14:54 por legit nyck
» Idéia para uma boa organização dos fóruns Palmacosta
Sex 24 Mar 2023 - 9:34 por Diego Henrique (Didi)
» VIDAGEMLHANDO
Ter 31 maio 2022 - 21:25 por Diego Henrique (Didi)
» Tradução das mensagens de Rico Tyrell
Sáb 20 Nov 2021 - 21:13 por Diego Henrique (Didi)
» Uso de NPC proibidos ?
Sex 19 Nov 2021 - 20:06 por legit nyck
» Aleron Disc???
Sex 19 Nov 2021 - 20:00 por legit nyck
» PET - Educação Física - E. E. Adalberto Ferraz
Ter 27 Abr 2021 - 14:37 por Arthur Teixeira bastos
» Desafio: Tanta música quanto aniversário
Sex 9 Abr 2021 - 0:09 por Diego Henrique (Didi)