Sobre a Rede da Cultura de Movimento pela Internet

Ir para baixo

Sobre a Rede da Cultura de Movimento pela Internet Empty Sobre a Rede da Cultura de Movimento pela Internet

Mensagem por Diego Henrique (Didi) Qua 2 maio 2018 - 20:31


A RECUMONET - Rede da Cultura de Movimento pela Internet - é uma ferramenta pedagógica que visa facilitar a aprendizagem e contribuir para o desenvolvimento humano por meio de algumas das estratégias do EAD (Educação a Distância). O Fórum de discussão é uma das estratégias cooperativas mais significativas do EAD pois permite interações entre os indivíduos e favorece a troca de conhecimentos. Por essa razão este fórum é a principal plataforma dessa rede, destinado a discussões temáticas que estimulem e auxiliem a formação crítica, política e social dos seus participantes, sejam estes educadores, educandos ou demais visitantes.

Além das pessoas que buscam construções de pensamento mais significativo por meio do compartilhamento das aprendizagens do dia a dia, o fórum tem também como público alvo estudantes e professores da educação básica. Uma das metas é tornar o ambiente escolar mais atrativo, contribuindo para que o processo educativo seja mais abrangente e promova a utilização da internet como ferramenta pedagógica por meio de um fórum digital.

Das contribuições almejadas pela rede, destacam-se:

  • Ressignificação das informações a partir das próprias percepções dos participantes tendo em vista que a organização do fórum em categorias e conteúdos parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que estabelece o conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis que todos os estudantes, crianças, jovens e adultos, têm direito;
  • Aprimoramento das habilidades e competências de comunicação escrita e oral em suas capacidades de analisar, estabelecer relações, sintetizar ideias conhecendo e respeitando o conjunto de regras de etiqueta na internet (Netiqueta);
  • Fixação de conteúdos através da pesquisa e participação, pois quando se escreve para apresentar ou responder uma dúvida estamos automaticamente organizando as informações em nosso cérebro;
  • Desenvolvimento da visão crítica para a verificação da confiabilidade das informações com hábitos e métodos básicos de investigação científica, como o uso de referências e instrumentos variados;
  • Armazenamento e facilitação na busca de conteúdos postados permitindo que os membros: retomem temas, usem os conteúdos em trabalhos futuros e acompanhem o desenvolvimento pessoal ao longo das participações;
  • Possibilitar aos educadores o desenvolvimento dos conteúdos conforme perfil interdisciplinar através da apropriação do fórum em sua categoria SAV - Sala de Aula Virtual como ferramenta para integrar conteúdos da sala de aula;
  • Desmistificação dos procedimentos da avaliação formativa pelo uso da ferramenta de avaliação das mensagens disponível no fórum, o qual permite que os membros conectados avaliem, positivamente ou negativamente, as mensagens dos membros segundo os critérios básicos de avaliação, contribuindo também para o desenvolvimento da autonomia;
  • Articulação do uso do computador com os demais recursos disponíveis na escola e nas diversas áreas do conhecimento, ampliando também o significado da cultura virtual como ferramentas para o desenvolvimento de ideias e projetos, possibilitando aos estudantes, a incorporação dos elementos dessa cultura em seus cotidianos.



