Questões de conhecimentos gerais - Preparação para concursos

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Mensagem por Diego Henrique (Didi) Sex 31 maio 2019 - 23:00

Este tópico tem o intuito de ajudar na preparação para concursos de professores.

Primeiro estou refazendo e postando as provas dos últimos concursos que prestei, em seguida pretendo incluir questões das minhas próximas bancas. Para facilitar o estudo, o gabarito oficial só é revelado quando se clica em resposta. Algumas também estou incluindo ponderações, principalmente nos casos de dúvidas, erros, e/ou considerações de outros participantes do fórum.
lol!Fica a dica! Se você também está se preparando para um concurso, participe deste tópico! Inclua suas questões, comente outras... Assim efetivaremos uma verdadeira construção cooperativa de conhecimentos. Afinal, escrever para outras pessoas com intuito de ajudar ou explicar algo é um excelente método de aprendizagem.
Como este tópico é um ambiente de estudos, editarei essa primeira mensagem inúmeras vezes conforme contribuições e novos conhecimentos.

QUESTÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS / LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

1● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Leia o texto a seguir:
Questões de conhecimentos gerais - Preparação para concursos Questz10
(Fonte: Disponível em: http://www.admiraveljuju.com.br/uploads/images/ Acesso em 14 fev. 2018).

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), adolescente é a pessoa que tem

(A) entre onze e quinze anos de idade.
(B) entre doze e dezoito anos de idade.
(C) entre doze e vinte e um anos de idade.
(D) até onze anos de idade.
(E) até vinte anos completos.

Resposta:

2● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Segundo a Convenção da Organização da Nações Unidas – (ONU) sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial (1966), os Estados Parte condenam a discriminação racial e comprometem-se a adotar uma política de eliminação da discriminação racial em todas as suas formas e de promoção de entendimento entre todas as raças. Para esse fim, cada Estado Parte compromete-se a não efetuar ato ou prática de discriminação racial praticada por uma pessoa ou organização qualquer, a tomar as medidas eficazes, a fim de rever as políticas governamentais nacionais e locais e para modificar, ab-rogar ou anular qualquer disposição regulamentar que tenha como objetivo criar a discriminação ou perpetrá-la onde já existir; a adotar as medidas legislativas, proibir e pôr fim à discriminação racial praticada por pessoas, por grupos ou organizações; favorecer, quando for o caso, as organizações e movimentos multirraciais e outros meios próprios e eliminar as barreiras entre as raças e desencorajar o que tende a fortalecer a divisão racial. Os Estados Parte comprometem-se a proibir e a eliminar a discriminação racial em todas suas formas e a garantir o direito de cada um à igualdade perante a lei, sem distinção de raça, de cor ou de origem nacional ou étnica.
(Fonte: Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial. ONU,1998. p. 02-03. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001393/139390 por.pdf> Acesso 26 fev 2018).

Assim, a todos os cidadãos, deve ser garantido:

I. Direito de um tratamento diferenciado, perante os tribunais ou outro órgão que administre justiça; direito à segurança ou à proteção do Estado, contra violência ou lesão corporal cometida, seja por funcionários de Governo, seja por qualquer indivíduo, grupo ou instituição.
II. Direito de participar das eleições - votar e ser votado - de acordo com o sistema de sufrágio universal e igual direito de tomar parte no Governo, assim como na direção de dois assuntos públicos, em qualquer grau, e o direito de acesso, em igualdade de condições, às funções públicas.
III. Direito de circular parcialmente e de escolher residência dentro das fronteiras do Estado; direito de deixar qualquer país, inclusive o seu, e de retornar a seu país.
IV. Direito a uma nacionalidade; direito de casar-se e escolher o cônjuge; direito tanto individual como coletivo à propriedade.
V. Direito ao trabalho, à escolha do trabalho, a condições equivalentes e satisfatórias de trabalho, à proteção contra o desemprego, a um salário igual para um trabalho igual e a uma remuneração equitativa e satisfatória.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

(A) I, IV e V.
(B) II e III.
(C) II, IV e V.
(D) II, III e IV.
(E) III e V.

Resposta:

3● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

A obrigatoriedade de inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. Com esta medida, reconhece-se que, além de garantir vagas para negros nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e a cultura de seu povo, buscando reparar danos, que se repetem há cinco séculos, à sua identidade e a seus direitos. A relevância do estudo de temas decorrentes da história e da cultura afro-brasileira e africana não se restringe à população negra, ao contrário, diz respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática.
(Fonte: Resolução Nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. p.17. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf> Acesso 26 fev 2018).

É urgente que professores, gestores e todos os que fazem parte do contexto escolar tenham, em sua formação, condições para o trabalho pedagógico com toda e qualquer expressão de diversidade cultural. Cabe a todos que educam exigir a educação para a diversidade, reconhecendo as alteridades presentes nas relações étnico-raciais, além de pensar nos grupos que foram e são excluídos da sociedade. Sabendo desses princípios, é CORRETO afirmar:

(A) Assumir a responsabilidade para a promoção das relações étnico-raciais no Brasil implica o compromisso a favor da igualdade, já que todos os seres humanos são iguais, o compromisso com o diálogo com o entorno onde se encontra a escola, o compromisso com a formação de cidadãos críticos e que sejam capazes de compreender as relações étnico-raciais de que fazem parte. Ademais, a educação das relações étnico-raciais demanda professores qualificados para o ensino das diferentes áreas de conhecimentos e o compromisso social para direcionar positivamente as relações entre pessoas de diferentes pertencimentos étnico-raciais.
(B) O discurso histórico carregado de estereótipo e preconceito criou a desigualdade entre negros e brancos. A necessidade de domínio sobre os negros, com objetivo de colonizá-los, enraizou um ocultamento sobre a vida social e histórica desses grupos humanos. Por isso, a obrigatoriedade do ensino da História da África e Afro-Brasileira na Educação Básica provoca bem mais do que a inclusão de novos conteúdos, exige que se repensem relações étnico-raciais, sociais e pedagógicas, elaboradas pelas escolas, sejam elas públicas ou privadas.
(C) O ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana deve contribuir com a desconstrução de distorções em relação às populações africanas e a seus descendentes, como no caso dos cidadãos negros. Por isso, a importância de considerar apenas a História do tempo presente, já que o passado ficou marcado por sofrimento, subjugação e exclusão. Assim, é o único meio para a educação das relações étnico-raciais e o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, a garantia dos direitos de cidadãos, o reconhecimento e a valorização das raízes africanas, indígenas, europeias e asiáticas.
(D) A reeducação das relações étnico-raciais, a partir da Lei 10.639/2003 e de suas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, diz da responsabilidade das instituições públicas de ensino da Educação Básica, em suas práticas, acabar com o modo falso e reduzido de tratar a contribuição dos africanos escravizados e de seus descendentes para a construção da nação brasileira, bem como de fiscalizar os cursos de formação docente, já que as práticas dos futuros professores serão importantes para a materialidade da lei.
(E) Trata-se de mudar o foco do conhecimento etnocêntrico por um conhecimento afrocêntrico e ampliar os conteúdos curriculares escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira. Cabe às escolas incluir na grade curricular estudos e atividades que proporcionem diariamente as contribuições histórico-culturais dos povos de raiz africana e afro-brasileira.

Resposta:

4● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Arroyo, ao discorrer sobre a política da Educação Integral e Integrada, explica que uma visão negativa persistente na escola e na gestão escolar ainda precisa ser superada. Ele aponta que um risco que a Educação Integral e Integrada corre é o de perder seu significado político ao se limitar a uma oferta de “mais tempo da mesma escola, ou mais um turno – turno extra – ou mais educação do mesmo tipo de educação”. (Fonte: MOLL. Jaqueline. [et al]. Caminhos da Educação Integral no Brasil. [recurso eletrônico]: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012, p. 33).

Sobre a política de Educação Integral e Integrada, analise as asserções a seguir:

I. A Educação Integral e Integrada na Educação Básica assegura jornada escolar igual ou superior a sete horas diárias ou trinta e cinco semanais, durante o período letivo.
II. O decreto reconhece e valoriza a diversidade das populações do campo, quilombola, indígena e situação de itinerância e estimula a gestão democrática e a articulação entre a educação básica e o ensino superior.
III. São princípios da Educação Integral e Integrada: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; valorização do profissional da educação; vinculação entre a educação escolar, trabalho e práticas sociais; singularismo de ideias e de concepções pedagógicas.
IV. Um dos objetivos da Educação Integral é fortalecer a rede de educação profissional, com vistas ao aumento da escolarização e à melhoria da qualidade da formação do jovem e adulto trabalhador, tendo como centralidade o estudante, considerando como dimensões indissociáveis o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia.
V. É competência da Secretaria Municipal de Educação tomar as providências para a ampliação gradativa da Educação Integral e Integrada na rede de ensino, considerando as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação e nos demais instrumentos legais.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

(A) I e II.
(B) II e IV.
(C) III e V.
(D) IV e V.
(E) II e III.

Resposta:

5● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Numere a Coluna 2 conforme a Coluna 1, levando em consideração os recursos de acessibilidade que o estudante com Necessidades Educacionais Especiais precisa ter, com a adaptação no seu currículo, garantindo-lhe o direito à aprendizagem e efetividade na vida escolar.

Coluna 1
Aluno com NEE
Coluna 2
Recursos necessários
1 Aluno Surdo( ) Rotina diária organizada, agenda com esquema de aulas com símbolos ou desenhos, ordens claras e cartões de comunicação.
2 Aluno Cego ( ) Teclados especiais, programas para uso no computador (como instrumento para escrever), tesoura adaptada, engrossadores e material pedagógico adaptado.
3 Aluno Superdotado ( ) Material pedagógico adaptado para facilitar sua compreensão, material concreto para auxiliar na matemática, adaptações curriculares nas provas e no material da aula.
4 Aluno com Transtorno do Espectro Autista( ) Uso de tecnologias computacionais: softwares educativos, enciclopédias digitais, jogos pedagógicos e simuladores.
5 Aluno com Deficiência Intelectual( ) Aprendizagem do Português como segunda língua e aprendizagem da LIBRAS como língua materna para aperfeiçoar.
6 Aluno com Paralisia Cerebral( ) Recursos didáticos em alto relevo, reglete e punção, recursos ópticos e programas leitores de tela

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

(A) 2, 1, 6, 5, 3 e 4.
(B) 5, 4, 2, 6, 1 e 3.
(C) 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
(D) 4, 6, 5, 3, 1 e 2.
(E) 3, 4, 5, 2, 6 e 1.

Resposta:

6● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

De acordo com Vasconcelos (2005), Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição nesse processo de transformação.
(Fonte: VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino–aprendizagem e projeto político-pedagógico.
São Paulo, Libertad Editora, 2005. Coleção Cadernos Pedagógicos).

Diante do texto, analise as asserções a seguir:

I. O Projeto Político-Pedagógico está relacionado com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: na organização da escola como um todo e na organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade.
PORQUE
II. O Projeto Político-Pedagógico, sendo a sistematização de um processo de planejamento participativo, substitui o Regimento Escolar e dá o devido suporte para a elaboração dos planos de ensino e dos planos de aula.

Está CORRETO o que se afirma em:

(A) I é uma proposição verdadeira e II é uma proposição falsa.
(B) I é uma proposição falsa e II é uma proposição verdadeira.
(C) I e II são proposições falsas.
(D) I e II são proposições verdadeiras e II é uma justificativa correta de I.
(E) I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta de I.

Resposta:

7● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

O Projeto Político-Pedagógico de cada unidade de ensino deve ser elaborado e atualizado em conformidade com a legislação, assegurada a participação de todos os segmentos representativos da escola, com assessoramento do Serviço de Inspeção Escolar e Equipes Pedagógicas Central e Regional, e aprovado pelo Colegiado de cada escola, implementado e amplamente divulgado na comunidade escolar.
(Fonte: MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Resolução 2197/2012. Dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2012.)

Considerando o tema abordado e o contexto em que se insere, é CORRETO afirmar:

(A) O Calendário Escolar elaborado pela Escola, em acordo com normas específicas, publicado anualmente pela Secretaria de Estado de Educação, é parte integrante do Projeto Político-Pedagógico.
(B) O Projeto Político-Pedagógico deve privilegiar a participação dos coordenadores e professores em detrimento da participação dos demais membros da comunidade escolar.
(C) O Projeto Político-Pedagógico é um documento construído pelos professores e tem como característica principal explicitar os processos de avaliação.
(D) O Plano de Intervenção Pedagógica elaborado, anualmente, pela equipe Pedagógica da Escola é parte integrante do Projeto Político-Pedagógico da Escola.
(E) O Projeto Político-Pedagógico é um instrumento teórico-metodológico que representa o ideário de uma instituição e tem como objetivo privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado.

Resposta:

8● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

A organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais, regulamentada pela Resolução n. 2.197/2012, estabelece princípios éticos, políticos e estéticos que deverão ser adotados para nortear as ações pedagógicas nelas desenvolvidas.

Sobre o processo de avaliação, esse documento estabelece:

I. A avaliação da aprendizagem dos estudantes será realizada pelos professores, em conjunto com toda equipe pedagógica da escola, e deverá assumir um caráter processual, formativo e participativo, prevalecendo os aspectos quantitativos do aprendizado do estudante sobre os qualitativos.
II. A avaliação da aprendizagem deverá prover, obrigatoriamente, intervenções pedagógicas, ao longo do ano letivo, para garantir a aprendizagem no tempo certo, e assegurar tempos e espaços diversos para aqueles com menor rendimento, para que tenham condição de ser devidamente atendido.
III. A avaliação da aprendizagem dos estudantes será contínua, cumulativa, diagnóstica e possibilitar a aceleração de estudos para aqueles com distorção idade-série e para aqueles que tiverem frequência superior a 75%, no final do ano letivo.
IV. As formas e procedimentos utilizados pela escola para diagnosticar, acompanhar e intervir pedagogicamente no processo de aprendizagem dos estudantes devem expressar, com clareza, o que é esperado deles, em relação a sua aprendizagem e ao que foi realizado pela escola, devendo ser registrado para subsidiar as decisões e informações sobre sua vida escolar.
V. No caso de desempenho satisfatório dos estudantes e de frequência inferior a 75%, no final do período letivo, a escola deve usar o recurso de reclassificação para posicionar o aluno no ano seguinte de seu percurso escolar.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

(A) I, III e V.
(B) I, II e III.
(C) III, IV e V.
(D) II, III e IV.
(E) II, IV e V.

Resposta:

9● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

“A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE)”. (Fonte: BRASIL, 2017, p. 7).

Considerando a concepção presente no texto, analise as afirmativas a seguir:

I. A BNCC reconhece que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender que esse desenvolvimento é linear.
II. A dimensão conceitual da BNCC permite que os estudantes desenvolvam aproximações e compreensões sobre os saberes científicos e os presentes nas situações cotidianas.
III. A noção de competência é definida na BNCC como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
IV. Ao dizer que os conteúdos curriculares estão a serviço do desenvolvimento de competências, a LDBEN orienta a definição das aprendizagens dos conteúdos mínimos a serem ensinados na proposta da BNCC.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

(A) II e III.
(B) III e IV.
(C) I e II.
(D) I e III.
(E) II e IV.

Resposta:

10● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o conjunto de atividades e recursos de acessibilidade, com objetivos pedagógicos, organizados institucional e continuamente para atender aos estudantes com algum tipo de necessidade especial escolar.

Quanto ao AEE (Atendimento Educacional Especializado), analise as afirmativas a seguir e identifique-as com (V) ou (F) conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) O Atendimento Educacional Especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família para garantir pleno acesso e participação dos estudantes, atender às necessidades específicas do público-alvo da educação especial e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.
( ) A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltados a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, mas não dos transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
( ) O Atendimento Educacional Especializado para o aluno com deficiência intelectual deve permitir que esse aluno saia de uma posição de “não saber”, para se apropriar de um saber que lhe é próprio, ou melhor, que ele tem consciência de que o construiu.
( ) O Atendimento Educacional Especializado existe para que os alunos possam aprender o que é diferente dos conteúdos curriculares do ensino comum, exceto o que é necessário para que possam ultrapassar as barreiras impostas pela deficiência.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

(A) F, F, V, V.
(B) F, V, F, V.
(C) V, V, F, F.
(D) V, F, V, V.
(E) V, F, V, F.

Resposta:

11● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

O Decreto nº 12.040 que dispõe sobre as Diretrizes Gerais da Organização e Funcionamento da Educação Básica nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Divinópolis traz à tona um compromisso importante do município quanto ao atendimento das crianças. Nesse sentido, analise as proposições a seguir atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O atendimento nas instituições de ensino fundamental mantidas pelo poder público municipal priorizará, até 2016, a universalização do atendimento às crianças de 6, 7 e 8 anos de idade e o aumento gradativo do atendimento às crianças de 9 anos.
( ) O atendimento nas instituições de educação infantil mantidas pelo poder público municipal priorizará, até 2016, a universalização do atendimento às crianças de 5, 4 e 3 anos de idade e o aumento gradativo do atendimento às crianças de 2 anos.
( ) O atendimento nas instituições de educação básica mantidas pelo poder público municipal priorizará, até 2016, a universalização do atendimento às crianças de 3, 6 e 8 anos de idade e o aumento gradativo do atendimento de alunos do ensino médio.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F
b) F, V, F
c) V, F, V
d) F, F, V

Resposta:

12● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

Quanto à organização da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino tem-se:

I. Creche 1 ano.
II. Creche 2 anos.
III. Creche 3 anos.
IV. 1º Período.
V. 2º Período.

Assinale a alternativa correta.

a) I, IV, V apenas
b) I, III, IV apenas
c) II, III, IV, V apenas
d) I, II, III apenas

Resposta:

13● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

De acordo com o Decreto nº 12.040 de 2016, o ensino fundamental será organizado em anos de escolaridade, do 1º (primeiro) ao 9º (nono) ano, considerando os seguintes ciclos de formação humana:

I. Primeiro Ciclo: 1º ao 2º Ano.
II. Primeiro Ciclo: 1º ao 3º Ano
III. Segundo Ciclo: 4º e 5º Ano.
IV. Segundo Ciclo: 3º ao 5º Ano.
V. Terceiro Ciclo: 6º ao 9º Ano.

Assinale a alternativa correta.

a) II, III, V apenas
b) I, IV, V apenas
c) II, III apenas
d) I, IV apenas

Resposta:

14● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

Professores, alunos, funcionários, diretores, orientadores, dentre outros profissionais que atuam e têm denominações distintas às indicadas anteriormente: as relações entre todos estes personagens no espaço da escola reproduzem, em escala menor, a rede de relações de poder que existe na sociedade (TRAGTENBERG, 1985). A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:

I. Na escola, ser observado, olhado, contado detalhadamente não é um meio de controle, de dominação ou um método para documentar individualidades. A criação desse campo documentário permitiu a entrada do indivíduo no campo do saber e, logicamente, um novo tipo de poder emergiu sobre os corpos.
II. Os efeitos do poder se multiplicam na rede escolar devido a maior acumulação de novos conhecimentos adquiridos a partir da entrada dos indivíduos no campo do saber. Conhecer a alma, a individualidade, a consciência e o comportamento dos alunos é que tornou possível a existência da psicologia da criança e a psicopedagogia.
III. As normas pedagógicas têm o poder de marcar, salientar os desvios, reforçando a imagem de alunos tidos como “problemáticos”, estigmatizados como “o negrão”, o “índio”, o “maloqueiro” ou o morador da “favela”.
IV. A escola, ao dividir os alunos e o saber em séries, graus, salienta as diferenças, recompensando os que se sujeitam aos movimentos regulares impostos pelo sistema escolar. Os que não aceitam a passagem hierárquica de uma série a outra são punidos com a “retenção” ou a “exclusão”.
V. As áreas do saber se formam a partir de práticas políticas disciplinares, fundadas em vigilância. Isso significa manter o aluno sob um olhar permanente, registrar, contabilizar todas as observações e anotações sobre os alunos, através de boletins individuais de avaliação (ou uniformes-modelo, por exemplo), perceber aptidões, estabelecendo classificações rigorosas.

Estão corretas afirmativas:

a) I, II, III, V apenas
b) II, III, IV apenas
c) I, III, IV apenas
d) II, III, IV, V apenas

Resposta:

15● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define, no Título V, os níveis e as modalidades de educação e ensino.

Acerca dessa organização e estrutura, é correto afirmar:

A) A Educação Básica é formada pela Educação Infantil, pelo Ensino Fundamental, pelo Ensino Médio e, optativamente, pelo Ensino Superior.
B) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 6 (seis) anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, suplementando a ação da família e da comunidade.
C) O Ensino Fundamental, com duração mínima de 8 (oito) anos, obrigatório e gratuito na escola pública, iniciado aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação geral do cidadão.
D) O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, com duração mínima de três anos, terá, como uma de suas finalidades, a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.

Resposta:

16● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

Segundo o parágrafo único do Art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, “a formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica” (BRASIL, 1996), deve se apoiar em três fundamentos.

De acordo a LDB, assinale a alternativa em que não se tem esses fundamentos.

A) Presença de sólida formação básica que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho.
B) Associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço.
C) Exigência de formação em Nível Superior para atuar na docência em todas as etapas e modalidades da educação básica.
D) Aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e em outras atividades

Resposta:

17● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (BRASIL, 2007) define ações programáticas para vários níveis e modalidades de educação formal e não formal.
Nesse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as ações programáticas previstas nesse Plano com os níveis e modalidades de educação a que pertencem.
COLUNA I
1. Educação Básica
2. Educação Superior
3. Educação não formal
4. Educação e mídia
COLUNA II
( ) Investir na promoção de programas e iniciativas de formação e capacitação permanente da população sobre a compreensão dos direitos humanos e suas formas de proteção e efetivação.
( ) Estimular o fortalecimento dos conselhos escolares como potenciais agentes promotores da educação em direitos humanos.
( ) Solicitar às agências de fomento a criação de linhas de apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão na área de educação em direitos humanos.
( ) Apoiar a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos no ambiente escolar.
( ) Apoiar iniciativas que facilitem a regularização dos meios de comunicação de caráter comunitário, como estratégia de democratização da informação.

Assinale a sequência correta.

A) 3 1 2 1 4
B) 1 4 3 2 3
C) 2 3 4 4 1
D) 4 1 3 2 4

Resposta:

18● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

Considerando que a Resolução CNE/CP nº 1, de 30 de maio de 2012, estabeleceu as diretrizes nacionais para a educação em Direitos Humanos que devem ser observadas pelos sistemas de ensino e suas instituições, analise as afirmativas a seguir.

I. A Educação em Direitos Humanos é um dos eixos fundamentais do direito à educação, tendo por finalidade promover a educação para a mudança e a transformação social.
II. Dada a sua relevância, a inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos Humanos deverá, prioritariamente, ocorrer na forma da disciplinaridade, ou seja, como um conteúdo específico de uma das disciplinas do currículo escolar.
III. A Educação em Direitos Humanos deverá orientar a formação inicial e continuada de todos os profissionais da educação, sendo componente curricular obrigatório nos cursos destinados a esses profissionais.
IV. O desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados, é uma das dimensões da Educação em Direitos Humanos.

Essa Resolução prevê o que se afirma em

A) I e III, apenas.
B) II e IV, apenas
C) I, II e III, apenas.
D) I, III e IV, apenas.

Resposta:

19● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

A Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que contém o Estatuto da Criança e do Adolescente, dispõe, no Art. 53, que “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho [...]” (BRASIL, 1990).

São direitos da criança e adolescente previstos no referido artigo, exceto:

A) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
B) Acesso à escola onde houver vaga disponível, mesmo que não seja próxima de sua residência.
C) Direito de ser respeitado por seus educadores.
D) Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

Resposta:

20● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

A Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha, tipifica as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher.

A esse respeito, caracteriza-se por modalidade da violência psicológica, exceto:

A) Qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima.
B) Qualquer conduta que vise degradar ou controlar ações, comportamentos, crenças e decisões.
C) Qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.
D) Qualquer conduta que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento.

Resposta:

21● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, analisadas no Parecer CNE/CEB nº 16, de 5 de junho de 2012, assinale a alternativa incorreta.

A) O conceito de quilombo deve estar circunscrito às comunidades quilombolas que ocupam áreas rurais, tendo em vista que a proximidade com as cidades descaracteriza as identidades étnico raciais dos quilombos.
B) A educação escolar quilombola é desenvolvida em unidades educacionais inscritas em suas terras e cultura, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada comunidade e formação específica de seu quadro docente.
C) Além de focalizar a realidade de escolas localizadas em territórios quilombolas e no seu entorno, a educação escolar quilombola se preocupa ainda com a inserção dos conhecimentos sobre a realidade dos quilombos em todas as escolas da Educação Básica.
D) No contexto da educação escolar quilombola, recomenda-se que os sistemas de ensino e suas escolas contratem profissionais de apoio escolar oriundos das comunidades quilombolas para produção da alimentação escolar de acordo com a história, a cultura e os hábitos alimentares das próprias comunidades.

Resposta:

22● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

A Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004, instituiu as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.

Sobre essa Resolução, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A educação das relações étnico-raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial.
( ) O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, européias, asiáticas.
( ) As coordenações pedagógicas promoverão o aprofundamento de estudos, para que os professores concebam e desenvolvam unidades de estudos, projetos e programas, abrangendo os diferentes componentes curriculares para a educação das relações étnico-raciais e o estudo de história e cultura afro-brasileira e africana.
( ) O ensino sistemático de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, nos termos da Lei nº 10.639/2003, refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, considerando as áreas das avaliações em larga escala.

Assinale a sequência correta.

A) V F V V
B) F V F V
C) V V V F
D) F F V F

Resposta:

23● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002, que instituiu as diretrizes operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo, os sistemas de ensino, além dos princípios e diretrizes que orientam a Educação Básica no País, observarão, no processo de normatização complementar da formação de professores para o exercício da docência nas escolas do campo, os seguintes componentes, exceto:

A) Estudos a respeito da diversidade.
B) Fidelidade aos princípios éticos que norteiam a convivência solidária e colaborativa nas sociedades democráticas.
C) Propostas pedagógicas que valorizem, na organização do ensino, a diversidade cultural e os processos de interação e transformação do campo.
D) Parcimônia na inserção do acesso ao avanço científico e tecnológico, visando a não descaracterizar a cultura do campo.

Resposta:

24● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

Tendo em vista as diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do campo, estabelecidas pela Resolução CNE/CEB nº 2, de 28 de abril de 2008, analise as afirmativas a seguir.

I. A educação do campo abrange a Educação Básica em suas etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, excluindo-se o Ensino Médio e a educação profissional técnica de nível médio integrada com o Ensino Médio.
II. A educação do campo destina-se ao atendimento às populações rurais em suas mais variadas formas de produção da vida – por exemplo, agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas.
III. A educação do campo deverá atender, no ensino regular e preferentemente, as populações rurais que não tiveram acesso ou não concluíram seus estudos no Ensino Fundamental em idade própria.
IV. A organização e o funcionamento das escolas do campo respeitarão as diferenças entre as populações atendidas quanto à sua atividade econômica, seu estilo de vida, sua cultura e suas tradições.

Essas diretrizes preveem o que se afirma em

A) I e III, apenas.
B) II e IV, apenas
C) I, II e III, apenas.
D) II, III e IV, apenas.

Resposta:

25● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

Conforme apresentado no Caderno 1 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, “[...] a visão de currículo proposta por Moreira e Candau (2007) presente no texto das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica” (BRASIL, 2015, p. 14) defende determinados aspectos.

Nesse contexto, assinale a alternativa em que não se tem esses aspectos.

A) As políticas curriculares estão expressas de forma plena e inequívoca nos documentos escritos e nas prescrições oficiais, sobretudo nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
B) Toda política curricular é uma política cultural, pois o currículo é fruto de uma seleção e produção de saberes.
C) As políticas curriculares incluem os processos de planejamento vivenciados e reconstruídos em múltiplos espaços e por múltiplas singularidades no corpo social da educação.
D) A política curricular constitui um campo conflituoso de produção de cultura, de embate entre pessoas concretas, de concepções de conhecimento e aprendizagem e de formas de imaginar e perceber o mundo.

Resposta:

26● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

Considerando os ciclos de formação nas escolas e redes de ensino, analise as afirmativas a seguir.

I. A organização escolar por ciclos surge em contraposição ao sistema de seriação que se baseia na estruturação rígida de uma sequência de conteúdos, distribuídos ao longo do tempo, em blocos estanques e cumulativos.
II. O pressuposto da homogeneidade de ritmos de aprendizagem no sistema seriado implicou formas de avaliação que culpabilizam individualmente o sujeito ou seu meio social pelo fracasso escolar.
III. A organização das redes de ensino por ciclos de aprendizagem pressupõe a disciplinaridade como uma estratégia de organização do ensino por meio da separação e posterior integração didática dos conteúdos escolares.
IV. A organização escolar por ciclos considera a sala de aula como espaço preferencial de aprendizagem, uma vez que é o local que melhor propicia a dinamização das interações e a mobilização da vontade de conhecer das crianças.

Ao abordar os ciclos de formação nas escolas e redes de ensino, o Caderno 1 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (BRASIL, 2015) afirma o que está expresso em

A) II e III, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.

Resposta:

27● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

Conforme explicitado por Vasconcelos (2003) e corroborado pela perspectiva da avaliação no contexto de um currículo inclusivo (BRASIL, 2015), é correto afirmar:

A) Os educadores devem replicar os modelos de avaliação bem sucedidos, uma vez que existe uma grande variedade de modelos prontos e sofisticados de avaliação.
B) Uma avaliação com ênfase em seu aspecto formativo, processual e contínuo serve para que os professores programem intervenções que atendam à diversidade de necessidades pedagógicas de sua turma.
C) A mudança no conteúdo, na forma ou nas relações avaliativas, mesmo que não haja mudança na sua intencionalidade, tem levado a alterações substanciais nas práticas pedagógicas.
D) As mudanças na avaliação devem permitir classificar os alunos por níveis de habilidades colaborando para a formação de agrupamentos mais homogêneos.

Resposta:

28● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

De acordo com a Lei nº 1.474, de 10 de dezembro de 1991, que contém o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município de Santa Luzia, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais, são penalidades disciplinares, exceto:

A) Advertência.
B) Suspensão.
C) Cassação de cargo de provimento efetivo.
D) Demissão.

Resposta:

29● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

A Lei nº 2.644, de 29 de março de 2006, dispõe sobre a reorganização do regime de previdência dos servidores públicos do município de Santa Luzia.

Tendo em vista as regulamentações apresentadas por essa Lei, assinale a alternativa incorreta.

A) O regime de previdência de que trata a Lei tem caráter contributivo e solidário, de filiação obrigatória.
B) O servidor ocupante, exclusivamente, de cargo comissionado, declarado em lei de livre nomeação e exoneração, vincula-se ao regime de previdência de que trata a Lei.
C) O regime de previdência de que trata a Lei é regido pelos princípios de universalidade da cobertura e do atendimento, de irredutibilidade do valor dos benefícios e de valor mensal das aposentadorias e pensões não inferior ao salário-mínimo.
D) Uma das finalidades do regime de previdência de que trata a Lei é o de assegurar os meios de sobrevivência nos eventos de doença, invalidez, idade avançada e morte.

Resposta:

30● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

São objetivos considerados prioritários para o município de Santa Luzia, conforme disposto pela Lei Orgânica do Município (2004), exceto:

A) Adquirir bens e incorporá-los ao patrimônio municipal.
B) Gerir interesses locais como fator essencial do desenvolvimento da comunidade.
C) Promover planos, programas e projetos de interesse dos segmentos mais carentes da sociedade.
D) Estimular e difundir o ensino e a cultura, proteger o patrimônio cultural, histórico e o meio-ambiente e combater a poluição.

Resposta:

31● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

De acordo com o Regimento Escolar elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de Santa Luzia (2012), analise as atribuições a seguir.

I. Diretor escolar I e II e coordenador escolar: administrar os recursos humanos, materiais e financeiros da escola.
II. Vice-diretor escolar I e II: controlar a frequência do corpo docente e administrativo, encaminhando relatório ao diretor para as providências.
III. Supervisor pedagógico: coordenar a elaboração do currículo pleno da escola, envolvendo a comunidade escolar.
IV. Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II (PEB I e PEB II): estimular a participação dos alunos no processo educativo e comprometer-se com a eficiência dos instrumentos essenciais para o aprendizado: leitura, escrita, expressão oral, cálculo e solução de problemas.

Apresentam correta e respectivamente atribuições dos profissionais da educação desse município

A) I e IV, apenas.
B) I, II e III, apenas.
C) II, III e IV, apenas.
D) I, II, III e IV.

Resposta:

32● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

De acordo com o Regimento Escolar da Rede Municipal de Ensino de Santa Luzia (2012), no que se refere ao Conselho de Classe, é incorreto afirmar:

A) O conselho de classe é um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos.
B) O conselho de classe tem por objetivo regular o processo de ensino e de aprendizagem, intervindo na relação professor-aluno de modo a monitorar o cumprimento dos planos de ensino e de aula.
C) A presidência do conselho de classe está a cargo do diretor, que, em sua falta ou impedimentos, será substituído pelo vice-diretor, sendo esse conselho coordenado pelo supervisor pedagógico.
D) Uma das finalidades do conselho de classe é a de estabelecer planos eficazes de recuperação dos alunos, em consonância com o plano pedagógico do estabelecimento de ensino.

Resposta:

33● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

Tendo em vista o Estatuto e Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação do Município de Santa Luzia, dispostos na Lei nº 2.819, de 7 de abril de 2008, analise os objetivos a seguir.

I. Motivar o titular de cargo de carreira efetivo ao aprimoramento no cumprimento de suas atribuições.
II. Mensurar o desempenho, de forma justa e criteriosa, com base em fatores considerados relevantes para o exercício funcional.
III. Fornecer subsídios para aprovação no estágio probatório, para desenvolvimento na carreira e para eventual processo de exoneração.
IV. Identificar necessidades de treinamento e capacitação.

Segundo essa lei, a avaliação periódica de desempenho tem por objetivos

A) I e IV, apenas.
B) I, II e III, apenas.
C) II, III e IV, apenas.
D) I, II, III e IV.

Resposta:

34● [FUNDEP - Santa Luzia-MG 01/2019]

O Decreto nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009, que aprovou o Programa Nacional de Direitos Humanos, definiu cinco eixos orientadores para a implantação do Programa.

São diretrizes que compõem o Eixo Orientador V dedicado à Educação e Cultura em Direitos Humanos, exceto:

A) Efetivação das diretrizes e dos princípios da Política Nacional de Educação em Direitos Humanos para fortalecer uma cultura de direitos.
B) Fortalecimento dos princípios da democracia e dos Direitos Humanos nos sistemas de Educação Básica, nas instituições de Ensino Superior e nas instituições formadoras.
C) Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos.
D) Reconhecimento da educação não formal como espaço de defesa e promoção dos Direitos Humanos.

Resposta:

35● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

Leia o trecho a seguir:
“[...] o importante é levar em conta que a noção de cultura escolar refere-se não apenas a normas e regras, explícitas ou não, símbolos e representações, além dos saberes prescritos, mas também, e, sobretudo, a práticas, apropriações, atribuições de novos significados, resistências, o que produz configurações múltiplas e variadas, que ocorrem topicamente na escola” (DUSSEL, 2013 apud MUNAKATA, 2016, p. 122).

A respeito da cultura escolar e respectivos elementos que a elucidam, analise as afirmativas abaixo:

I. Apesar de serem considerados, na cultura escolar não há a priorização dos aspectos normativos da escola, mas a multiplicidade e a criatividade das experiências cotidianas.
II. As culturas têm vida cotidiana prática, que deve ser investigada, e este apelo para o nível de prática tem, no final, o efeito, de obscurecer a sua definição inicial centrada em normas.
III. A qualidade dinâmica e histórica da cultura rompe com a noção funcionalista da cultura como uma entidade homogênea.
IV. A cultura escolar abriu caminho para a noção de culturas escolares plurais.
V. Tem coisas que só existem na escola [...] Não por acaso, a noção de cultura tende a aplicar-se a identidades peculiares, a comunidades delimitadas - cultura negra, cultura indígena, cultura gay - e, por que não? - cultura escolar. Uma dessas coisas peculiares à escola é precisamente o livro didático.

Estão corretas as afirmativas:

a) I, III, IV, V apenas
b) II, III, IV apenas
c) I, II, III, IV, V
d) I, II, III apenas

Resposta:

36● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

Clélia prepara suas aulas sempre com antecedência. Nesse sentido, o plano disciplinar e/ou curricular de sua disciplina é desmembrado para que suas estratégias estejam adequadas para cada dia, cada assunto e respectivo contexto do alunado. Essa organização diária do trabalho docente recebe várias denominações: diário de aula, plano de aula, planejamento da aula, dentre outras. Em um dia dessa semana, ela cumpriu sua rotina vespertina de planejar a aula que ministraria no dia seguinte. Ela preparou uma atividade que previa a utilização da quadra esportiva, mas tal espaço é descoberto e no exato momento de sua aula estava chovendo. O pátio e outros espaços cobertos não poderiam ser utilizados, daí ela mudou totalmente o conteúdo de sua aula e o ministrou naquele dia, afinal, para ela seria inconcebível deixar os alunos sem aula. Com a intenção de avaliar a conduta da Profª Clélia, analise as proposições a seguir atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) Clélia tem a preocupação de utilizar a estratégia mais adequada a cada dia, a cada contexto de situação e, mas não é possível afirmar que ela realmente leva em consideração as nuances emocionais dos alunos para pensar sua aula.
( ) A Profª não deveria ter introduzido outro assunto só por não ter podido utilizar a quadra esportiva, pois os saberes são construídos sob um encadeamento de ideias, sendo um tema atrelado ao outro e, assim, sucessivamente.
( ) Clélia apresentou preocupação maior com a normativa escolar no que tange aula, horário e conteúdo a ser dado, em detrimento da continuidade do processo de ensino e aprendizagem.
( ) A Profª demonstrou ausência de “jogo de cintura” frente a uma situação de imprevisto e por esta razão é possível suspeitar que ela não saiba lidar com imprevisibilidades, tais como o contexto de nuances emocionais dos alunos, tipicamente presentes no cotidiano de sala de aula.
( ) O fato de ela estruturar suas aulas sempre no dia anterior é ruim para os processos de ensino e aprendizagem, mesmo se ela estiver preocupada em escolher a melhor estratégia para cada respectivo momento e às necessidades mais presentes dos alunos.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:

a) V, V, V, V, F
b) V, F, V, V, V
c) V, V, V, V, V
d) F, F, V, V, F

Resposta:

37● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

Em consonância aos ordenamentos legais do âmbito federal, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (DCNEB) trazem um conjunto complexo de elementos importantes para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem nas escolas brasileiras. No que se refere à promoção, aceleração de estudos e classificação as DCNEB ratificam no Ensino Fundamental e no Médio, “as figuras da promoção e da classificação podem ser adotadas em qualquer ano, série ou outra unidade de percurso escolhida, exceto no(s) [...]”.

Assinale a alternativa correta.

a) Primeiros anos do Ensino Fundamental
b) Primeiro ano do Ensino Fundamental
c) Primeiro ano do Ensino Médio
d) Penúltimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio

Resposta:

38● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. As figuras de promoção e classificação fundamentam-se na orientação de que a verificação do rendimento escolar observará alguns critérios, sendo eles:

I. Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do estudante, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
II. Possibilidade de aceleração de estudos para estudantes com atraso escolar.
III. Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.
IV. Aproveitamento de estudos concluídos com êxito.
V. Apoio pedagógico facultativo e destinado à recuperação contínua e concomitante de aprendizagem de estudantes com déficit de rendimento escolar, a ser previsto no regimento escolar.

Estão corretas as afirmativas:

a) III, IV apenas
b) I, V apenas
c) I, II, III, IV apenas
d) I, II, III, IV, V

Resposta:

39● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

Desde a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9.394/1996) muitas mudanças ocorreram na organização da Educação no Brasil. Toda alteração nos artigos desta Lei adveio, principalmente, em decorrência de novas exigências da sociedade brasileira que, também reflete tendências globais do papel da educação em países democráticos. No que se refere aos conteúdos de aprendizagem para os diferentes níveis de ensino, o artigo 26 publica que “os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos”. Nesse sentido, Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Os currículos devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa, da matemática e teologia, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
II. O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.
III. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática também obrigatória ao aluno.
IV. O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.
V. A integralização curricular poderá incluir, a critério dos sistemas de ensino, projetos e pesquisas envolvendo os temas transversais.

Estão corretas as afirmativas:

a) II, III, V apenas
b) II, IV, V apenas
c) I, II, III apenas
d) I, IV, V apenas

Resposta:

40● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

A respeito do ensino de história, cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados é incorreto afirmar que:

a) Seu estudo será obrigatório
b) Serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras
c) Terão no conteúdo programático diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira
d) Serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de língua portuguesa e matemática

Resposta:

Exclamation Por ter ultrapassado o limite autorizado de largura da mensagem, continuarei abaixo como resposta a esse tópico.


Última edição por Diego Henrique (Didi) em Seg 15 Jun 2020 - 12:21, editado 4 vez(es)
Diego Henrique (Didi)
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Mensagem por Diego Henrique (Didi) Qua 29 Abr 2020 - 18:51

41● [FUMARC - Iturama-MG 01/2015]

A escola é vista como uma instituição única, com os mesmos sentidos e objetivos, garantindo a todos o acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente acumulados pela sociedade. Pode-se dizer que a escola é um local onde o processo de ensino-aprendizagem ocorre numa homogeneidade de ritmos, estratégias e propostas educativas para todos, independente da origem social, da idade, das experiências vivenciadas.

Sob o discurso da democratização da escola, essa perspectiva homogeneizante expressa:

I. Uma determinada forma de conceber o processo educativo dentro da escola.
II. Uma lógica instrumental, que reduz a compreensão da educação e de seus processos a uma forma de instrução centrada na transmissão de informações.
III. Uma redução do sujeito a aluno, apreendido, sobretudo, pela dimensão cognitiva, na qual o conhecimento é visto como produto, enfatizados os resultados da aprendizagem.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e III.
(D) I, II e III.

Resposta:

42● [FUMARC - Iturama-MG 01/2015]

Habitualmente, quando se fala de avaliação, se pensa, de forma prioritária, nos resultados obtidos pelos alunos. Entretanto, já faz muito tempo que, a partir da literatura pedagógica, as declarações de princípios das reformas educacionais empreendidos em diferentes países e grupos de educadores mais inquietos se propõem formas de entender a avaliação que não se limitam à valoração dos resultados obtidos pelos alunos. No processo avaliativo, é preciso ter presente que os conteúdos de aprendizagem, seja no processo ensino-aprendizagem, seja nas atividades ou tarefas que o configuram, são o referencial funcional para avaliar e acompanhar os avanços do aluno. Uma das formas de avaliar esses conteúdos é por meio da avaliação dos conteúdos atitudinais, cujas características são, EXCETO:

(A) Conteúdos agrupados em valores, atitudes e normas.
(B) Conteúdos apreendidos pelos alunos no momento em que são praticados.
(C) Conteúdos situados, fundamentalmente, dentro das capacidades cognitivas.
(D) Grande dificuldade de aquisição do conhecimento por parte dos alunos.

Resposta:

43● [FUMARC - Iturama-MG 01/2015]

“Formas de conhecimento que influenciarão o comportamento das pessoas de maneiras cruciais e até vitais.”

O fragmento acima apresenta o conceito de:

(A) Autonomia.
(B) Cultura.
(C) Currículo.
(D) Planejamento.

Resposta:

44● [FUMARC - Iturama-MG 01/2015]

O ofício de professor está se transformando. Prática reflexiva, profissionalização, trabalhar em equipe e por projetos, autonomia e responsabilidade crescentes, pedagogias diferenciadas, centralização sobre os dispositivos e sobre as situações de aprendizagem, sensibilidade à relação com o saber e com a lei delineiam um roteiro para um novo ofício e constituem competências que apresentam o perfil do bom professor do século XXI. Para Perrenoud, a noção de competência designa uma capacidade de mobilizar recursos cognitivos, como saberes, capacidades e informações, para enfrentar uma determinada situação. Com o intuito de contribuir para redesenhar a atividade docente, Perrenoud propõe um inventário das competências profissionais que serve de fio condutor para construir uma representação coerente do ofício de professor e de sua evolução. Dentre essas competências, podemos destacar:

(A) Desenvolver um projeto de formação instituído pela escola, realizando-o em consonância com as práticas adotadas.
(B) Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.
(C) Executar conteúdos a serem ensinados, considerando a facilidade de aprendizagem dentro do contexto escolar.
(D) Transmitir ensinamentos, envolvendo os alunos na aprendizagem e na avaliação.

Resposta:

45● [FUMARC - Iturama-MG 01/2015]

Na sociedade da informação ou do conhecimento, os processos de aquisição do conhecimento assumem um papel de destaque e passam a exigir um profissional crítico, criativo, com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo e de se conhecer indivíduo. (MERCADO, 1999, p. 30). São competências necessárias para o profissional da educação, EXCETO:

(A) Adaptabilidade ao novo.
(B) Capacidade de inovar.
(C) Capacidade de trabalhar sozinho.
(D) Criatividade, autonomia e comunicação.

Resposta:

46● [FUMARC - Iturama-MG 01/2015]

A formação profissional dos professores apresenta grandes desafios, envolvendo mais do que prover conhecimentos. É preciso vivência de experiências que contextualizem o conhecimento que o professor constrói.

Nas afirmativas abaixo, referentes à atuação profissional dos professores, identifique com V as que forem verdadeiras e com F as que forem falsas.

( ) Não cabe aos professores a responsabilidade pelo desenvolvimento das capacidades individuais dos alunos.
( ) A atuação dos professores como profissionais restringe-se aos ambientes escolares, campo específico de sua atuação profissional.
( ) A atuação dos professores dispensa sólido domínio de conteúdos e de habilidades específicas de sua área de conhecimento.
( ) A atuação profissional dos professores contribui para a formação do cidadão crítico, capaz de participar das transformações sociais.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

(A) F – V – F – V
(B) F – F – F – V
(C) V – F – V – F
(D) V – V – F – F

Resposta:

47● [FUMARC - Iturama-MG 01/2015]

Na organização dos processos de ensino e aprendizagem, a gestão educacional exerce um papel relevante para a melhoria e qualidade do ensino, uma vez que as ações educacionais são estruturadas por meio da organização e coordenação dos trabalhos na escola, possibilitando a implementação e efetivação de práticas pedagógicas.

Em relação à organização dos processos de ensino e aprendizagem, é CORRETO afirmar:

(A) Compreende o currículo, a organização pedagógica, a avaliação e as ações de formação continuada.
(B) Dispensa a ação do supervisor ou do coordenador pedagógico.
(C) Exclui a organização das condições físicas, materiais e didáticas da escola.
(D) Visa apenas ao cumprimento dos programas e planos de ensino.

Resposta:

48● [FUMARC - Iturama-MG 01/2015]

Uma situação a ser enfrentada na escola é a necessidade de se contar com ambientes motivadores de aprendizagem, na qual a verdade e o conhecimento sejam construções históricas, em que o indivíduo evolua nessa relação. O termo construcionismo, baseado nas teorias de Piaget, Vygotsky, dentre outros, considera o conhecimento construído pelo indivíduo, de modo único. (MERCADO, 1999).

Nesse sentido, o termo construcionismo foi criado pelo educador por

(A) Macedo.
(B) Papert.
(C) Paulo Freire.
(D) Valente.

Resposta:

49● [FUMARC - Iturama-MG 01/2015]

O planejamento escolar não está desvinculado do contexto educativo global. Não sendo a escola uma “ilha” no sistema educacional, o especialista ou professor não deve concentrar toda a sua atenção no planejamento escolar. Analise as seguintes afirmativas:

I. A escola deve organizar seu planejamento não à luz das orientações e diretrizes do sistema, pois isto a afasta da sua realidade, que deve ser objeto de sua ação e transformação.
II. O planejamento escolar deve agir diretamente sobre a pessoa, a fim de atender às urgências e atingir as grandes metas educacionais.
III. O planejamento escolar não nega o valor e a necessidade do planejamento educacional, um não limita ou elimina o outro.

Estão CORRETAS as afirmativas:

(A) I, II e III.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.

Resposta:

50● [FUMARC - Iturama-MG 01/2015]

Cidadania e pluralidade cultural são questões que incorporam características do atual contexto globalizado e neoliberal e que nos aproxima do debate sobre as relações entre educação e cultura. Para o autor Cuche (1999), a cultura se constitui a partir de processos inconscientes e a identidade caracteriza-se por uma norma de vinculação, necessariamente consciente, baseada em oposições simbólicas. Assim, a melhor maneira de se pensar a identidade passa por uma concepção _____________ e ____________ que coloca o estudo da relação no centro da análise, em detrimento da busca de uma suposta essência que definiria uma dada identidade.

Os termos que preenchem corretamente as lacunas do texto acima são, respectivamente:

(A) atitudinal e factual.
(B) conceitual e processual.
(C) estrutural e social.
(D) relacional e situacional.

Resposta:

51● [IBFC - Belo Horizonte-MG 06/2014]

A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação e a _________________, bem como a constituição de atitudes, __________ e valores que formem cidadãos a partir do seu __________ étnico-racial descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos – capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam, a todos, terem igualmente respeitados seus direitos, valorizada sua _________ e participação na consolidação da democracia brasileira.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas

a) Produção de conhecimentos; posturas; pertencimento; identidade.
b) Promoção de comportamentos; pensamentos; conhecimento; postura.
c) Produção de conhecimentos; pensamentos; conhecimento; postura.
d) Promoção de comportamentos; posturas;conhecimento; identidade.

Resposta:

52● [IBFC - Belo Horizonte-MG 06/2014]

Com relação às Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais, atribua V (verdadeiro) ou F(falso) às sentenças abaixo:

( ) Os órgãos do Sistema Municipal de Ensino tomarão providências para que seja respeitado o direito de também alunos afro-brasileiros frequentarem estabelecimentos de ensino que contém com instalações e equipamentos sólidos, atualizados, com professores competentes no domínio dos conteúdos de ensino, comprometidos com a educação de negros e não negros, no sentido de que venham a relacionar-se com respeito, sendo capazes de corrigir posturas, atitudes, palavras que impliquem desrespeito e discriminação.
( ) Os órgãos do Sistema Municipal de ensino incentivarão pesquisas sobre processos educativos orientados por valores, visões de mundo, conhecimentos afrobrasileiros, ao lado de pesquisas de mesma natureza junto aos povos indígenas, com o objetivo de ampliação e fortalecimento de bases teóricas para a educação brasileira.
( ) O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, estratégia privilegiada para a educação das relações étnico-raciais, tem por objetivo o reconhecimento e a valorização de uma parcialidade da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, assumindo a valorização em potencial das raízes africanas da nação brasileira.
( ) Cabe a SMED, por meio dos seus órgãos competentes assegurar a implantação dessas diretrizes acompanhando e avaliando os resultados, sempre que possíveis, na educação formal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) F;F;V;V;
b) V;F;F;V;
c) V;V;F;F;
d) V;V;V;F;

Resposta:

53● [IBFC - Belo Horizonte-MG 06/2014]

Sobre a Resolução CNE/CEB n.º 3, de 16 de maio de 2012 que define as diretrizes para o atendimento de educação escolar para populações em situação de itinerância, é correto afirmar que:

I. São consideradas situação de itinerância aquelas crianças que pertencem a grupos sociais que vivem em condição de mudança constante de município;
II. A situação de itinerância é motivada por razões culturais, políticos, econômicos e de saúde;
III. São exemplos de indivíduos em situação de itinerância: ciganos, povos nômades, trabalhadores itinerantes, circenses e artistas de teatro mambembe.
IV. Não são considerados indivíduos em situação de itinerância: acampados, trabalhadores de parques de diversão e indígenas, uma vez que eles habitam durante muito tempo numa mesma área.

Estão corretos os itens:

a) I, II e III, apenas
b) I, II e IV, apenas
c) II e III, apenas
d) Todos os itens estão corretos

Resposta:

54● [IBFC - Belo Horizonte-MG 06/2014]

Analise as afirmações abaixo a respeito das diretrizes para o atendimento de educação escolar para populações em situação de itinerância. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) No caso de matrícula de jovens e adultos, poderá ser usada a autodeclaração.
( ) A instituição de educação que receber matrícula de estudante em situação de itinerância deverá comunicar o fato à Secretaria de Educação, ou a seu órgão regional imediato.
( ) A instituição de ensino deverá realizar avaliação diagnóstica do desenvolvimento e da aprendizagem desse estudante, mediante acompanhamento e supervisão adequados às suas necessidades de aprendizagem.
( ) A instituição de educação deverá oferecer atividades complementares para assegurar as condições necessárias e suficientes para a aprendizagem dessas crianças, adolescentes e jovens.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) V, V, V, V
b) V, F, F, V
c) F, V, V, F
d) F, V, F, V

Resposta:

55● [IBFC - Belo Horizonte-MG 06/2014]

No que diz respeito as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, indique a opção incorreta:

A Educação Escolar Quilombola na Educação Básica organiza o ensino ministrado nas instituições educacionais, fundamentando-se e informando-se:

a) Da memória coletiva;
b) Dos marcos civilizatórios;
c) Das tecnologias e formas de produção de trabalho;
d) Dos festejos e usos pagãos e demais elementos dessas comunidades.

Resposta:

56● [IBFC - Belo Horizonte-MG 06/2014]

No título III DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA, A Educação Escolar Quilombola rege-se nas suas práticas e ações político pedagógicas pelos seguintes princípios:

I. Reconhecimento do lugar social, cultural, político, econômico, educativo e ecológico ocupado pelas mulheres no processo histórico de organização das comunidades quilombolas e construção de práticas educativas que visem à superação de todas as formas de violência racial e de gênero.
II. Proteção das manifestações da cultura afro-brasileira.
III. Superação de toda e qualquer prática de sexismo, machismo, homofobia, lesbofobia e transfobia.
IV. Direito dos estudantes, dos profissionais da educação e da comunidade de se apropriarem dos conhecimentos tradicionais e das formas de produção das comunidades quilombolas, de modo a contribuir para o seu reconhecimento, valorização e continuidade.

Estão corretos os itens:

a) I, II e III apenas
b) I, II e IV apenas
c) II e III apenas
d) I, II, III e IV.

Resposta:

57● [IBFC - Belo Horizonte-MG 06/2014]

A cultura comum que compõe as Proposições Curriculares pressupõe conhecimentos __________, parte de uma herança social e cultural, a que todo educando tem _______ para que questione-se, compreenda o contexto histórico, político, econômico, social, cultural das diversas sociedades em seus _________, exercendo a plena cidadania.

a) Instituídos; direito; contextos.
b) Socialmente construídos; direito; tempos e espaços.
c) Instituídos; direito; tempos e espaços.
d) Socialmente construídos; direito; contextos.

Resposta:

58● [IBFC - Belo Horizonte-MG 06/2014]

As Proposições Curriculares do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte está pautada na proposta pedagógica da Escola Plural. Com relação à Escola Plural é correto afirmar:

I. Esta proposta curricular está orientada pela teoria crítica do currículo. (5 pontos)
II. Esta teoria relativiza estudos sobre classes, gênero e raça. (7 pontos)
III. Esclarece que as práticas pedagógicas que se organizam da mesma forma que as práticas sociais excludentes, discriminatórias e hierarquizadas promovem as desigualdades escolares. (10 pontos)
IV. A estrutura da escola, suas formas de organização e seu currículo tendem a ser fatores determinantes do fracasso escolar de inúmeros estudantes.(20 pontos)

A somatória dos pontos das respostas corretas totalizam:

a) 42
b) 25
c) 15
d) 7

Resposta:

59● [IBFC - Belo Horizonte-MG 06/2014]

O documento denominado “Proposições Curriculares Ensino Fundamental: textos introdutórios” identifica elementos que compõem um cenário de mudanças sociais e políticas em nossa sociedade. Nesse sentido, leia as proposições a seguir de modo a atribuir-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) no que se refere à composição do contexto apresentado pelo enunciado.

( ) A universalização e inclusão na escola pública.
( ) O alargamento das expectativas de formação na educação escolar.
( ) As mudanças próprias das áreas de conhecimento reformulando conceitos tidos como essenciais.
( ) A demanda pelo uso de tecnologias.

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

a) V;V;V;V.
b) V;F;F;V.
c) V;F;V;V.
d) F;V;V;F.

Resposta:

60● [IBFC - Belo Horizonte-MG 06/2014]

Dentre os conceitos que articulam as Proposições Curriculares do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, estão as intenções educativas para a Educação Básica. Indique a opção que não corresponde a tais intenções:

a) A construção da autonomia do estudante.
b) A postura reflexiva frente ao posicionamento coletivo em sala de aula, e a utilização de argumentos fundamentados na criticidade sócio-histórica.
c) O tratamento da informação e a expressão por meio das múltiplas linguagens e tecnologias.
d) A construção de conhecimentos que favoreçam a participação na vida social.

Resposta:

QUESTÕES DE MATEMÁTICA

1● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Sabe-se que a massa do Sol é de 1,989⋅1027t, a massa da Terra é de 5,972⋅1021t e a massa da Lua é de 7,348⋅1019t.
Aproximadamente, quantas vezes a massa da Terra é maior que a massa da Lua?

(A) 542
(B) 137
(C) 31
(D) 82
(E) 1.275

Resposta:

QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA

[FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Leia o texto a seguir e responda às questões de 1 a 6.


Terrorismo lógico

Antônio Prata

Said e Chérif Kouachi eram descendentes de imigrantes. Said e Chérif Kouachi são suspeitos do ataque ao jornal "Charlie Hebdo", na França. Se não houvesse imigrantes na França, não teria havido ataque ao "Charlie Hebdo".
Said e Chérif Kouachi, suspeitos do ataque ao jornal "Charlie Hebdo", eram filhos de argelinos.
Zinedine Zidane é filho de argelinos. Zinedine Zidane é terrorista.
Zinedine Zidane é filho de argelinos. Said e Chérif Kouachi, suspeitos do ataque ao jornal "Charlie Hebdo", eram filhos de argelinos. Said e Chérif Kouachi sabiam jogar futebol.
Muçulmanos são uma minoria na França. Membros de uma minoria são suspeitos do ataque terrorista. Olha aí no que dá defender minoria...
A esquerda francesa defende minorias. Membros de uma minoria são suspeitos pelo ataque terrorista. A esquerda francesa é culpada pelo ataque terrorista.
A extrema direita francesa demoniza os imigrantes. O ataque terrorista fortalece a extrema direita francesa. A extrema direita francesa está por trás do ataque terrorista.
Marine Le Pen é a líder da extrema direita francesa. "Le Pen" é "O Caneta", se tomarmos o artigo em francês e o substantivo em inglês. Eis aí uma demonstração de apoio da extrema direita francesa à liberdade de expressão – e aos erros de concordância nominal.
(Este último parágrafo não fez muito sentido. Os filmes do David Lynch não fazem muito sentido. Este último parágrafo é um filme do David Lynch.)
O "Charlie Hebdo" zoava Maomé. Eu zoo negão, zoo as bichinhas, zoo gorda, zoo geral! "Je suis Charlie!"
Humoristas brasileiros fazem piada racista, e as pessoas os criticam. "Charlie Hebdo" fez piada com religião, e terroristas o atacam. Criticar piada racista é terrorismo.
Numa democracia, é desejável que as pessoas sejam livres para se expressar. Algumas dessas expressões podem ofender indivíduos ou grupos. Numa democracia, é desejável que indivíduos ou grupos sejam ofendidos.
O "Charlie Hebdo" foi atacado por terroristas. A editora Abril foi pichada por meia dúzia de jacus.
A editora Abril é Charlie.
Os terroristas que atacaram o jornal "Charlie Hebdo" usavam gorros pretos. "Black blocs" usam gorros pretos. "Black blocs" são terroristas.
"Black blocs" não são terroristas. A polícia os trata como terroristas. Os "black blocs" têm o direito de tocar o terror.
Os terroristas que atacaram o jornal "Charlie Hebdo" usavam gorros pretos. Drones não usam gorros pretos. Ataques com drones não são terrorismo.
Ataques com drones matam inocentes mundo afora. O "Ocidente" usa drones. É justificável o terror contra o "Ocidente".
O ataque terrorista contra o "Charlie Hebdo" foi no dia 7/1. A derrota brasileira para a Alemanha foi por 7 x 1. O 7 e o 1 devem ser imediatamente presos e submetidos a "técnicas reforçadas de interrogatório", tais como simulação de afogamento, privação de sono e alimentação via retal. Por via das dúvidas, o 6 e o 8 e o 0 e o 2 também.
Todo abacate é verde. O Incrível Hulk é verde. O Incrível Hulk é um abacate.


1● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Leia as considerações abaixo, sobre o texto.

I. Os recursos de construção recorrentemente adotados em cada parágrafo do texto atuam diretamente na construção da ironia.
II. O texto toma como objeto central de reflexão os ataques terroristas na França.
III. Em alguns parágrafos do texto, revela-se, de forma explícita, a defesa do autor ao combate ao terror do Ocidente.
IV. Subjaz ao texto uma crítica à fragilidade das generalizações e conclusões apressadas ou inconsistentes.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

(A) II.
(B) II e III.
(C) I e II.
(D) I e IV.
(E) III e IV.

Resposta:

2● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Do ponto de vista do gênero, o texto é:

(A) um conto.
(B) uma crônica.
(C) uma notícia.
(D) uma piada.
(E) um texto de lógica filosófica.

Resposta:

3● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Em “Este último parágrafo não fez muito sentido”, o enunciador remete o leitor

(A) às relações e conclusões estabelecidas com o sobrenome de Marine Le Pen.
(B) aos filmes herméticos do diretor David Lynch.
(C) aos aludidos problemas formais dos discursos de Marine Le Pen.
(D) à quantidade de inferências que o parágrafo demanda ao leitor.
(E) à falta de coerência da direita francesa.

Resposta:

4● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Todas as alternativas abaixo trazem reformulações de trechos do texto sem comprometimento da orientação de sentido original, EXCETO em:

(A) “Black blocs” não são terroristas, mas a polícia os trata como terroristas.
(B) Humoristas brasileiros fazem piada racista, por isso as pessoas os criticam.
(C) Numa democracia, é desejável que as pessoas sejam livres para se expressar, ainda que algumas dessas expressões possam ofender indivíduos ou grupos.
(D) Said e Chérif Kouachi eram descendentes de imigrantes e são suspeitos do ataque ao jornal “Charlie Hebdo”, na França.
(E) Said e Chérif Kouachi, que são suspeitos do ataque ao jornal “Charlie Hebdo”, eram filhos de argelinos, tal como Zinedine Zidane.
Resposta:

5● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Todas as alternativas a seguir apresentam sugestões de reformulação do texto, entre parênteses, em consonância com a norma padrão do português, EXCETO:

(A) Se não houvesse imigrantes na França, não teria havido ataque ao "Charlie Hebdo". (Não teria havido ataque ao "Charlie Hebdo", se não houvessem imigrantes na França.)
(B) O ataque terrorista contra o "Charlie Hebdo" foi no dia 7/1. (O ataque terrorista contra o "Charlie Hebdo" deu-se em 7/1.)
(C) O "Charlie Hebdo" foi atacado por terroristas. (Terroristas atacaram o "Charlie Hebdo".)
(D) A polícia os trata como terroristas. (A polícia trata-os como terroristas.)
(E) A extrema direita francesa demoniza os imigrantes. (Os imigrantes são demonizados pela extrema direita francesa.)

Resposta:

6● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Observe os excertos retirados do texto, atentando para os itens grifados.

I. [...] não teria havido ataque ao "Charlie Hebdo".
II. Marine Le Pen é a líder da extrema direita francesa.
III. Ataques com drones matam inocentes mundo afora.
IV. É justificável o terror contra o "Ocidente".

Exercem a mesma função sintática os itens grifados em:

(A) III e IV.
(B) II e III.
(C) I e IV.
(D) I e III.
(E) I e II.

Resposta:

7● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Assinale a alternativa em que o hífen tenha sido CORRETAMENTE utilizado na formação de compostos e na indicação de divisão silábica, em situação de escrita de um texto, tendo em conta que a barra sinaliza final de linha.

(A) malcom-/portado – cor-de-/rosa – mal-/-sucedido
(B) mesoclí-/tico – dois-/-pontos – pré-/datado
(C) pon/to-e-vírgula – anti-/-infeccioso – ante-/-projeto
(D) subu-/mano – hiper-/-realismo – mãe-d’á-/gua
(E) sub-/-locatário – pree-/xistente – geo-/histórico

Resposta:

8● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Em todas as alternativas, o hífen foi utilizado de forma incorreta ao menos uma vez, EXCETO em:

(A) sub-humano, micro-ondas, socioeconômico, sub-remunerado
(B) hiper-sensibilidade, ultravioleta, infravermelho, anticorrupção
(C) hipersensibilidade, inter-regional, super-aquecimento, inter-sindical
(D) contracheque, contragolpe, contra-reforma, contra-senso
(E) anti-inflamatório, anteprojeto, antiabortivo, anti-social

Resposta:

9● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Tendo em conta o Acordo Ortográfico de 1990, assinale a afirmativa CORRETA.

(A) No presente do indicativo, o acento circunflexo deixou de ser usado na terceira pessoa do plural de verbos como “crer”, “ler” e “ver”.
(B) Nos hiatos, o “i” e o “u” tônicos deixaram de ser acentuados graficamente sempre que antecedidos de ditongos.
(C) O emprego do trema foi completamente abolido.
(D) Os acentos diferenciais deixaram de ser empregados.
(E) Os ditongos abertos “eu”, “ei” e “oi” não são mais acentuados graficamente.

Resposta:

10● [FUMARC - SEE-MG 07/2017]

Todas as alternativas trazem ocorrência(s) que contraria(m) o Acordo Ortográfico de 1990, EXCETO:

(A) hifen, tem, herói.
(B) hífens, creem, pólo.
(C) por do sol, contra-cheque, escarcéu.
(D) raízes, papéis, averigue.
(E) idéias, voo, chapéu.

Resposta:

[IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

Texto das questões de 11 a 20.

No Brasil, entre o “pode” e o “não pode”, encontramos um “jeito”, ou seja, uma forma de conciliar todos os interesses, criando uma relação aceitável entre o solicitante, o funcionárioautoridade e a lei universal. Geralmente, isso se dá quando as motivações profundas de ambas as partes são conhecidas; ou imediatamente, quando ambos descobrem um elo em comum banal (torcer pelo mesmo time) ou especial (um amigo comum, uma instituição pela qual ambos passaram ou o fato de se ter nascido na mesma cidade). A verdade é que a invocação da relação pessoal, da regionalidade, do gosto, da religião e de outros fatores externos àquela situação poderá provocar uma resolução satisfatória ou menos injusta. Essa é a forma típica do “jeitinho”. Uma de suas primeiras regras é não usar o argumento igualmente autoritário, o que também pode ocorrer, mas que leva a um reforço da má vontade do funcionário. De fato, quando se deseja utilizar o argumento da autoridade contra o funcionário, o jeitinho é um ato de força que no Brasil é conhecido como o “Sabe com quem está falando?”, em que não se busca uma igualdade simpática ou uma relação contínua com o agente da lei atrás do balcão, mas uma hierarquização inapelável entre o usuário e o atendente. De modo que, diante do “não pode” do funcionário, encontra-se um “não pode do não pode” feito pela invocação do “Sabe com quem você está falando?”. De qualquer modo, um jeito foi dado. “Jeitinho” e “Você sabe com quem está falando?” são os dois polos de uma mesma situação. Um é um modo harmonioso de resolver a disputa; o outro, um modo conflituoso e direto de realizar a mesma coisa. O “jeitinho” tem muito de cantada, de harmonização de interesses opostos, tal como quando uma mulher encontra um homem e ambos, interessados num encontro romântico, devem discutir a forma que o encontro deverá assumir. O “Sabe com quem está falando?”, por seu lado, afirma um estilo em que a autoridade é reafirmada , mas com a indicação de que o sistema é escalonado e não tem uma finalidade muito certa ou precisa. Há sempre outra autoridade, ainda mais alta, a quem se poderá recorrer. E assim as cartas são lançadas.

(DAMATTA, Roberto. O modo de navegação social: a malandragem e o “jeitinho”. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Rocco, 1884. P79-89, (Adaptado).

11● [IBFC - Divinópolis-MG 01/2017]

Ao afrmar ‘No Brasil, entre o “pode” e o “não pode”, encontramos um “jeito”’, para a sustentação da sua tese o autor faz uso de duas estratégias argumentativas que podem ser identificadas como:

a) exemplificação e repetição de ideias.
b) postura objetiva e desconstrução de tese.
c) generalização e inclusão do emissor no discurso.
d) autoquestionamento e conformidade.

Resposta:
Diego Henrique (Didi)
Diego Henrique (Didi)
Docente

Nível de Escolaridade Nível de Escolaridade : Ensino Superior (Completo)
Estado : Minas Gerais
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco : Áries
Horóscopo Chinês : Gato
Data de Inscrição : 09/04/2018
Pontos de Participação : 174
Pontos de Avaliação : 53
Mensagens : 49

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