História da Fundação da Rede da Cultura de Movimento pela Internet

A data escolhida para a fundação foi o dia 17 de Março de 2018, data da cerimônia de colação de grau do meu curso de Licenciatura em Educação Física. Os trabalhos práticos do fórum tiveram início no primeiro semestre de 2018, mas em 2015 eu já fazia planos de fundar uma rede em que se pudesse facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento humano.
Durante meu curso, que foi na modalidade EAD, tive um processo de ensino-aprendizagem bem significativo. Minhas experiências na internet com fóruns de informática e de jogos contribuíram de forma expressiva para meu bom aproveitamento no curso e na complementação das ideias para fundação dessa rede. Assim como todo curso universitário, meu volume de tarefas era tão grande que resolvi deixar para trabalhar na criação da rede somente depois da conclusão do curso. Mas claro que com o passar dos períodos e conteúdos, muitas ideias iam surgindo, assim sendo, anotava o que poderia precisar e solidificava cada vez mais a proposta do fórum.
A tarefa mais difícil na criação desse fórum foi definir qual seria o nome. Precisava de um nome que pudesse caber perfeitamente em um link, fácil das pessoas falarem, que demonstrasse a ideia de educação e que ao mesmo tempo, fosse um nome único e consequentemente fácil de ser encontrado na internet.
Durante o curso, aprendi que a “cultura de movimento” é compreendida como critério organizador do conhecimento da Educação Física, e assim, fui destrinchando essa definição e incorporando no nome do fórum. Defini que seria muito mais que um fórum e sim uma Rede que abarcasse muitas das dimensões do conjunto das relações entre os indivíduos. Cultura de movimento pois a cultura na sua definição de saber sempre está em mudança, principalmente no fórum em que o saber é o objeto. Por último a Internet onde as ferramentas interligam os usuários e dão acesso a toda a espécie de informação. Da união de todas essas palavras, surge: RECUMONET.
Concluí meu curso no dia 12 de Dezembro de 2017, e já no 1ª dia de 2018 estava eu colocando meu projeto em prática. Como eu já havia definido que usaria um serviço de fórum com hospedagem gratuita, escolhi o Forumeiros que apesar das propagandas é um serviço confiável, faz tempo que está no mercado e é gerido por nossos patrícios Portugueses.
Quanto a organização das categorias do fórum, por mais que minha intenção fosse organizar de acordo com as áreas do conhecimento, só tive clareza depois do lançamento das primeiras versões da BNCC que foram para o Ensino Fundamental. Logo, essa organização não está fechada, até porque muitas mudanças poderão surgir quando a BNCC do Ensino Médio também chegar na versão final. Mas é importante ressaltar que só com base na do Ensino Fundamental tive que fazer algumas escolhas na adaptação das áreas de conhecimento e suas respectivas unidades temáticas e objetos de estudo. As principais foram:

  • As adaptações em Língua Portuguesa e História, pois se colocasse cada categoria como unidade temática acredito que muitos fóruns ficariam confusos.
  • O acréscimo que fiz da Língua Espanhola pois apesar de não estar prevista na BNCC, julgo ser importantíssima por ser a língua dos nossos vizinhos da América do Sul.
  • A divisão da disciplina Ciências em: Geografia (Ensino Fundamental), Biologia, Física e Química (Ensino Médio), pois acredito que grande parte dos membros estarão nessa etapa de ensino, e os que ainda não, acho interessante já ir construindo essa visão multidisciplinar.

Em Maio de 2018 consegui minha primeira designação para dar aulas no Estado, uma ótima oportunidade de eu apropriar da categoria SAV - Sala de Aula Virtual para integrar os conteúdos da sala de aula, e assim, colocar em prática uma das metas desse fórum. Diante dos desafios só consegui iniciar as atividades com o fórum em Agosto de 2018 com minha 1ª Atividade da oficina de Teatro do Projeto Tempo Integral da E. E. João Lopes Gontijo. Apesar de serem estudantes do 6º ano e alguns com muitas dificuldades de leitura e escrita, percebi o quanto é potente trabalhar com o computador na escola. Eles ficam mais atentos com as instruções, a leitura é mais significativa considerando que tinham que avaliar as mensagens dos colegas, além de todo o conjunto de vivências relacionadas que contribuíram para a efetivação da aprendizagem.
Essa primeira experiência me motivou mais ainda a continuar aperfeiçoando a estratégia de usar o fórum, pois acredito que ela pode contribuir não só para minha evolução como professor, mais também, para o desenvolvimento dos estudantes. Fico imaginando o quanto essa estrategia pode crescer se mais professores participarem dessa rede?
A história do fórum não termina aqui, pelo contrário, afinal de contas a rede é da cultura de movimento.


lol! Sugestões? Considerações? Críticas? Elogios?

Para finalizar, gostaria de te convidar para continuarmos juntos o processo de construção dessa rede. Responda esse tópico e conte o que está achando da rede, se concorda com as adaptações que foram feitas do BNCC, o que poderia melhorar...


A motivação e o crescimento da rede também dependem de você!


Referências bibliográficas

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017.
DICIONÁRIO PRIBERAM DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2013. Disponível em <https://www.priberam.pt>
INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO. Técnicas em Didática para EAD. 2017
Diego Henrique (Didi)
Diego Henrique (Didi)
Docente

Nível de Escolaridade Nível de Escolaridade : Ensino Superior (Completo)
Estado : Minas Gerais
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco : Áries
Horóscopo Chinês : Gato
Data de Inscrição : 09/04/2018
Pontos de Participação : 174
Pontos de Avaliação : 53
Mensagens : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos